Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOGRAFIA E A FOTOETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SEMINÁRIO PERMANENTE DE PESQUISA DO NETEDU/UERJ

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar uma parcela dos estudos realizados durante o Seminário Permanente de Pesquisas promovido pelo Núcleo de Etnografia em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (netEDU/UERJ) em 2014.1, cuja a temática estudada foi “Etnografia e Educação: questões da sala de aula”. Nesse ínterim, este trabalho objetiva: compreender a pesquisa etnográfica, através dos subsídios de Erickson (2004); e, por meio da pesquisa de Castro & Mattos (2011), perceber a utilização de fotografias (fotoetnografia) como um possível recurso para a coleta e análise de dados na pesquisa etnográfica em educação. Para isso, com o intuito de alcançar os seus objetivos, o recurso metodológico adotado para a construção desse trabalho foi a feitura de mapas conceituais (MATTOS; CASTRO 2010), de modo a identificar nos referenciais supracitados os conceitos e as características da pesquisa etnográfica e fotoetnográfica em educação. A partir dessa seara, percebe-se que muito se tem discutido sobre a educação escolar, mas não se permite, em algumas frentes metodológicas, que as vozes dos indivíduos da escola participem, majoritariamente, dessa discussão. Nesse cenário, compreende-se a etnografia, em Erickson (2004), como um recurso metodológico capaz de privilegiar as vozes dos participantes da pesquisa acerca dos acontecimentos em que os próprios são atores, em detrimento do julgamento dos pesquisadores sobre estes fatos. Diferentemente de Malinowski – um dos primeiros etnógrafos –, que possuía somente pena, tinteiro e papel, os etnógrafos da atualidade possuem diversos recursos tecnológicos a favor do registro. Diante da atual era tecnológica, onde o acesso a câmeras fotográficas e celulares é, em grande parte, facilitado, percebe-se, a partir de Castro e Mattos (2011), a fotoetnografia como uma conveniente metodologia para as pesquisas em escolas, uma vez que a maioria dos alunos possui os equipamentos fotográficos. Igualmente, compreende-se sua importância como um recurso capaz captar os olhares dos sujeitos da pesquisa acerca de suas vivências, bem como as suas vozes em relação ao captado, propiciando, assim, uma pesquisa em colaboração e necessário espírito crítico.

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