SILVA, Junio Santos Da et al.. Formação de professores para eja: uma perspectiva de mudança. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7321>. Acesso em: 27/11/2024 23:09
Este artigo objetiva analisar a concepção dos professores a respeito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos como também a formação que é oferecida aos professores e professoras do município de Itapororoca/PB. A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidades por se tratar de um ensino voltado para um público especial, ou seja, alunos que não tiveram acesso à educação devido a algumas circunstâncias da vida. O presente estudo foi produzido através de levantamentos bibliográficos, por meio de leituras em periódicos, livros, revistas, artigos e autores como: Gomes (2010), Soeiro (2009), Bruniel (2004), Castrogiovanni (2000), Freire (1996), que discutem essa temática, que subsidiaram a discussão a respeito da formação do professor de EJA. Desta forma, é de fundamental importância a Educação de Jovens e Adultos, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, pois proporciona as pessoas que foram excluídas do processo educacional uma reintegração e ajuda na constituição de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Neste sentido, o professor é um agente facilitador no processo de construção e reconstrução do conhecimento, por isso deve propiciar atividades que facilitem a aprendizagem e contribua para a formação do cidadão reflexivo e atuante na sociedade, capaz de atuar diante de diferentes situações que são impostas pela sociedade. Portanto, é imprescindível que haja formação continuada para os professores que atuam nesta modalidade de ensino, em que os mesmos precisam estabelecer elos entre os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos, para tanto é necessário à utilização de metodologias adequadas, e que se efetivem políticas públicas destinadas a EJA.