Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: NATAÇÃO, PEDAGOGIA DO ESPORTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52977
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO:  FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "NATAÇÃO, PEDAGOGIA DO ESPORTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID262_29042019231210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA ROSERLANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSI"
    "autor_email" => "josefards@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52977
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO:  FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "NATAÇÃO, PEDAGOGIA DO ESPORTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID262_29042019231210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA ROSERLANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSI"
    "autor_email" => "josefards@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.