Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE GENÉTICA AOS ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLÍNIO LEMOS DO MUNICÍPIO DE PUXINANÃ-P

Palavra-chaves: LÚDICO, BIOLOGIA, GENÉTICA Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os conceitos abordados no ensino de genética são, geralmente, de difícil assimilação, sendo necessárias práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos. Tais atividades, quando aplicadas de forma lúdica, complementam o conteúdo teórico permitindo maior interação entre conhecimento-professor-aluno, trazendo contribuições ao processo ensino e aprendizagem. Sendo assim, por meio da aplicação de atividades lúdicas, pode-se viabilizar o aumento do rendimento, possibilitando o seu desenvolvimento enquanto cidadãos e agentes do meio em que vivem. Este trabalho teve como objetivo apresentar conteúdos trabalhados em genética aos alunos das 2ª séries do ensino médio do Ensino Médio da E.E.E.F. M Plínio Lemos, por meio de atividades lúdicas. Os jogos foram elaborados com base na literatura referente aos jogos didáticos e aos conteúdos específicos. Um protótipo de cada jogo foi confeccionado dentre eles: Cruzamentos mendelianos: o bingo das ervilhas é um jogo feito utilizando-se cartelas, abordando a temática da 1ª e 2ª lei de Mendel e tem por objetivo: facilitar a compreensão por parte dos alunos sobre conceitos importantes da genética, as leis de Mendel e os respectivos cruzamentos das características das ervilhas. Na trilha do sangue: O jogo dos grupos sanguíneos é um jogo de tabuleiro que aborda o tema: genética clássica e tem por objetivo: auxiliar de maneira dinâmica, os fundamentos da genética e do sistema sanguíneo ABO, o Show da genética: um jogo interativo para o ensino de genética, é um tipo de jogo virtual, que aborda o tema da genética molecular e tem por objetivo: promover a difusão e popularização da ciência usando como ferramenta os avanços recentes da genética e biologia molecular, além dos tablets educacionais fornecidos pelo governo do Estado da Paraíba aos alunos do ensino médio, o jogo da queimada, é um tipo de jogo baseado na brincadeira de queimada realizada pelas crianças durante a infância abordando a temática de conceitos de genética clássica e molecular e tem por objetivo: despertar o interesse dos estudantes pela ciência, fornecer conhecimentos sobre o conceito de DNA, estrutura, transcrição e tradução do DNA, 1ª e 2ª lei de Mendel. As dificuldades de aprendizagem relatadas pelos alunos durante todo desenvolvimento do projeto, podem ser decorrentes de um ensino descontextualizado e baseado apenas na memorização, o que determina a construção de um pseudo-saber, uma vez que ele conhece os termos científicos, mas confunde o significado dos mesmos. Diante de tal situação os jogos, as atividades, a utilização de modelos didáticos e os recursos da informática constituíram ferramentas importantes no ensino da genética, permitindo a discussão de conceitos básicos de forma criativa, lúdica e interativa, contribuindo positivamente no processo ensino e aprendizagem. Pode-se concluir que os jogos didáticos se adequam a realidade vivenciada pelos professores e alunos, podendo ser aplicado em turmas numerosas, além de influenciar positivamente no ensino e aprendizagem dos alunos.

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