Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: PROFESSOR INICIANTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIALIZAÇÃO PROFISISONAL Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52896
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 678
    "titulo" => "O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "ESTUDOS A RESPEITO DO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE TÊM REVELADO QUE NESSE PERÍODO, CORRESPONDENTE AOS PRIMEIROS ANOS DE INTERVENÇÃO, OCORRE À TRANSIÇÃO DA VIDA DE ESTUDANTE PARA O MUNDO DO TRABALHO, CONFIGURANDO-SE COMO TEMPO DE APRENDIZAGEM, NO QUAL O PROFESSOR PASSA POR UM CONFRONTO COM A DURA E COMPLEXA REALIDADE DO EXERCÍCIO DOCENTE. ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES, DESEQUILÍBRIOS E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS QUANTO AO UNIVERSO PROFISSIONAL. PORTANTO, É NUM CENÁRIO MARCADO POR TENSÕES E APRENDIZAGENS INTENSIVAS QUE OS PROFESSORES INICIANTES DEVEM ADQUIRIR CONHECIMENTO PROFISSIONAL ALÉM DE CONSEGUIREM MANTER CERTO EQUILÍBRIO PESSOAL. É TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OS PROFESSORES COMEÇAM A REFLETIR SOBRE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS ESTUDANTIS (SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA), BEM COMO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL, POIS BUSCAM IDENTIFICAR O FOI SIGNIFICATIVO, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS LACUNAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, NO PRESENTE ESTUDO TIVEMOS COMO FOCO O CAMPO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS COMO JÁ ELUCIDADO, O CICLO INICIAL DA PROFISSÃO TRAZ SUBJACENTE A ELE, UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS, IMPORTANTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. CONTUDO, É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO DE ATUAÇÃO. ASSIM, O FOCO DA PRESENTE PESQUISA CONCENTRA-SE EM PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, À ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA, VERIFICAMOS QUE TAIS PROFESSORES VIVEM, POR UM LADO, SITUAÇÕES, DILEMAS QUE SÃO COMUNS AOS DEMAIS PROFESSORES DA ESCOLA (BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA; CONFLITOS COM OS ALUNOS). CONTUDO, POR OUTRO LADO, ENFRENTAM DIFICULDADES QUE SÃO PRÓPRIAS DO ENSINO DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA (FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS; FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES). DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE O PROFESSOR PRECISA SE ADAPTAR AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, CONSTITUINDO UMA ROTINA DE TRABALHO, ASSIM COMO NÃO DEIXAR QUE AS ADVERSIDADES DO CONTEXTO O LEVEM AO ABANDONO DA PROFISSÃO. POR FIM, A GRANDE QUESTÃO QUE EMERGE É QUE PARECE QUE NEM AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS E NEM OS SISTEMAS ESCOLARES, TEM DADO A DEVIDA ATENÇÃO AS DISCUSSÕES SOBRE A ETAPA DA ENTRADA NA CARREIRA, PELO CONTRÁRIO, COBRAM DO RECÉM-DOCENTE A MESMA COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PROFESSORES OU AINDA UM MELHOR DESEMPENHO, ALEGANDO QUE ELE VEM COM CONHECIMENTOS ATUALIZADOS DA UNIVERSIDADE. APOIO: CAPES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIALIZAÇÃO PROFISISONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID678_30042019000037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo."
    "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52896
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 678
    "titulo" => "O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "ESTUDOS A RESPEITO DO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE TÊM REVELADO QUE NESSE PERÍODO, CORRESPONDENTE AOS PRIMEIROS ANOS DE INTERVENÇÃO, OCORRE À TRANSIÇÃO DA VIDA DE ESTUDANTE PARA O MUNDO DO TRABALHO, CONFIGURANDO-SE COMO TEMPO DE APRENDIZAGEM, NO QUAL O PROFESSOR PASSA POR UM CONFRONTO COM A DURA E COMPLEXA REALIDADE DO EXERCÍCIO DOCENTE. ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES, DESEQUILÍBRIOS E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS QUANTO AO UNIVERSO PROFISSIONAL. PORTANTO, É NUM CENÁRIO MARCADO POR TENSÕES E APRENDIZAGENS INTENSIVAS QUE OS PROFESSORES INICIANTES DEVEM ADQUIRIR CONHECIMENTO PROFISSIONAL ALÉM DE CONSEGUIREM MANTER CERTO EQUILÍBRIO PESSOAL. É TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OS PROFESSORES COMEÇAM A REFLETIR SOBRE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS ESTUDANTIS (SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA), BEM COMO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL, POIS BUSCAM IDENTIFICAR O FOI SIGNIFICATIVO, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS LACUNAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, NO PRESENTE ESTUDO TIVEMOS COMO FOCO O