BEZERRA, Janaina Gonçalves et al.. Formação de professores: identidade e saberes docente. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7324>. Acesso em: 28/11/2024 01:06
O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes.