Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E OS VALORES HUMANOS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA COMPREENDER A INCLUSÃO SOCIAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GENÉTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

No ensino de ciências, as demandas do conhecimento requerem além dos conteúdos disciplinares das ciências. Em genética, o conteúdo sobre Doenças Genéticas e Hereditárias, quando não aliado às questões sociais, pode induzir a formação de estereótipos erroneamente pré-estabelecidos aos portadores. Entretanto, quando ensinada de forma interdisciplinar, tal temática pode proporcionar a atribuição de valores sociais e morais contribuindo para a formação de cidadãos críticos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou o fomento do pensamento crítico dos alunos em relação à inclusão social de pessoas portadoras de doenças genéticas. Esta experiência foi realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, com os alunos de ensino médio. Das estratégias do projeto, primeiramente foi aplicado um questionário para sondagem da vivência dos alunos com portadores de deficiências, entre outros assuntos. No segundo momento, foi ministrada uma aula sobre as doenças genéticas e hereditárias, finalizando-a com um jogo didático (bingo) com perguntas e respostas. Em outro dia, aplicamos a proposta pedagógica denominada “vivenciando a discriminação”, uma atividade que promoveu aos alunos a empatia por pessoas que são discriminadas, através das situações de constrangimento vivenciadas durante sua execução. A proposta foi desenvolvida a partir de uma estória, a qual dizia que grandes pesquisas encontraram padrões quanto as aptidões e limitações dos alunos, determinadas pelas características fenotípicas e genotípicas dos indivíduos, sendo finalizada com a proposição de dois desafios (competição) para corroboração da estória. Após a execução dos desafios, a estória foi desvendada. A atividade prática resultou em uma construtiva reflexão para os alunos compreenderem a importância da inclusão social. Ainda, promoveu contextualização, debate e discussões sobre o tema, desenvolvendo valores humanos a serem aplicados pelos educandos em sua intervenção na sociedade.

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