Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: ENSINO, GEOGRAFIA, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7490
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 32808
    "titulo" => "METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A Geografia é útil, complexa e apaixonante, a função dessa ciência é estudar o espaço geográfico e suas contradições, pode-se narrar que a Geografia estuda tudo o que existe, mas o que é transmitido a seu respeito, muitas vezes, é de uma disciplina que faz a síntese de todas as outras ciências, não mostra desta forma sua face verdadeira. A Geografia, enquanto disciplina escolar é cheia de desafios não só para os docentes como para os educandos, torna-se uma fonte de conhecimento para que os discentes possam analisar o espaço geográfico e o entendê-lo enquanto fruto da ação humana com a natureza, por conseguinte, espaço social histórico e passível de metamorfose, com inúmeras contradições, resultado das múltiplas determinações da ação humana e não um espaço estático. Assim, a pesquisa tem com objetivo geral, compreender as múltiplas metodologias para construção efetiva da Prática Pedagógica em Geografia e quanto aos objetivos específicos: analisar os caminhos da formação docente em Geografia e sua relação com o ensino e metodologia; discutir sobre o papel dos livros didáticos e o currículo da Educação Geográfica e refletir sobre a função da Educação Geográfica e sua construção humana por meio das diversas ferramentas didáticas e pedagógicas. A pesquisa é de caráter analítico descritivo baseado em uma discussão bibliográfica sobre o objeto de estudo, concepções e práticas docentes do Ensino de Geografia. Nesse contexto, espera-se que o trabalho contribua para um melhor conhecimento a cerca da formação docente e dos caminhos utilizados para o ensino da Ciência Geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_15_11_59_idinscrito_32808_efdc9f63ebe9958e8700c1e311d7495a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO NICOLLY RIBEIRO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLLY"
    "autor_email" => "nicollyalmeida@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7490
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 32808
    "titulo" => "METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A Geografia é útil, complexa e apaixonante, a função dessa ciência é estudar o espaço geográfico e suas contradições, pode-se narrar que a Geografia estuda tudo o que existe, mas o que é transmitido a seu respeito, muitas vezes, é de uma disciplina que faz a síntese de todas as outras ciências, não mostra desta forma sua face verdadeira. A Geografia, enquanto disciplina escolar é cheia de desafios não só para os docentes como para os educandos, torna-se uma fonte de conhecimento para que os discentes possam analisar o espaço geográfico e o entendê-lo enquanto fruto da ação humana com a natureza, por conseguinte, espaço social histórico e passível de metamorfose, com inúmeras contradições, resultado das múltiplas determinações da ação humana e não um espaço estático. Assim, a pesquisa tem com objetivo geral, compreender as múltiplas metodologias para construção efetiva da Prática Pedagógica em Geografia e quanto aos objetivos específicos: analisar os caminhos da formação docente em Geografia e sua relação com o ensino e metodologia; discutir sobre o papel dos livros didáticos e o currículo da Educação Geográfica e refletir sobre a função da Educação Geográfica e sua construção humana por meio das diversas ferramentas didáticas e pedagógicas. A pesquisa é de caráter analítico descritivo baseado em uma discussão bibliográfica sobre o objeto de estudo, concepções e práticas docentes do Ensino de Geografia. Nesse contexto, espera-se que o trabalho contribua para um melhor conhecimento a cerca da formação docente e dos caminhos utilizados para o ensino da Ciência Geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_15_11_59_idinscrito_32808_efdc9f63ebe9958e8700c1e311d7495a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO NICOLLY RIBEIRO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLLY"
    "autor_email" => "nicollyalmeida@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Geografia é útil, complexa e apaixonante, a função dessa ciência é estudar o espaço geográfico e suas contradições, pode-se narrar que a Geografia estuda tudo o que existe, mas o que é transmitido a seu respeito, muitas vezes, é de uma disciplina que faz a síntese de todas as outras ciências, não mostra desta forma sua face verdadeira. A Geografia, enquanto disciplina escolar é cheia de desafios não só para os docentes como para os educandos, torna-se uma fonte de conhecimento para que os discentes possam analisar o espaço geográfico e o entendê-lo enquanto fruto da ação humana com a natureza, por conseguinte, espaço social histórico e passível de metamorfose, com inúmeras contradições, resultado das múltiplas determinações da ação humana e não um espaço estático. Assim, a pesquisa tem com objetivo geral, compreender as múltiplas metodologias para construção efetiva da Prática Pedagógica em Geografia e quanto aos objetivos específicos: analisar os caminhos da formação docente em Geografia e sua relação com o ensino e metodologia; discutir sobre o papel dos livros didáticos e o currículo da Educação Geográfica e refletir sobre a função da Educação Geográfica e sua construção humana por meio das diversas ferramentas didáticas e pedagógicas. A pesquisa é de caráter analítico descritivo baseado em uma discussão bibliográfica sobre o objeto de estudo, concepções e práticas docentes do Ensino de Geografia. Nesse contexto, espera-se que o trabalho contribua para um melhor conhecimento a cerca da formação docente e dos caminhos utilizados para o ensino da Ciência Geográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.