Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DE ENSINO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EM QUESTÃO, AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO, ESTÁGIO CURRICULAR, ESTÁGIO CURRICULAR Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52919
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁTICA DE ENSINO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:   EM QUESTÃO, AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TRATA DA PRÁTICA COMO LUGAR DE FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES, CONSIDERANDO QUE AS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS (BRASIL, 1996), POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE (BRASIL, 2002; 2004; 2015) E DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (BRASIL, 2008) PASSARAM A PRIVILEGIAR UMA  PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PAUTADA EM UM CORPO DE CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO PRÁTICA. NA EDUCAÇÃO SUBSTITUI-SE O PARADIGMA DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR PELO PARADIGMA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. EMBORA HAJA ESSE DIMENSIONAMENTO SE QUESTIONA:  QUAL É IDADE DO ENSINO QUE SE ENCONTRA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES? PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR E ANALISAR NAS PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE IES OS ELEMENTOS QUE PODEM CARACTERIZAR PERSPECTIVAS DE UM PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO. OPTA-SE PELO ESTUDO EXPLORATÓRIO, ESCOLHENDO COMO PARTICIPANTES QUATRO UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS E UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E QUATRO ORIENTADORES DE ESTÁGIO E COMO TÉCNICAS: ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS SE PODE OBSERVAR QUE: AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SÃO DIFERENTES NAS TRÊS IES, HAVENDO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE USP E UNICAMP POR DIVIDIREM PARTE DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO ENTRE AS FACULDADES DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO QUE NA UNESP/RC E UFSCAR O ESTÁGIO FICA CENTRALIZADO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E NO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO.  PORÉM,  A SUPERVISÃO NAS ESCOLAS É DIFERENTE POR PARTE DAS IES. EM COMUM, NAS IES, SE OBSERVA NA FORMAÇÃO/ORIENTAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS UMA PREOCUPAÇÃO COM A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO; A TENTATIVA POR PARTE DOS ORIENTADORES EM TRABALHAR A QUESTÃO DA GESTÃO DA CLASSE E DO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS; ANÁLISE DO ENSINO REALIZADO NOS RELATÓRIOS; O RECONHECIMENTO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DO PROFESSOR SUPERVISOR COMO ALGUÉM QUE PODE SE TORNAR UM PARCEIRO DO PROCESSO FORMATIVO.  OS DADOS APONTAM PARA UM CONHECIMENTO DE BASE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, BEM COMO ELUCIDAM QUE HÁ UMA LIMITAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS E PRÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM TODO. NO ENTANTO, TAMBÉM HÁ UMA PRÁTICA PROFISSIONAL QUE PASSA A SER ANALISADA E FUNDAMENTADA, EM PARTICULAR NA UNESP/RC, ASSIM COMO A BUSCA DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA MAIS CONCRETA, BEM COMO COMEÇA A HAVER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E TRABALHOS CONJUNTOS. CONCLUIU-SE QUE HÁ PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO; MODELOS DE ALTERNÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, ENVOLVENDO PRÁTICAS DE UMA CULTURA MAIS ATIVA E DE DIMENSÕES EXPERIENCIAIS DENTRO E FORA DOS MUROS DA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO, ESTÁGIO CURRICULAR, ESTÁGIO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID686_29042019235857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO"
    "autor_nome_curto" => "SOUZA NETO"
    "autor_email" => "samuel.souza.neto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52919
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁTICA DE ENSINO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:   EM QUESTÃO, AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TRATA DA PRÁTICA COMO LUGAR DE FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES, CONSIDERANDO QUE AS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS (BRASIL, 1996), POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE (BRASIL, 2002; 2004; 2015) E DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (BRASIL, 2008) PASSARAM A PRIVILEGIAR UMA  PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PAUTADA EM UM CORPO DE CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO PRÁTICA. NA EDUCAÇÃO SUBSTITUI-SE O PARADIGMA DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR PELO PARADIGMA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. EMBORA HAJA ESSE DIMENSIONAMENTO SE QUESTIONA:  QUAL É IDADE DO ENSINO QUE SE ENCONTRA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES? PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR E ANALISAR NAS PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE IES OS ELEMENTOS QUE PODEM CARACTERIZAR PERSPECTIVAS DE UM PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO. OPTA-SE PELO ESTUDO EXPLORATÓRIO, ESCOLHENDO COMO PARTICIPANTES QUATRO UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS E UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E QUATRO ORIENTADORES DE ESTÁGIO E COMO TÉCNICAS: ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS SE PODE OBSERVAR QUE: AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SÃO DIFERENTES NAS TRÊS IES, HAVENDO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE USP E UNICAMP POR DIVIDIREM PARTE DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO ENTRE AS FACULDADES DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO QUE NA UNESP/RC E UFSCAR O ESTÁGIO FICA CENTRALIZADO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E NO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO.  