Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: O PNAIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOVERNADOR VALADARES/MG

Palavra-chaves: PROFESSORES ALFABETIZADORES, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60580
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: O PNAIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOVERNADOR VALADARES/MG"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA ALGUMAS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER AS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA.  DIANTE DESSA CONCEPÇÃO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESBOÇADOS FORAM: DEFINIR O PERFIL DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA; ANALISAR OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE MUDANÇAS NA PRÁTICA DIDÁTICA APÓS A PARTICIPAÇÃO NO PNAIC.  A ABORDAGEM DO PROBLEMA DE PESQUISA NESTE TEXTO POSSUI VIÉS QUALIQUANTITATIVO.  EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, ESTE ESTUDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS.  PARA COLETAR OS DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON LINE, O QUE APROXIMOU ESTA PESQUISA A OUTRAS DO TIPO LEVANTAMENTO.  OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESTÃO EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: BRASIL ( 2012), IMBERNÓN (2009), MARCONI E LAKATOS (2018), NÓVOA (1995). SENDO ASSIM, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES É DE GRANDE RELEVÂNCIA TANTO PARA SUAS TÉCNICAS DE FORMAÇÃO QUANTO PROFISSIONAL, POIS ASSIM HAVERÁ APRENDIZAGEM, DESCOBRIMENTO, REESTRUTURAÇÃO DE SEUS SABERES À PROPORÇÃO EM QUE A PRÁXIS NECESSITA A UTILIZAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS. NO MOMENTO QUE SE PROPÕE UMA FORMAÇÃO DOCENTE TAL COMO UM PROCEDIMENTO PARCIAL, TAL FORMAÇÃO PODE SER USADA COMO UMA FORMA DE CULPAR TÃO SOMENTE O PROFESSOR PELA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À LEITURA E ESCRITA DOS ALFABETIZANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES ALFABETIZADORES, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID83_13082019215356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON V. DA SILVA"
    "autor_email" => "edsonvieira74@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA - UDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60580
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: O PNAIC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOVERNADOR VALADARES/MG"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA ALGUMAS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER AS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA.  DIANTE DESSA CONCEPÇÃO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESBOÇADOS FORAM: DEFINIR O PERFIL DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA; ANALISAR OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE MUDANÇAS NA PRÁTICA DIDÁTICA APÓS A PARTICIPAÇÃO NO PNAIC.  A ABORDAGEM DO PROBLEMA DE PESQUISA NESTE TEXTO POSSUI VIÉS QUALIQUANTITATIVO.  EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, ESTE ESTUDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS.  PARA COLETAR OS DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON LINE, O QUE APROXIMOU ESTA PESQUISA A OUTRAS DO TIPO LEVANTAMENTO.  OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESTÃO EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: BRASIL ( 2012), IMBERNÓN (2009), MARCONI E LAKATOS (2018), NÓVOA (1995). SENDO ASSIM, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES É DE GRANDE RELEVÂNCIA TANTO PARA SUAS TÉCNICAS DE FORMAÇÃO QUANTO PROFISSIONAL, POIS ASSIM HAVERÁ APRENDIZAGEM, DESCOBRIMENTO, REESTRUTURAÇÃO DE SEUS SABERES À PROPORÇÃO EM QUE A PRÁXIS NECESSITA A UTILIZAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS. NO MOMENTO QUE SE PROPÕE UMA FORMAÇÃO DOCENTE TAL COMO UM PROCEDIMENTO PARCIAL, TAL FORMAÇÃO PODE SER USADA COMO UMA FORMA DE CULPAR TÃO SOMENTE O PROFESSOR PELA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À LEITURA E ESCRITA DOS ALFABETIZANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES ALFABETIZADORES, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID83_13082019215356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON V. DA SILVA"
    "autor_email" => "edsonvieira74@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA - UDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA ALGUMAS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. O OBJETIVO GERAL ERA CONHECER AS OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE OS RESULTADOS DO PNAIC NA PRÁTICA DIDÁTICA. DIANTE DESSA CONCEPÇÃO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESBOÇADOS FORAM: DEFINIR O PERFIL DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA; ANALISAR OPINIÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE MUDANÇAS NA PRÁTICA DIDÁTICA APÓS A PARTICIPAÇÃO NO PNAIC. A ABORDAGEM DO PROBLEMA DE PESQUISA NESTE TEXTO POSSUI VIÉS QUALIQUANTITATIVO. EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, ESTE ESTUDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS. PARA COLETAR OS DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON LINE, O QUE APROXIMOU ESTA PESQUISA A OUTRAS DO TIPO LEVANTAMENTO. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESTÃO EMBASADOS NOS SEGUINTES AUTORES: BRASIL ( 2012), IMBERNÓN (2009), MARCONI E LAKATOS (2018), NÓVOA (1995). SENDO ASSIM, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES É DE GRANDE RELEVÂNCIA TANTO PARA SUAS TÉCNICAS DE FORMAÇÃO QUANTO PROFISSIONAL, POIS ASSIM HAVERÁ APRENDIZAGEM, DESCOBRIMENTO, REESTRUTURAÇÃO DE SEUS SABERES À PROPORÇÃO EM QUE A PRÁXIS NECESSITA A UTILIZAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS. NO MOMENTO QUE SE PROPÕE UMA FORMAÇÃO DOCENTE TAL COMO UM PROCEDIMENTO PARCIAL, TAL FORMAÇÃO PODE SER USADA COMO UMA FORMA DE CULPAR TÃO SOMENTE O PROFESSOR PELA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À LEITURA E ESCRITA DOS ALFABETIZANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.