Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE MICROSCOPIA NO CONTEÚDO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, FERRAMENTA, VISUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO BÁSICO NO BRASIL, GERALMENTE É CARACTERIZADO POR UTILIZAR SEMPRE O MESMO MÉTODO DE ENSINO: AS AULAS EXPOSITIVAS. POR CONTA DISSO, A MAIORIA DOS ALUNOS SÃO CONDICIONADOS A SE CONTER APENAS UM MÉTODO DE ENSINO, QUE NEM SEMPRE O AUXILIA NA TOTAL COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A ABORDAGEM DE VISUALIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL (CÉLULAS ANIMAIS), COLETADAS E CORADAS PELO PRÓPRIO ALUNO, E SUA ANÁLISE PAUTADA NA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS POSTERIORMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE A VISUALIZAÇÃO DE CERTAS ESTRUTURAS CELULARES AUXILIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, VISTO QUE CONTEXTUALIZA OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR COM ESTRUTURAS ANTES VISTAS APENAS NOS LIVROS.

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