Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

“NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA”: DIFICULDADES EPISTEMICAS NA PESQUISA DE CAMPO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: Pesquisa Em Educação, Pesquisa Bibliográfca, Metodologia Da Pesquisa Comunicação Oral 19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 330
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 967
    "titulo" => "“NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA”: DIFICULDADES EPISTEMICAS NA PESQUISA DE CAMPO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "RESUMOO exercício da pesquisa no campo educacional em pesquisadores mais experientes apresenta-se como atividade complexa e cheia de possibilidades que empreendem surpresas ao pesquisador no “decorrer” do percurso da pesquisa, imagine o “estrago” que estas “surpresas” podem fazer em pesquisadores iniciantes, sobretudo em estudantes de graduação. Este artigo objetiva alertar pesquisadores “de primeira viagem”, aqueles em formação inicial como no caso das graduações, na tomada de alguns cuidados no decorrer da pesquisa para que possam evitar alguns “prejuízos”, às vezes, irrecuperáveis, sobretudo na disposição dos dados já levantados. Metodologicamente o artigo descreve nossa trajetória na realização da pesquisa bibliográfica e empírica no decorrer do curso de mestrado em educação da UFPI, no entanto, a socialização destas experiências estão voltados para todos os(as) estudantes da graduação, já que os mesmos, em tese, estão se submetendo às suas primeiras experiências com a pesquisa acadêmica. Nele descrevemos os “acidentes” e “incidentes” que de alguma forma nos empreendeu algum nível de dificuldade de superação, mas que ao final, nos possibilitou construção de aprendizado, nos possibilitando algum nível de experiência frente à pesquisa de campo. No campo da construção dos dados empíricos este artigo serve como um “alerta” a determinadas situações que podem surpreender o “new” pesquisador, sobretudo, aquele em formação inicial da graduação. Por nossa experiência, dependendo das ferramentas que o pesquisador venha a utilizar no decorrer de seus estudos, alertamos que em pesquisa na preservação de dados levantados, cuidados em excesso nunca é demais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Pesquisa em educação, Pesquisa bibliográfca, Metodologia da pesquisa"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e01f23d4341a31500c5945b642844165_967.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA"
    "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 330
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 967
    "titulo" => "“NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA”: DIFICULDADES EPISTEMICAS NA PESQUISA DE CAMPO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "RESUMOO exercício da pesquisa no campo educacional em pesquisadores mais experientes apresenta-se como atividade complexa e cheia de possibilidades que empreendem surpresas ao pesquisador no “decorrer” do percurso da pesquisa, imagine o “estrago” que estas “surpresas” podem fazer em pesquisadores iniciantes, sobretudo em estudantes de graduação. Este artigo objetiva alertar pesquisadores “de primeira viagem”, aqueles em formação inicial como no caso das graduações, na tomada de alguns cuidados no decorrer da pesquisa para que possam evitar alguns “prejuízos”, às vezes, irrecuperáveis, sobretudo na disposição dos dados já levantados. Metodologicamente o artigo descreve nossa trajetória na realização da pesquisa bibliográfica e empírica no decorrer do curso de mestrado em educação da UFPI, no entanto, a socialização destas experiências estão voltados para todos os(as) estudantes da graduação, já que os mesmos, em tese, estão se submetendo às suas primeiras experiências com a pesquisa acadêmica. Nele descrevemos os “acidentes” e “incidentes” que de alguma forma nos empreendeu algum nível de dificuldade de superação, mas que ao final, nos possibilitou construção de aprendizado, nos possibilitando algum nível de experiência frente à pesquisa de campo. No campo da construção dos dados empíricos este artigo serve como um “alerta” a determinadas situações que podem surpreender o “new” pesquisador, sobretudo, aquele em formação inicial da graduação. Por nossa experiência, dependendo das ferramentas que o pesquisador venha a utilizar no decorrer de seus estudos, alertamos que em pesquisa na preservação de dados levantados, cuidados em excesso nunca é demais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Pesquisa em educação, Pesquisa bibliográfca, Metodologia da pesquisa"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e01f23d4341a31500c5945b642844165_967.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA"
    "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOO exercício da pesquisa no campo educacional em pesquisadores mais experientes apresenta-se como atividade complexa e cheia de possibilidades que empreendem surpresas ao pesquisador no “decorrer” do percurso da pesquisa, imagine o “estrago” que estas “surpresas” podem fazer em pesquisadores iniciantes, sobretudo em estudantes de graduação. Este artigo objetiva alertar pesquisadores “de primeira viagem”, aqueles em formação inicial como no caso das graduações, na tomada de alguns cuidados no decorrer da pesquisa para que possam evitar alguns “prejuízos”, às vezes, irrecuperáveis, sobretudo na disposição dos dados já levantados. Metodologicamente o artigo descreve nossa trajetória na realização da pesquisa bibliográfica e empírica no decorrer do curso de mestrado em educação da UFPI, no entanto, a socialização destas experiências estão voltados para todos os(as) estudantes da graduação, já que os mesmos, em tese, estão se submetendo às suas primeiras experiências com a pesquisa acadêmica. Nele descrevemos os “acidentes” e “incidentes” que de alguma forma nos empreendeu algum nível de dificuldade de superação, mas que ao final, nos possibilitou construção de aprendizado, nos possibilitando algum nível de experiência frente à pesquisa de campo. No campo da construção dos dados empíricos este artigo serve como um “alerta” a determinadas situações que podem surpreender o “new” pesquisador, sobretudo, aquele em formação inicial da graduação. Por nossa experiência, dependendo das ferramentas que o pesquisador venha a utilizar no decorrer de seus estudos, alertamos que em pesquisa na preservação de dados levantados, cuidados em excesso nunca é demais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.