SOCIEDADE PÓS-COLONIAL E REPRESSÃO FEMININA: A DICOTOMIA DO SUJEITO-OBJETO NO CONTO VANICLÉIA DE MARCELINO FREIRE
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64248 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "SOCIEDADE PÓS-COLONIAL E REPRESSÃO FEMININA: A DICOTOMIA DO SUJEITO-OBJETO NO CONTO VANICLÉIA DE MARCELINO FREIRE" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR POR MEIO DOS ESTUDOS CRÍTICOS PÓS-COLONIAIS E FEMINISTAS A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA ENQUANTO SUJEITO OUTREMIZADO NO CONTO VANICLÉIA DO AUTOR PERNAMBUCANO MARCELINO FREIRE. CONSIDERAMOS PERTINENTE NO CONTO QUESTÕES DE GÊNERO RELACIONADAS AOS SUJEITOS SUBALTERNOS AMPARADAS PELOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BONNICI (2000, 2007, 2009), ZOLIN (2009, 2012), BHABHA (1991, 1994) E SPIVAK (1987, 2010). DESTA MANEIRA, IREMOS PROBLEMATIZAR ATRAVÉS DAS VOZES E DOS SILENCIAMENTOS, DAS REPRESENTAÇÕES E DO IMAGINÁRIO DA IDENTIDADE FEMININA, AS MANEIRAS PELAS QUAIS SE CONCRETIZAM O DISCURSO DOMINANTE. DISCURSO ESTE QUE É CARACTERÍSTICO DE UMA SOCIEDADE MACHISTA, CONSTITUÍDA DE SUJEITOS QUE CRIAM MECANISMOS DE SUPERIORIDADE/INFERIORIZAÇÃO PARA PERPETUAÇÃO DE UM PODER HEGEMÔNICO E OPRESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 20: RESISTÊNCIA E DISSIDÊNCIA SEXUAL NA LITERATURA LATINO-AMERICANA: POR UMA CRÍTICA AO AUTORITARISMO" "palavra_chave" => "MULHERES NEGRAS, SUBALTERNIDADE, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA38_ID472_22082019183826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64248 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "SOCIEDADE PÓS-COLONIAL E REPRESSÃO FEMININA: A DICOTOMIA DO SUJEITO-OBJETO NO CONTO VANICLÉIA DE MARCELINO FREIRE" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR POR MEIO DOS ESTUDOS CRÍTICOS PÓS-COLONIAIS E FEMINISTAS A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA ENQUANTO SUJEITO OUTREMIZADO NO CONTO VANICLÉIA DO AUTOR PERNAMBUCANO MARCELINO FREIRE. CONSIDERAMOS PERTINENTE NO CONTO QUESTÕES DE GÊNERO RELACIONADAS AOS SUJEITOS SUBALTERNOS AMPARADAS PELOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BONNICI (2000, 2007, 2009), ZOLIN (2009, 2012), BHABHA (1991, 1994) E SPIVAK (1987, 2010). DESTA MANEIRA, IREMOS PROBLEMATIZAR ATRAVÉS DAS VOZES E DOS SILENCIAMENTOS, DAS REPRESENTAÇÕES E DO IMAGINÁRIO DA IDENTIDADE FEMININA, AS MANEIRAS PELAS QUAIS SE CONCRETIZAM O DISCURSO DOMINANTE. DISCURSO ESTE QUE É CARACTERÍSTICO DE UMA SOCIEDADE MACHISTA, CONSTITUÍDA DE SUJEITOS QUE CRIAM MECANISMOS DE SUPERIORIDADE/INFERIORIZAÇÃO PARA PERPETUAÇÃO DE UM PODER HEGEMÔNICO E OPRESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 20: RESISTÊNCIA E DISSIDÊNCIA SEXUAL NA LITERATURA LATINO-AMERICANA: POR UMA CRÍTICA AO AUTORITARISMO" "palavra_chave" => "MULHERES NEGRAS, SUBALTERNIDADE, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA38_ID472_22082019183826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }