Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPORCIONANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS NA NATUREZA. Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6828
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1895
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPORCIONANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre os aspectos ambientais encontrados nas proximidades da Escola Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do grotão da cidade de João Pessoa-PB, onde os alunos puderam observar a importância de suas atitudes emquanto cidadãos para com o meio ambiente.  Esta vivência por meio da disciplina de Educação Física teve como objetivo despertar a conscientização necessária nos alunos para com a natureza, visto que a ação didática do esporte tem sua intencionalidade e organização. Este estudo trouxe um desafio não apenas para o aluno, mas também para o professor, como orientador da proposta de Praticas na Natureza como conteúdo da Educação Física Escolar no ensino fundamental, visto que a educação ambiental é um tema transversal de caráter interdisciplinar cuja presença deste conteúdo se faz necessário na vida escolar. Percebemos através de relatos e depoimentos dos alunos que ao final do estudo, foi possível despertar um novo olhar para uma realidade que fazia parte do cotidiano de todos, no entanto não era vista nem entendida como produto da ação danosa de cada um."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS NA NATUREZA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_14_00_40_idinscrito_5066_05ce60e4ee08d74c439cae6377417d75.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA HERCULINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA HERCULINO"
    "autor_email" => "ericaherculino2010@hotmai"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6828
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1895
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPORCIONANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre os aspectos ambientais encontrados nas proximidades da Escola Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do grotão da cidade de João Pessoa-PB, onde os alunos puderam observar a importância de suas atitudes emquanto cidadãos para com o meio ambiente.  Esta vivência por meio da disciplina de Educação Física teve como objetivo despertar a conscientização necessária nos alunos para com a natureza, visto que a ação didática do esporte tem sua intencionalidade e organização. Este estudo trouxe um desafio não apenas para o aluno, mas também para o professor, como orientador da proposta de Praticas na Natureza como conteúdo da Educação Física Escolar no ensino fundamental, visto que a educação ambiental é um tema transversal de caráter interdisciplinar cuja presença deste conteúdo se faz necessário na vida escolar. Percebemos através de relatos e depoimentos dos alunos que ao final do estudo, foi possível despertar um novo olhar para uma realidade que fazia parte do cotidiano de todos, no entanto não era vista nem entendida como produto da ação danosa de cada um."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS NA NATUREZA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_14_00_40_idinscrito_5066_05ce60e4ee08d74c439cae6377417d75.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA HERCULINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA HERCULINO"
    "autor_email" => "ericaherculino2010@hotmai"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre os aspectos ambientais encontrados nas proximidades da Escola Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do grotão da cidade de João Pessoa-PB, onde os alunos puderam observar a importância de suas atitudes emquanto cidadãos para com o meio ambiente. Esta vivência por meio da disciplina de Educação Física teve como objetivo despertar a conscientização necessária nos alunos para com a natureza, visto que a ação didática do esporte tem sua intencionalidade e organização. Este estudo trouxe um desafio não apenas para o aluno, mas também para o professor, como orientador da proposta de Praticas na Natureza como conteúdo da Educação Física Escolar no ensino fundamental, visto que a educação ambiental é um tema transversal de caráter interdisciplinar cuja presença deste conteúdo se faz necessário na vida escolar. Percebemos através de relatos e depoimentos dos alunos que ao final do estudo, foi possível despertar um novo olhar para uma realidade que fazia parte do cotidiano de todos, no entanto não era vista nem entendida como produto da ação danosa de cada um.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.