PRÁTIVAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ATUAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES EM PAUTA
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
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NO QUE SE REFERE À METODOLOGIA, ADOTOU-SE UM ESTUDO DE CASO COM A UTILIZAÇÃO DA TRIANGULAÇÃO DE EVIDÊNCIAS OBTIDAS ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. COMO RESULTADOS SÃO APRESENTADOS ALGUNS SUPORTES TEÓRICOS QUE TRAZEM IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM, DESTACANDO, AINDA, POSSÍVEIS PROCEDIMENTOS QUE PODEM FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A SEREM ADOTADOS, POR PROFESSORES, BEM COMO INTERESSANTES PROCEDIMENTOS A SEREM PROMOVIDOS PELA GESTÃO ESCOLAR QUE PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FICA EVIDENCIADO QUE BOAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA E TAMBÉM DE GESTÃO PODEM CONTRIBUIR COM A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE, FOMENTAR A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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