SILVEIRA, Jedicleison Pereira Da et al.. A música como recurso didático em sala de aula.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6818>. Acesso em: 27/11/2024 21:10
RESUMO Este artigo tem a proposta de apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da UEPB bolsistas do PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência, financiada pela CAPES. Este projeto foi orientado pelo Professor João Batista Gonçalves Bueno . As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recurso metodológico foram utilizadas imagens, filmes e música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que acorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o pré-conceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. Além disso , percebemos que encontramos referencias a esses momentos até os dias de hoje. Utilizamos como referenciais teóricos as produções de: C. Bittencourt, L. Karnal e M. Cainelli.Palavras-Chave: Ensino, metodologia, senso crítico.