O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização.