Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, PROFESSOR COLABORADOR, EDUCAÇÃO FÍSICA Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52934
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 289
    "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) É UM MOMENTO DE APRENDIZADO EM QUE O GRADUANDO MOBILIZA DIVERSOS SABERES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E SE APROXIMA DA REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, ARTICULANDO TEORIA-PRÁTICA QUE O LEVARÃO A REFLETIR E CONSTRUIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. O PROFESSOR COLABORADOR (PC) DE ESTÁGIO ASSUME UMA FUNÇÃO FORMADORA AO ACOMPANHAR O ESTAGIÁRIO NA UNIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZAR AS INTERVENÇÕES, PROMOVER TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORNECER ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O PERFIL DOS PCS DE ECS SOB A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA É QUALITATIVA, MEDIANTE MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, TENDO COMO FONTE OS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO, SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 43 GRADUANDOS MATRICULADOS EM ECS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS ESTAGIÁRIOS FORAM ESTIMULADOS PELOS PCS À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS. O ESTAGIÁRIO INTERAGINDO COM O SEU MEIO PROFISSIONAL, RECEBE INFLUÊNCIAS QUE O PERMITEM ELABORAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES NESTA REALIDADE. A PESQUISA APONTOU A FALTA DE ORIENTAÇÃO DO PC EM ALGUMAS ESCOLAS. NO ECS, O PC DEVE OFERECER MOMENTOS DE ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO, OPORTUNIZANDO A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA ASSISTIDA E A REALIDADE  DA FUTURA PROFISSÃO, FORNECENDO AO ESTAGIÁRIO UM FEEDBACK DE SUAS AÇÕES, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A POUCA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E AUSÊNCIA DOS PCS DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA PELO ESTAGIÁRIO SE FEZ PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS RELATÓRIOS ANALISADOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTAGIÁRIO DEVE SER ACOMPANHADA E ASSISTIDA PELO PC DURANTE TODA A SUA PRÁTICA, A FIM DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTE FUTURO PROFESSOR. A FALTA DE ACESSO AO PLANEJAMENTO DE AULA DO PC E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOSTROU-SE PREDOMINANTE NOS RELATOS DOS ESTAGIÁRIOS. ESTES SÃO DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO DOS OBJETIVOS E IDENTIDADE DA ESCOLA. A AUSÊNCIA DE AUXÍLIO DO PC NA CONFECÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS SURGIU DE FORMA EXPRESSIVA NOS RELATÓRIOS. O AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DEVE SER UMA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DO PC, A FIM DE QUE O ESTAGIÁRIO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA SUAS FUTURAS AÇÕES DOCENTES. OS RESULTADOS APONTAM A RELEVÂNCIA DE SE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O ECS E O ASPECTO FORMADOR DO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE BÁSICA PÚBLICA DE ENSINO QUE RECEBEM OS ESTAGIÁRIOS. SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PARA O PC, VISTO QUE A MAIORIA DEMONSTROU POUCO INTERESSE E CONHECIMENTO DO SEU PAPEL FORMADOR NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTAGIÁRIO. ESTE TRABALHO FOI FINANCIADO PELA CAPES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR  SUPERVISIONADO, PROFESSOR COLABORADOR, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID289_28042019153728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANE MOTA"
    "autor_nome_curto" => "DIANE MOTA"
    "autor_email" => "dianemotalima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52934
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 289
    "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) É UM MOMENTO DE APRENDIZADO EM QUE O GRADUANDO MOBILIZA DIVERSOS SABERES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E SE APROXIMA DA REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, ARTICULANDO TEORIA-PRÁTICA QUE O LEVARÃO A REFLETIR E CONSTRUIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. O PROFESSOR COLABORADOR (PC) DE ESTÁGIO ASSUME UMA FUNÇÃO FORMADORA AO ACOMPANHAR O ESTAGIÁRIO NA UNIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZAR AS INTERVENÇÕES, PROMOVER TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORNECER ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O PERFIL DOS PCS DE ECS SOB A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA É QUALITATIVA, MEDIANTE MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, TENDO COMO FONTE OS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO, SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 43 GRADUANDOS MATRICULADOS EM ECS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS ESTAGIÁRIOS FORAM ESTIMULADOS PELOS PCS À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS. O ESTAGIÁRIO INTERAGINDO COM O SEU MEIO PROFISSIONAL, RECEBE INFLUÊNCIAS QUE O PERMITEM ELABORAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES NESTA REALIDADE. A PESQUISA APONTOU A FALTA DE ORIENTAÇÃO DO PC EM ALGUMAS ESCOLAS. NO ECS, O PC DEVE OFERECER MOMENTOS DE ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO, OPORTUNIZANDO