Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MODELOS MENTAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA.

Palavra-chaves: FÍSICA, MODELOS MENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Pôster (PO) GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64551
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "MODELOS MENTAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA."
    "resumo" => "O PROJETO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) ? UM PROGRAMA OFERTADO PELA CAPES PARA GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA. ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VIII, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA DESENVOLVENDO METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO OCORREU DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 E O ANO DE 2019, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL BENJAMIN MARANH?O. OBJETIV?VAMOS INTRODUZIR OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA NAS SALAS DE AULA. OS ENCONTROS FORAM, DE INÍCIO, REUNIÕES E DEBATES SOBRE MÉTODOS DE ENSINO MINISTRADOS PELA SUPERVISORA JORD?NIA NEVES E O COORDENADOR JOSÉ JAMILTON, OS DEBATES POSSUÍAM UM CARÁTER CRÍTICO COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EXPONDO SUAS OPINIÕES. AS REUNIÕES TINHAM COMO OBJETIVO ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE AJUDASSE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA. O SEGUNDO PASSO FOI AS INTERVENÇÕES EM SALA, AUXILIANDO A PROFESSORA E OS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BUSCANDO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS GAROTOS. SÃO INÚMEROS OS PROBLEMAS QUE ATRAPALHAM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, DESDE A M? FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES ATÉ AOS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS DOS ALUNOS. SAYONARA CABRAL, DESENVOLVEU INÚMEROS ESTUDOS NESSA PERSPECTIVA. PARA A AUTORA, PODEMOS ENCONTRAR MÉTODOS DE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PAPEL E L?PIS, DE FORMA QUE O APRENDIZ POSSA MELHORAR SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA, BUSCANDO DESENVOLVER AS SUAS CONCEPÇÕES COGNITIVAS. ALÉM DISSO A APROXIMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM SALA, TRAZ UMA VISÃO ANTECIPADA PERMITINDO QUE DESDE A FORMAÇÃO OS GRADUANDOS TENHAM UMA PRÁTICA DOCENTE QUE IR? FORMAR UMA CONCEPÇÃO DO QUE OS FUTUROS PROFESSORES IR?O ENCONTRAR EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL, TANTO NA POSTURA QUE TER? QUE DESENCADEAR QUANTO NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, MODELOS MENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID320_19102019195959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENALDO RIBEIRO DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JOSENALDO SANTOS"
    "autor_email" => "Josinaldoribeirodossantos"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64551
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "MODELOS MENTAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA."
    "resumo" => "O PROJETO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) ? UM PROGRAMA OFERTADO PELA CAPES PARA GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA. ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VIII, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA DESENVOLVENDO METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO OCORREU DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 E O ANO DE 2019, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL BENJAMIN MARANH?O. OBJETIV?VAMOS INTRODUZIR OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA NAS SALAS DE AULA. OS ENCONTROS FORAM, DE INÍCIO, REUNIÕES E DEBATES SOBRE MÉTODOS DE ENSINO MINISTRADOS PELA SUPERVISORA JORD?NIA NEVES E O COORDENADOR JOSÉ JAMILTON, OS DEBATES POSSUÍAM UM CARÁTER CRÍTICO COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EXPONDO SUAS OPINIÕES. AS REUNIÕES TINHAM COMO OBJETIVO ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE AJUDASSE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA. O SEGUNDO PASSO FOI AS INTERVENÇÕES EM SALA, AUXILIANDO A PROFESSORA E OS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BUSCANDO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS GAROTOS. SÃO INÚMEROS OS PROBLEMAS QUE ATRAPALHAM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, DESDE A M? FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES ATÉ AOS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS DOS ALUNOS. SAYONARA CABRAL, DESENVOLVEU INÚMEROS ESTUDOS NESSA PERSPECTIVA. PARA A AUTORA, PODEMOS ENCONTRAR MÉTODOS DE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PAPEL E L?PIS, DE FORMA QUE O APRENDIZ POSSA MELHORAR SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA, BUSCANDO DESENVOLVER AS SUAS CONCEPÇÕES COGNITIVAS. ALÉM DISSO A APROXIMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM SALA, TRAZ UMA VISÃO ANTECIPADA PERMITINDO QUE DESDE A FORMAÇÃO OS GRADUANDOS TENHAM UMA PRÁTICA DOCENTE QUE IR? FORMAR UMA CONCEPÇÃO DO QUE OS FUTUROS PROFESSORES IR?O ENCONTRAR EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL, TANTO NA POSTURA QUE TER? QUE DESENCADEAR QUANTO NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, MODELOS MENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID320_19102019195959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENALDO RIBEIRO DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JOSENALDO SANTOS"
    "autor_email" => "Josinaldoribeirodossantos"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROJETO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) ? UM PROGRAMA OFERTADO PELA CAPES PARA GRADUANDOS DE CURSOS DE LICENCIATURA. ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VIII, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA DESENVOLVENDO METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO OCORREU DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 E O ANO DE 2019, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL BENJAMIN MARANH?O. OBJETIV?VAMOS INTRODUZIR OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA NAS SALAS DE AULA. OS ENCONTROS FORAM, DE INÍCIO, REUNIÕES E DEBATES SOBRE MÉTODOS DE ENSINO MINISTRADOS PELA SUPERVISORA JORD?NIA NEVES E O COORDENADOR JOSÉ JAMILTON, OS DEBATES POSSUÍAM UM CARÁTER CRÍTICO COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EXPONDO SUAS OPINIÕES. AS REUNIÕES TINHAM COMO OBJETIVO ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE AJUDASSE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA. O SEGUNDO PASSO FOI AS INTERVENÇÕES EM SALA, AUXILIANDO A PROFESSORA E OS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BUSCANDO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS GAROTOS. SÃO INÚMEROS OS PROBLEMAS QUE ATRAPALHAM O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, DESDE A M? FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES ATÉ AOS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS DOS ALUNOS. SAYONARA CABRAL, DESENVOLVEU INÚMEROS ESTUDOS NESSA PERSPECTIVA. PARA A AUTORA, PODEMOS ENCONTRAR MÉTODOS DE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PAPEL E L?PIS, DE FORMA QUE O APRENDIZ POSSA MELHORAR SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA, BUSCANDO DESENVOLVER AS SUAS CONCEPÇÕES COGNITIVAS. ALÉM DISSO A APROXIMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM SALA, TRAZ UMA VISÃO ANTECIPADA PERMITINDO QUE DESDE A FORMAÇÃO OS GRADUANDOS TENHAM UMA PRÁTICA DOCENTE QUE IR? FORMAR UMA CONCEPÇÃO DO QUE OS FUTUROS PROFESSORES IR?O ENCONTRAR EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL, TANTO NA POSTURA QUE TER? QUE DESENCADEAR QUANTO NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.