RESUMONossa proposta está focada no trabalho com a leitura e escrita para com alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual João Tomás Neto em Lagoa de Pedras/ RN. Tendo em vista que os alunos apresentavam dificuldades em ler e escrever, montamos uma proposta baseada numa situação real, a partir do regimento interno da escola, eles tiveram que produzir um folheto de cordel. A escola como parte integrante da sociedade necessita levar o aluno a obter um olhar crítico perante o mundo, no entanto, diante da ausência da prática de leitura e produção escrita em seu cotidiano, se ver diante de um dilema: O que fazer para motivar os alunos a fomentar a leitura e escrita enquanto prática social? Preocupados com a problemática citada, resolvemos desenvolver este projeto que visa à produção de ações e reflexões, apoiando-se num contexto da leitura e da escrita. Considerando a Língua Portuguesa como uma disciplina indispensável à (re)estruturação curricular da escola ao tratar a leitura fundamentalmente, como objeto de ensino, para que possa constituir também objeto de aprendizagem, tomamos como ferramenta o Regimento Interno da Escola Estadual João Tomás Neto a fim de se trabalhar em sala de aula a Leitura e escrita com foco na produção de um folheto de cordel a partir do regimento. A escolha desse gênero se deu através de uma aula de Língua Portuguesa sobre princípios fundamentais do verso em Português, na qual os alunos demostraram interesse e atenção. Acreditamos, portanto, que com essa produção estivemos contribuindo de forma reflexiva e crítica para a prática social da leitura e produção textual a fim de obtermos modelos de leitores proficientes. Tomamos como suporte teórico Kleiman (2004), PCN de Língua portuguesa (2007) e SOLÉ (1998).Palavras-Chave: Leitura; escrita; produção de cordel.