SANTOS, Maria Lucivânia Souza Dos et al.. A história da matemática em livros didáticos. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6754>. Acesso em: 27/11/2024 21:01
É sabido que a Matemática ainda figura o topo da lista das disciplinas menos atrativas aos olhos dos estudantes que prosseguem seu percurso escolar acumulando insucessos em sua aprendizagem. Dois aspectos favorecem essa situação, de acordo com Miguel et al. (2009), o primeiro é o desinteresse dos estudantes em aprender a Matemática do modo como ela é apresentada em sala de aula e o outro se refere aos questionamentos que frequentemente ouvimos dos estudantes quanto aos “porquês” matemáticos sobre os conteúdos abordados pelo professor e que este, poucas vezes sabe responder. O mesmo autor ressalta que a história, se adaptada pedagogicamente, configurando-se em atividades que podem ser realizadas na sala de aula ou extraclasse, pode ser uma forte aliada na busca de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Dificuldades estas, que se relacionam intimamente com os aspectos destacados. Sabendo que o recurso mais presente na sala de aula é o livro didático, surge o seguinte questionamento: Como a História da Matemática se manifesta nos livros didáticos? Nesse artigo apresentamos um estudo onde investigamos como a História da Matemática (HM) é abordada em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Com o objetivo de fundamentar esta análise delineamos alguns estudos sobre autores que defendem o uso da HM como recurso didático no ensino. Adotamos como orientação teórico-metodológica as pesquisas de Vianna (1995) e Bianchi (2006) que apresentam algumas categorias de uso didático da HM – informação, motivação, estratégia didática e uso imbricado ou flash – que foram utilizadas ao tecer nossa análise sobre coleções de livros didáticos adotadas no município Caruaru, no Agreste Pernambucano. Os resultados deste estudo apontam que a utilização da HM nos livros ainda tem-se limitado a aparições como informação e/ou motivação, esporadicamente encontramos associação do conhecimento histórico na elaboração de novas sequências ou estratégias didáticas que contribuam para a construção do conhecimento matemático apoiado no processo de desenvolvimento histórico da Matemática.