CAMPO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS COMO JÁ ELUCIDADO, O CICLO INICIAL DA PROFISSÃO TRAZ SUBJACENTE A ELE, UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS, IMPORTANTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. CONTUDO, É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO DE ATUAÇÃO. ASSIM, O FOCO DA PRESENTE PESQUISA CONCENTRA-SE EM PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, À ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA, VERIFICAMOS QUE TAIS PROFESSORES VIVEM, POR UM LADO, SITUAÇÕES, DILEMAS QUE SÃO COMUNS AOS DEMAIS PROFESSORES DA ESCOLA (BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA; CONFLITOS COM OS ALUNOS). CONTUDO, POR OUTRO LADO, ENFRENTAM DIFICULDADES QUE SÃO PRÓPRIAS DO ENSINO DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA (FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS; FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES). DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE O PROFESSOR PRECISA SE ADAPTAR AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, CONSTITUINDO UMA ROTINA DE TRABALHO, ASSIM COMO NÃO DEIXAR QUE AS ADVERSIDADES DO CONTEXTO O LEVEM AO ABANDONO DA PROFISSÃO. POR FIM, A GRANDE QUESTÃO QUE EMERGE É QUE PARECE QUE NEM AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS E NEM OS SISTEMAS ESCOLARES, TEM DADO A DEVIDA ATENÇÃO AS DISCUSSÕES SOBRE A ETAPA DA ENTRADA NA CARREIRA, PELO CONTRÁRIO, COBRAM DO RECÉM-DOCENTE A MESMA COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PROFESSORES OU AINDA UM MELHOR DESEMPENHO, ALEGANDO QUE ELE VEM COM CONHECIMENTOS ATUALIZADOS DA UNIVERSIDADE. APOIO: CAPES."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIALIZAÇÃO PROFISISONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID678_30042019000037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo."
    "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

ESTUDOS A RESPEITO DO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE TÊM REVELADO QUE NESSE PERÍODO, CORRESPONDENTE AOS PRIMEIROS ANOS DE INTERVENÇÃO, OCORRE À TRANSIÇÃO DA VIDA DE ESTUDANTE PARA O MUNDO DO TRABALHO, CONFIGURANDO-SE COMO TEMPO DE APRENDIZAGEM, NO QUAL O PROFESSOR PASSA POR UM CONFRONTO COM A DURA E COMPLEXA REALIDADE DO EXERCÍCIO DOCENTE. ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES, DESEQUILÍBRIOS E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS QUANTO AO UNIVERSO PROFISSIONAL. PORTANTO, É NUM CENÁRIO MARCADO POR TENSÕES E APRENDIZAGENS INTENSIVAS QUE OS PROFESSORES INICIANTES DEVEM ADQUIRIR CONHECIMENTO PROFISSIONAL ALÉM DE CONSEGUIREM MANTER CERTO EQUILÍBRIO PESSOAL. É TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OS PROFESSORES COMEÇAM A REFLETIR SOBRE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS ESTUDANTIS (SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA), BEM COMO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL, POIS BUSCAM IDENTIFICAR O FOI SIGNIFICATIVO, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS LACUNAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, NO PRESENTE ESTUDO TIVEMOS COMO FOCO O CAMPO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS COMO JÁ ELUCIDADO, O CICLO INICIAL DA PROFISSÃO TRAZ SUBJACENTE A ELE, UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS, IMPORTANTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. CONTUDO, É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO DE ATUAÇÃO. ASSIM, O FOCO DA PRESENTE PESQUISA CONCENTRA-SE EM PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, À ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA, VERIFICAMOS QUE TAIS PROFESSORES VIVEM, POR UM LADO, SITUAÇÕES, DILEMAS QUE SÃO COMUNS AOS DEMAIS PROFESSORES DA ESCOLA (BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA; CONFLITOS COM OS ALUNOS). CONTUDO, POR OUTRO LADO, ENFRENTAM DIFICULDADES QUE SÃO PRÓPRIAS DO ENSINO DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA (FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS; FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES). DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE O PROFESSOR PRECISA SE ADAPTAR AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, CONSTITUINDO UMA ROTINA DE TRABALHO, ASSIM COMO NÃO DEIXAR QUE AS ADVERSIDADES DO CONTEXTO O LEVEM AO ABANDONO DA PROFISSÃO. POR FIM, A GRANDE QUESTÃO QUE EMERGE É QUE PARECE QUE NEM AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS E NEM OS SISTEMAS ESCOLARES, TEM DADO A DEVIDA ATENÇÃO AS DISCUSSÕES SOBRE A ETAPA DA ENTRADA NA CARREIRA, PELO CONTRÁRIO, COBRAM DO RECÉM-DOCENTE A MESMA COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PROFESSORES OU AINDA UM MELHOR DESEMPENHO, ALEGANDO QUE ELE VEM COM CONHECIMENTOS ATUALIZADOS DA UNIVERSIDADE. APOIO: CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.