Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO REALIZADO NAS SALAS DE AULA DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM/PA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, PCD, SALA DE AULA, ALUNO-PROFESSOR, ESCOLA Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NA ESCOLA P?BLICA BRASILEIRA. O TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DE DADOS LEVANTADOS EM UMA PESQUISA REALIZADA NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CINCO ESCOLAS DA REDE P?BLICA, LOCALIZADAS EM BEL?M, CAPITAL DO ESTADO DO PAR?, NA REGI?O NORTE DO BRASIL. O OBJETIVO ? VERIFICAR DE QUE FORMA SE PROP?E A INCLUS?O DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NESSAS ESCOLAS E QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES E DIRETORES PARA A EFETIVA??O DA INCLUS?O DESSES SUJEITOS NO ESPA?O ESCOLAR. PRETENDE-SE AINDA VERIFICAR OS ENFRENTAMENTOS DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E COMO SE ESTABELECEM AS RELA??ES ENTRE OS ALUNOS COM E SEM DEFICI?NCIA NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALIQUANTITAVA, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E UMA PESQUISA IN LOCUS, A FIM DE POSSIBILITAR OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM PROFESSORES, DIRETORES E ALUNOS COM E SEM DEFICI?NCIA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE PROFUNDAS INTERFER?NCIAS PEDAG?GICAS DEVEM SER FEITAS NO ATUAL MODELO DE EDUCA??O PROPOSTO PELAS ESCOLAS PESQUISADAS PARA SE OBTER UMA EDUCA??O MINIMAMENTE INCLUSIVA E, AINDA, INDICAM QUE S?O NECESS?RIAS ALGUMAS REFORMULA??ES ESTRUTURAIS NO MODELO DE INCLUS?O ESCOLAR APRESENTADO, NA BUSCA DE GARANTIR AOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA AS CONDI??ES B?SICAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E SUA INCLUS?O DENTRO DAS SALAS DE AULA DAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO.

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