Neste artigo nos propomos em analisara história das instituições escolares no Brasil que transpõe a ser objeto de pesquisa de modo marcante a partir dos anos de 1960 e 1970. Em Mossoró/RN, a história da educação se ressente de pesquisas que abordam a historia e memória das instituições Escolares. Nessa acepção, de restaurar os registros da escola, a prática pedagógica de suas professoras e pautar as praticas pedagógicas da atualidade. Questionamentos: qual a função da Escola Estadual Princesa Isabel nos anos de 1960-1965 na ótica da professora Maria do Socorro da Silva Batista enquanto estudante da época? Como era o cotidiano da escola? Quais as modificações que sucederam no modo de ensinar? Como era a pratica pedagógica de suas professoras e a semelhança com a prática atual? Que permanências e variações metodológicas no ensino primário, ginasial e secundário ocorreram no trajeto formativo da professora? Para contrapormos as questões, documentos que discutem a educação de 1960 a 1965 e obras de educadores brasileiros, como FREIRE (1970, 1983), BRANDÃO (2007), LIBANÊO (1989). Utilizaremos na pesquisa fontes orais, além das fontes documentais disponíveis da Escola, um levantamento de dados da referida instituição. As recordações, as lembranças da professora serão analisadas numa perspectiva histórica. Constatamos que a memória necessita ser preservada e que hoje o que somos é resultante das várias experiências vivenciadas ao longo da existência. A professora entrevistada deixou claro que suas vivencias na família, na escola, forneceram efetivamente para a professora que é atualmente.