Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

JOGO, MATEMÁTICA E POESIA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: Jogo, Poesia, Metodologia De Ensino, Matemática Comunicação Oral 35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 545
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 2668
    "titulo" => "JOGO, MATEMÁTICA E POESIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo analisa algumas atividades a partir da integração da poesia/canção Doze Anos de Chico Buarque entrelaçada a conteúdos matemáticos, utilizando o jogo Cubra Doze. Este estudo foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus V, Rio Tinto, Paraíba. Para isso, acompanhamos duas turmas do curso - primeiro e quarto períodos nos meses de outubro e novembro de 2011, no intuito de registrarmos a recepção dos estudantes com relação à poesia e ao jogo. Os resultados indicaram que quando integramos metodologias alternativas podemos despertar nos discentes um posicionamento crítico e reflexivo diante dos conteúdos disciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Jogo, Poesia, Metodologia de ensino, Matemática"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f95136c64a2fc1289ebceeeb752f5aec_2668.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA ANDREA DANTAS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreamatuab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 545
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 2668
    "titulo" => "JOGO, MATEMÁTICA E POESIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo analisa algumas atividades a partir da integração da poesia/canção Doze Anos de Chico Buarque entrelaçada a conteúdos matemáticos, utilizando o jogo Cubra Doze. Este estudo foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus V, Rio Tinto, Paraíba. Para isso, acompanhamos duas turmas do curso - primeiro e quarto períodos nos meses de outubro e novembro de 2011, no intuito de registrarmos a recepção dos estudantes com relação à poesia e ao jogo. Os resultados indicaram que quando integramos metodologias alternativas podemos despertar nos discentes um posicionamento crítico e reflexivo diante dos conteúdos disciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Jogo, Poesia, Metodologia de ensino, Matemática"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f95136c64a2fc1289ebceeeb752f5aec_2668.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA ANDREA DANTAS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreamatuab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo analisa algumas atividades a partir da integração da poesia/canção Doze Anos de Chico Buarque entrelaçada a conteúdos matemáticos, utilizando o jogo Cubra Doze. Este estudo foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus V, Rio Tinto, Paraíba. Para isso, acompanhamos duas turmas do curso - primeiro e quarto períodos nos meses de outubro e novembro de 2011, no intuito de registrarmos a recepção dos estudantes com relação à poesia e ao jogo. Os resultados indicaram que quando integramos metodologias alternativas podemos despertar nos discentes um posicionamento crítico e reflexivo diante dos conteúdos disciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.