A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA ASSISTIDA E A REALIDADE  DA FUTURA PROFISSÃO, FORNECENDO AO ESTAGIÁRIO UM FEEDBACK DE SUAS AÇÕES, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A POUCA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E AUSÊNCIA DOS PCS DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA PELO ESTAGIÁRIO SE FEZ PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS RELATÓRIOS ANALISADOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTAGIÁRIO DEVE SER ACOMPANHADA E ASSISTIDA PELO PC DURANTE TODA A SUA PRÁTICA, A FIM DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTE FUTURO PROFESSOR. A FALTA DE ACESSO AO PLANEJAMENTO DE AULA DO PC E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOSTROU-SE PREDOMINANTE NOS RELATOS DOS ESTAGIÁRIOS. ESTES SÃO DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO DOS OBJETIVOS E IDENTIDADE DA ESCOLA. A AUSÊNCIA DE AUXÍLIO DO PC NA CONFECÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS SURGIU DE FORMA EXPRESSIVA NOS RELATÓRIOS. O AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DEVE SER UMA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DO PC, A FIM DE QUE O ESTAGIÁRIO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA SUAS FUTURAS AÇÕES DOCENTES. OS RESULTADOS APONTAM A RELEVÂNCIA DE SE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O ECS E O ASPECTO FORMADOR DO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE BÁSICA PÚBLICA DE ENSINO QUE RECEBEM OS ESTAGIÁRIOS. SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PARA O PC, VISTO QUE A MAIORIA DEMONSTROU POUCO INTERESSE E CONHECIMENTO DO SEU PAPEL FORMADOR NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTAGIÁRIO. ESTE TRABALHO FOI FINANCIADO PELA CAPES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR  SUPERVISIONADO, PROFESSOR COLABORADOR, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID289_28042019153728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANE MOTA"
    "autor_nome_curto" => "DIANE MOTA"
    "autor_email" => "dianemotalima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) É UM MOMENTO DE APRENDIZADO EM QUE O GRADUANDO MOBILIZA DIVERSOS SABERES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E SE APROXIMA DA REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, ARTICULANDO TEORIA-PRÁTICA QUE O LEVARÃO A REFLETIR E CONSTRUIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. O PROFESSOR COLABORADOR (PC) DE ESTÁGIO ASSUME UMA FUNÇÃO FORMADORA AO ACOMPANHAR O ESTAGIÁRIO NA UNIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZAR AS INTERVENÇÕES, PROMOVER TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORNECER ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O PERFIL DOS PCS DE ECS SOB A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA É QUALITATIVA, MEDIANTE MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, TENDO COMO FONTE OS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO, SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 43 GRADUANDOS MATRICULADOS EM ECS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS ESTAGIÁRIOS FORAM ESTIMULADOS PELOS PCS À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS. O ESTAGIÁRIO INTERAGINDO COM O SEU MEIO PROFISSIONAL, RECEBE INFLUÊNCIAS QUE O PERMITEM ELABORAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES NESTA REALIDADE. A PESQUISA APONTOU A FALTA DE ORIENTAÇÃO DO PC EM ALGUMAS ESCOLAS. NO ECS, O PC DEVE OFERECER MOMENTOS DE ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO, OPORTUNIZANDO A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA ASSISTIDA E A REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, FORNECENDO AO ESTAGIÁRIO UM FEEDBACK DE SUAS AÇÕES, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A POUCA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E AUSÊNCIA DOS PCS DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA PELO ESTAGIÁRIO SE FEZ PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS RELATÓRIOS ANALISADOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTAGIÁRIO DEVE SER ACOMPANHADA E ASSISTIDA PELO PC DURANTE TODA A SUA PRÁTICA, A FIM DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTE FUTURO PROFESSOR. A FALTA DE ACESSO AO PLANEJAMENTO DE AULA DO PC E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOSTROU-SE PREDOMINANTE NOS RELATOS DOS ESTAGIÁRIOS. ESTES SÃO DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO DOS OBJETIVOS E IDENTIDADE DA ESCOLA. A AUSÊNCIA DE AUXÍLIO DO PC NA CONFECÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS SURGIU DE FORMA EXPRESSIVA NOS RELATÓRIOS. O AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DEVE SER UMA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DO PC, A FIM DE QUE O ESTAGIÁRIO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA SUAS FUTURAS AÇÕES DOCENTES. OS RESULTADOS APONTAM A RELEVÂNCIA DE SE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O ECS E O ASPECTO FORMADOR DO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE BÁSICA PÚBLICA DE ENSINO QUE RECEBEM OS ESTAGIÁRIOS. SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PARA O PC, VISTO QUE A MAIORIA DEMONSTROU POUCO INTERESSE E CONHECIMENTO DO SEU PAPEL FORMADOR NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTAGIÁRIO. ESTE TRABALHO FOI FINANCIADO PELA CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.