O BRINCAR E A CRIANÇA QUE MORA EM MIM: (RE) SIGNIFICANDO O PAPEL DA BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE
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O APORTE TEÓRICO BASEOU-SE, SOBRETUDO, NOS PRESSUPOSTOS DE VYGOTSKY (1998) E LEONTIEV (1988) ACERCA DOS DIVERSOS PAPÉIS DO BRINCAR NA CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO. IGUALMENTE APOIOU-SE NO ESTUDO DE GIMENES (2009) SOBRE O VALOR DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ASSIM COMO EM LATERMAN E SCHILINDWEIN (2017) A PROPÓSITO DE ROMPIMENTO COM A IDEIA DE INCOMPATIBILIDADE ENTRE BRINCADEIRA E PRÁTICA DOCENTE. QUANTO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UM ESTUDO ANCORADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUAL SE VALEU DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO EM FUNÇÃO DA PRODUÇÃO DOS DADOS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DOS MESMOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DA ANÁLISE TEMÁTICA (BARDIN, 2016) QUE, POR SUA VEZ, CONTRIBUIU PARA QUE SE PUDESSEM ELENCAR AS CATEGORIAS QUE EMERGIRIAM DO MATERIAL ANALISADO. CONSIDERANDO OS RESULTADOS, BEM COMO SUA DISCUSSÃO, CONCLUI-SE QUE A VIVÊNCIA O BRINCAR E A CRIANÇA QUE MORA EM MIM TROUXE IMPLICAÇÕES IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DOS QUE NELA SE ENVOLVERAM, HAJA VISTA QUE ESTES PUDERAM RESSIGNIFICAR SUAS IMPRESSÕES E CONCEPÇÕES SOBRE O LUGAR DO BRINCAR EM SUA FORMAÇÃO, ASSIM COMO EM SUA FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL. NESSE SENTIDO, EVIDENCIA-SE A RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO PARA A PESQUISA EDUCACIONAL, MORMENTE NO QUE TANGE AO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE, ASSIM COMO SE SUGERE NOVOS ESTUDOS QUE INVESTIGUEM O PAPEL DO BRINCAR NESSE ÂMBITO." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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