PORÉM,  A SUPERVISÃO NAS ESCOLAS É DIFERENTE POR PARTE DAS IES. EM COMUM, NAS IES, SE OBSERVA NA FORMAÇÃO/ORIENTAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS UMA PREOCUPAÇÃO COM A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO; A TENTATIVA POR PARTE DOS ORIENTADORES EM TRABALHAR A QUESTÃO DA GESTÃO DA CLASSE E DO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS; ANÁLISE DO ENSINO REALIZADO NOS RELATÓRIOS; O RECONHECIMENTO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DO PROFESSOR SUPERVISOR COMO ALGUÉM QUE PODE SE TORNAR UM PARCEIRO DO PROCESSO FORMATIVO.  OS DADOS APONTAM PARA UM CONHECIMENTO DE BASE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, BEM COMO ELUCIDAM QUE HÁ UMA LIMITAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS E PRÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM TODO. NO ENTANTO, TAMBÉM HÁ UMA PRÁTICA PROFISSIONAL QUE PASSA A SER ANALISADA E FUNDAMENTADA, EM PARTICULAR NA UNESP/RC, ASSIM COMO A BUSCA DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA MAIS CONCRETA, BEM COMO COMEÇA A HAVER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E TRABALHOS CONJUNTOS. CONCLUIU-SE QUE HÁ PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO; MODELOS DE ALTERNÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, ENVOLVENDO PRÁTICAS DE UMA CULTURA MAIS ATIVA E DE DIMENSÕES EXPERIENCIAIS DENTRO E FORA DOS MUROS DA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO, ESTÁGIO CURRICULAR, ESTÁGIO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID686_29042019235857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO"
    "autor_nome_curto" => "SOUZA NETO"
    "autor_email" => "samuel.souza.neto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TRATA DA PRÁTICA COMO LUGAR DE FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES, CONSIDERANDO QUE AS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS (BRASIL, 1996), POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE (BRASIL, 2002; 2004; 2015) E DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (BRASIL, 2008) PASSARAM A PRIVILEGIAR UMA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PAUTADA EM UM CORPO DE CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO PRÁTICA. NA EDUCAÇÃO SUBSTITUI-SE O PARADIGMA DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR PELO PARADIGMA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. EMBORA HAJA ESSE DIMENSIONAMENTO SE QUESTIONA: QUAL É IDADE DO ENSINO QUE SE ENCONTRA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES? PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR E ANALISAR NAS PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE IES OS ELEMENTOS QUE PODEM CARACTERIZAR PERSPECTIVAS DE UM PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO. OPTA-SE PELO ESTUDO EXPLORATÓRIO, ESCOLHENDO COMO PARTICIPANTES QUATRO UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS E UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E QUATRO ORIENTADORES DE ESTÁGIO E COMO TÉCNICAS: ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS SE PODE OBSERVAR QUE: AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SÃO DIFERENTES NAS TRÊS IES, HAVENDO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE USP E UNICAMP POR DIVIDIREM PARTE DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO ENTRE AS FACULDADES DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO QUE NA UNESP/RC E UFSCAR O ESTÁGIO FICA CENTRALIZADO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E NO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO. PORÉM, A SUPERVISÃO NAS ESCOLAS É DIFERENTE POR PARTE DAS IES. EM COMUM, NAS IES, SE OBSERVA NA FORMAÇÃO/ORIENTAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS UMA PREOCUPAÇÃO COM A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO; A TENTATIVA POR PARTE DOS ORIENTADORES EM TRABALHAR A QUESTÃO DA GESTÃO DA CLASSE E DO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS; ANÁLISE DO ENSINO REALIZADO NOS RELATÓRIOS; O RECONHECIMENTO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DO PROFESSOR SUPERVISOR COMO ALGUÉM QUE PODE SE TORNAR UM PARCEIRO DO PROCESSO FORMATIVO. OS DADOS APONTAM PARA UM CONHECIMENTO DE BASE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, BEM COMO ELUCIDAM QUE HÁ UMA LIMITAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS E PRÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM TODO. NO ENTANTO, TAMBÉM HÁ UMA PRÁTICA PROFISSIONAL QUE PASSA A SER ANALISADA E FUNDAMENTADA, EM PARTICULAR NA UNESP/RC, ASSIM COMO A BUSCA DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA MAIS CONCRETA, BEM COMO COMEÇA A HAVER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E TRABALHOS CONJUNTOS. CONCLUIU-SE QUE HÁ PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO; MODELOS DE ALTERNÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, ENVOLVENDO PRÁTICAS DE UMA CULTURA MAIS ATIVA E DE DIMENSÕES EXPERIENCIAIS DENTRO E FORA DOS MUROS DA UNIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.