Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: TEXTOS LITERÁRIOS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7220
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1029
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende abordar questões relacionadas ao ensino de língua inglesa, a partir da leitura e análise de textos literários. Entendemos que a literatura nas aulas de língua inglesa parece ficar à margem do plano de curso do professor, sobretudo porque lhe falta orientações quanto ao uso do texto literário como suporte para o desenvolvimento da oralidade e da própria gramática em sala de aula ligando-o a novos aspectos culturais. Na metodologia, desenvolvemos durante as atividades do PIBID uma aula sobre Literatura na qual trabalhamos o conto The Little Macth Girl do escritor Hans Christian Andersen. Na primeira parte da aula fizemos uma breve contextualização trazendo um pouco da trajetória das obras do autor com a finalidade de aproximar o educando do objeto de estudo, ou seja, o texto literário. Em seguida, passamos um vídeo que sintetiza a narrativa do conto. Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura observando as imagens sem diálogo. Os discentes contribuíram com respostas que foram, em sua maioria, pertinentes ao conteúdo do texto em estudo. Na segunda parte da aula preparamos a turma em três grupos e entregamos a letra da música When the rain comes e passamos o áudio. Todos acompanharam atentamente e em seguida cada grupo declamou uma estrofe da letra. Para finalizar os discentes escreveram sobre a relação entre a mensagem que a música expressa com o conto The Little Macth Girl. É neste ambiente que entra o ensino diferenciado da Literatura ofuscado nas práticas atuais de ensino de línguas estrangeiras. Assim, temos observado que alguns alunos articulam pensamentos além dos textos. Os resultados foram satisfatórios, pois, observamos que a turma sentiu motivação com o trabalho que desenvolvemos, bem como participaram ativamente de todas as etapas da atividade. Concluímos que é possível trabalhar várias habilidades línguísticas através de textos literários assim como perceber que o uso desses textos nas aulas de língua inglesa tem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "TEXTOS LITERÁRIOS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_54_43_idinscrito_2107_2fcd2a14d60c008d35adb9d1dea99d42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO GOMES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO N."
    "autor_email" => "leandrogomesdonascimento@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7220
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1029
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende abordar questões relacionadas ao ensino de língua inglesa, a partir da leitura e análise de textos literários. Entendemos que a literatura nas aulas de língua inglesa parece ficar à margem do plano de curso do professor, sobretudo porque lhe falta orientações quanto ao uso do texto literário como suporte para o desenvolvimento da oralidade e da própria gramática em sala de aula ligando-o a novos aspectos culturais. Na metodologia, desenvolvemos durante as atividades do PIBID uma aula sobre Literatura na qual trabalhamos o conto The Little Macth Girl do escritor Hans Christian Andersen. Na primeira parte da aula fizemos uma breve contextualização trazendo um pouco da trajetória das obras do autor com a finalidade de aproximar o educando do objeto de estudo, ou seja, o texto literário. Em seguida, passamos um vídeo que sintetiza a narrativa do conto. Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura observando as imagens sem diálogo. Os discentes contribuíram com respostas que foram, em sua maioria, pertinentes ao conteúdo do texto em estudo. Na segunda parte da aula preparamos a turma em três grupos e entregamos a letra da música When the rain comes e passamos o áudio. Todos acompanharam atentamente e em seguida cada grupo declamou uma estrofe da letra. Para finalizar os discentes escreveram sobre a relação entre a mensagem que a música expressa com o conto The Little Macth Girl. É neste ambiente que entra o ensino diferenciado da Literatura ofuscado nas práticas atuais de ensino de línguas estrangeiras. Assim, temos observado que alguns alunos articulam pensamentos além dos textos. Os resultados foram satisfatórios, pois, observamos que a turma sentiu motivação com o trabalho que desenvolvemos, bem como participaram ativamente de todas as etapas da atividade. Concluímos que é possível trabalhar várias habilidades línguísticas através de textos literários assim como perceber que o uso desses textos nas aulas de língua inglesa tem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "TEXTOS LITERÁRIOS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_54_43_idinscrito_2107_2fcd2a14d60c008d35adb9d1dea99d42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO GOMES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO N."
    "autor_email" => "leandrogomesdonascimento@"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho pretende abordar questões relacionadas ao ensino de língua inglesa, a partir da leitura e análise de textos literários. Entendemos que a literatura nas aulas de língua inglesa parece ficar à margem do plano de curso do professor, sobretudo porque lhe falta orientações quanto ao uso do texto literário como suporte para o desenvolvimento da oralidade e da própria gramática em sala de aula ligando-o a novos aspectos culturais. Na metodologia, desenvolvemos durante as atividades do PIBID uma aula sobre Literatura na qual trabalhamos o conto The Little Macth Girl do escritor Hans Christian Andersen. Na primeira parte da aula fizemos uma breve contextualização trazendo um pouco da trajetória das obras do autor com a finalidade de aproximar o educando do objeto de estudo, ou seja, o texto literário. Em seguida, passamos um vídeo que sintetiza a narrativa do conto. Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura observando as imagens sem diálogo. Os discentes contribuíram com respostas que foram, em sua maioria, pertinentes ao conteúdo do texto em estudo. Na segunda parte da aula preparamos a turma em três grupos e entregamos a letra da música When the rain comes e passamos o áudio. Todos acompanharam atentamente e em seguida cada grupo declamou uma estrofe da letra. Para finalizar os discentes escreveram sobre a relação entre a mensagem que a música expressa com o conto The Little Macth Girl. É neste ambiente que entra o ensino diferenciado da Literatura ofuscado nas práticas atuais de ensino de línguas estrangeiras. Assim, temos observado que alguns alunos articulam pensamentos além dos textos. Os resultados foram satisfatórios, pois, observamos que a turma sentiu motivação com o trabalho que desenvolvemos, bem como participaram ativamente de todas as etapas da atividade. Concluímos que é possível trabalhar várias habilidades línguísticas através de textos literários assim como perceber que o uso desses textos nas aulas de língua inglesa tem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.