Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UM DOMIN?: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64571
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UM DOMIN?: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUSA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB. TRABALHAMOS COM O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO APÓS ESTUDARMOS O CONTEÚDO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA. AS PEÇAS DO DOMIN? ENVOLVIAM PROBLEMAS RELACIONADOS AO SENO, COSSENO, TANGENTE E OS ÂNGULOS NOTÁVEIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO POR INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TEVE O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA, UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO. APÓS A UTILIZAÇÃO DO DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ANALISAMOS QUE OS ALUNOS JÁ ESTAVAM CIENTES DO CONTEÚDO SOBRE AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS ? OS ÂNGULOS NOTÁVEIS E O SINAL DOS QUADRANTES NA CIRCUNFERÊNCIA, O DOMIN? COLABOROU PARA APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA E TAMBÉM PARA SE DIVERTIR. DESSA FORMA, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO PODE E DEVE SER USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SEU USO PODER? TORNAR A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA INTERESSANTE E QUE NÃO SEJA CANSATIVO, DEIXANDO DE LADO UM POUCO O QUADRO NEGRO, O GIZ E O LIVRO DIDÁTICO, MAS QUE NÃO DEIXE DE ENSINAR A MATEMÁTICA DE FORMA COERENTE. PODEMOS TROCAR AS ATIVIDADES HABITUAIS POR OUTRAS QUE POSSAM VIR A MOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E, CONSEQUENTEMENTE, O ENSINO DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID152_12102019065143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU"
    "autor_nome_curto" => "JANAYNA"
    "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64571
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UM DOMIN?: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUSA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB. TRABALHAMOS COM O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO APÓS ESTUDARMOS O CONTEÚDO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA. AS PEÇAS DO DOMIN? ENVOLVIAM PROBLEMAS RELACIONADOS AO SENO, COSSENO, TANGENTE E OS ÂNGULOS NOTÁVEIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO POR INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TEVE O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA, UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO. APÓS A UTILIZAÇÃO DO DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ANALISAMOS QUE OS ALUNOS JÁ ESTAVAM CIENTES DO CONTEÚDO SOBRE AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS ? OS ÂNGULOS NOTÁVEIS E O SINAL DOS QUADRANTES NA CIRCUNFERÊNCIA, O DOMIN? COLABOROU PARA APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA E TAMBÉM PARA SE DIVERTIR. DESSA FORMA, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO PODE E DEVE SER USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SEU USO PODER? TORNAR A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA INTERESSANTE E QUE NÃO SEJA CANSATIVO, DEIXANDO DE LADO UM POUCO O QUADRO NEGRO, O GIZ E O LIVRO DIDÁTICO, MAS QUE NÃO DEIXE DE ENSINAR A MATEMÁTICA DE FORMA COERENTE. PODEMOS TROCAR AS ATIVIDADES HABITUAIS POR OUTRAS QUE POSSAM VIR A MOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E, CONSEQUENTEMENTE, O ENSINO DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID152_12102019065143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU"
    "autor_nome_curto" => "JANAYNA"
    "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO ? UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUSA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB. TRABALHAMOS COM O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO APÓS ESTUDARMOS O CONTEÚDO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA. AS PEÇAS DO DOMIN? ENVOLVIAM PROBLEMAS RELACIONADOS AO SENO, COSSENO, TANGENTE E OS ÂNGULOS NOTÁVEIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO POR INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TEVE O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA, UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO. APÓS A UTILIZAÇÃO DO DOMIN? TRIGONOMÉTRICO, ANALISAMOS QUE OS ALUNOS JÁ ESTAVAM CIENTES DO CONTEÚDO SOBRE AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS ? OS ÂNGULOS NOTÁVEIS E O SINAL DOS QUADRANTES NA CIRCUNFERÊNCIA, O DOMIN? COLABOROU PARA APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA E TAMBÉM PARA SE DIVERTIR. DESSA FORMA, O DOMIN? TRIGONOMÉTRICO PODE E DEVE SER USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SEU USO PODER? TORNAR A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA INTERESSANTE E QUE NÃO SEJA CANSATIVO, DEIXANDO DE LADO UM POUCO O QUADRO NEGRO, O GIZ E O LIVRO DIDÁTICO, MAS QUE NÃO DEIXE DE ENSINAR A MATEMÁTICA DE FORMA COERENTE. PODEMOS TROCAR AS ATIVIDADES HABITUAIS POR OUTRAS QUE POSSAM VIR A MOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E, CONSEQUENTEMENTE, O ENSINO DO PROFESSOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.