Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID

Palavra-chaves: Formação Do Pedagogo, Ensino De Matemática, Pibid Comunicação Oral 35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Formação do pedagogo, Ensino de matemática, Pibid"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1551ded80edaad7b44f4d2310cb3dc46_2569.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA GLÍCEA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÍCEA"
    "autor_email" => "danielaglicia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Formação do pedagogo, Ensino de matemática, Pibid"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1551ded80edaad7b44f4d2310cb3dc46_2569.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA GLÍCEA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÍCEA"
    "autor_email" => "danielaglicia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.