Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GLOSSÁRIO EM LIBRAS: ELABORAÇÃO DE SINAIS PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: LIBRAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, SURDEZ, PESSOA COM DEFICIÊNCIA Artigo Completo AT 07: Educação de Surdos
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72474
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 906
    "titulo" => """
      GLOSSÁRIO EM LIBRAS: ELABORAÇÃO DE SINAIS PARA A DISCIPLINA DE\r\n
      FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR, JUNTO COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, SINAIS EM\r\n
      LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, A FIM DE FACILITAR O\r\n
      ACESSO DO ALUNO SURDO AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA, BEM COMO INICIAR PESQUISAS NA ÁREA, FORTALECER A\r\n
      POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR DE ALUNOS COM SURDEZ E TORNAR ACESSÍVEL OS TERMOS\r\n
      TÉCNICOS DA ÁREA PARA QUE O PROFISSIONAL SURDO POSSA ESTAR CAPACITADO PARA PODER APLICAR O\r\n
      CONHECIMENTO DENTRO DO ESPORTE, ESCOLA E DEMAIS ÁREAS. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS:\r\n
      PESQUISA DE TERMOS NA ÁREA DA FISIOLOGIA (1ª ETAPA), EXPLICAÇÃO DOS TERMOS ESCOLHIDOS COM\r\n
      APRESENTAÇÃO DE IMAGENS (2ª ETAPA), CRIAÇÃO E GRAVAÇÃO DOS SINAIS (3ª ETAPA) E CRIAÇÃO DO MATERIAL DE\r\n
      APOIO (4ª ETAPA). FORAM CRIADOS 17 SINAIS E, DE ACORDO COM OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS, FOI CRIADO\r\n
      UM QUADRO DESCRITIVO, REPRODUZINDO FOTOS DA SINALIZAÇÃO COM O TERMO EM PORTUGUÊS E CARACTERIZAÇÃO\r\n
      DOS SINAIS EM LIBRAS. OS MATERIAIS DE APOIO EM VÍDEO FORAM REPASSADOS PARA O NÚCLEO DE\r\n
      ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (NAI/GR) PARA ACESSO DOS INTÉRPRETES DA INSTITUIÇÃO, OS QUAIS ESTÃO SENDO\r\n
      UTILIZADOS PELOS INTÉRPRETES NAS AULAS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO\r\n
      SÃO FRANCISCO (UNIVASF).
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, SURDEZ, PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID906_06102020150225.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS WALLACE SANTOS BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS WALLACE"
    "autor_email" => "viniwallace01@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72474
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 906
    "titulo" => """
      GLOSSÁRIO EM LIBRAS: ELABORAÇÃO DE SINAIS PARA A DISCIPLINA DE\r\n
      FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR, JUNTO COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, SINAIS EM\r\n
      LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, A FIM DE FACILITAR O\r\n
      ACESSO DO ALUNO SURDO AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA, BEM COMO INICIAR PESQUISAS NA ÁREA, FORTALECER A\r\n
      POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR DE ALUNOS COM SURDEZ E TORNAR ACESSÍVEL OS TERMOS\r\n
      TÉCNICOS DA ÁREA PARA QUE O PROFISSIONAL SURDO POSSA ESTAR CAPACITADO PARA PODER APLICAR O\r\n
      CONHECIMENTO DENTRO DO ESPORTE, ESCOLA E DEMAIS ÁREAS. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS:\r\n
      PESQUISA DE TERMOS NA ÁREA DA FISIOLOGIA (1ª ETAPA), EXPLICAÇÃO DOS TERMOS ESCOLHIDOS COM\r\n
      APRESENTAÇÃO DE IMAGENS (2ª ETAPA), CRIAÇÃO E GRAVAÇÃO DOS SINAIS (3ª ETAPA) E CRIAÇÃO DO MATERIAL DE\r\n
      APOIO (4ª ETAPA). FORAM CRIADOS 17 SINAIS E, DE ACORDO COM OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS, FOI CRIADO\r\n
      UM QUADRO DESCRITIVO, REPRODUZINDO FOTOS DA SINALIZAÇÃO COM O TERMO EM PORTUGUÊS E CARACTERIZAÇÃO\r\n
      DOS SINAIS EM LIBRAS. OS MATERIAIS DE APOIO EM VÍDEO FORAM REPASSADOS PARA O NÚCLEO DE\r\n
      ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (NAI/GR) PARA ACESSO DOS INTÉRPRETES DA INSTITUIÇÃO, OS QUAIS ESTÃO SENDO\r\n
      UTILIZADOS PELOS INTÉRPRETES NAS AULAS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO\r\n
      SÃO FRANCISCO (UNIVASF).
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, SURDEZ, PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID906_06102020150225.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS WALLACE SANTOS BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS WALLACE"
    "autor_email" => "viniwallace01@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR, JUNTO COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, SINAIS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, A FIM DE FACILITAR O ACESSO DO ALUNO SURDO AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA, BEM COMO INICIAR PESQUISAS NA ÁREA, FORTALECER A POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR DE ALUNOS COM SURDEZ E TORNAR ACESSÍVEL OS TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA PARA QUE O PROFISSIONAL SURDO POSSA ESTAR CAPACITADO PARA PODER APLICAR O CONHECIMENTO DENTRO DO ESPORTE, ESCOLA E DEMAIS ÁREAS. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS: PESQUISA DE TERMOS NA ÁREA DA FISIOLOGIA (1ª ETAPA), EXPLICAÇÃO DOS TERMOS ESCOLHIDOS COM APRESENTAÇÃO DE IMAGENS (2ª ETAPA), CRIAÇÃO E GRAVAÇÃO DOS SINAIS (3ª ETAPA) E CRIAÇÃO DO MATERIAL DE APOIO (4ª ETAPA). FORAM CRIADOS 17 SINAIS E, DE ACORDO COM OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS, FOI CRIADO UM QUADRO DESCRITIVO, REPRODUZINDO FOTOS DA SINALIZAÇÃO COM O TERMO EM PORTUGUÊS E CARACTERIZAÇÃO DOS SINAIS EM LIBRAS. OS MATERIAIS DE APOIO EM VÍDEO FORAM REPASSADOS PARA O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (NAI/GR) PARA ACESSO DOS INTÉRPRETES DA INSTITUIÇÃO, OS QUAIS ESTÃO SENDO UTILIZADOS PELOS INTÉRPRETES NAS AULAS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.