AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64040 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 08: DISSIDÊNCIAS, RESISTÊNCIA E VISIBILIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERSECCIONALIDADE, INFÂNCIAS, MARCADORES SOCIAIS, MARCADORES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA26_ID1231_22082019123213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN COLELLA ESTEVES" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "viviancolella92@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64040 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 08: DISSIDÊNCIAS, RESISTÊNCIA E VISIBILIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERSECCIONALIDADE, INFÂNCIAS, MARCADORES SOCIAIS, MARCADORES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA26_ID1231_22082019123213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN COLELLA ESTEVES" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "viviancolella92@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }