SILVA, Josiel Pereira Da et al.. Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7157>. Acesso em: 27/11/2024 23:21
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta muitos desafios e dificuldades. Na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena a realidade não é diferente, pois observa-se a presença de alunos desmotivados e a ocorrência de evasão escolar. Diante disso, a presente pesquisa buscou conhecer os alunos que frequentam e detectar os desafios e dificuldades encontradas pelos professores ao lecionar na Educação de Jovens e Adultos da Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena. Desta forma, surgem os seguintes questionamentos: Quem são, de fato, os alunos que frequentam essa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lecionar nessa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes ao frequentarem essa modalidade de ensino? Existem ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, e de modo especial, da Educação de Jovens e Adultos? Para tentar responder essas perguntas, aplicou-se na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro – PB, questionários com professores e alunos, que teve como objetivo, detectar as principais dificuldades encontradas por docentes e discentes e sugerir ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Após a análise dos dados, constatou-se que os alunos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos, a grande maiores são pessoas que interromperam os estudos devido a necessidade de trabalhar, e que voltaram a estudar com o objetivo de adquirir uma profissão. Já os docentes destacaram que possuem dificuldades em lecionar nessa modalidade e uma sugestão de atividades é a implantação de aulas diversificadas.