Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA.

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52625
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2916
    "inscrito_id" => 18752
    "titulo" => "SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => " SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA. Sérgio Luiz Gibim dos Santos[1] / sergiogibim.89@gmail.com / FCT-UNESP Mirella Horvatte Pacitti[2] / FCT-UNESP Heitor Perrud Tardin[3] / FCT-UNESP Zileide Cocato/Mestrado em Educação[4] / UNOESTE Márcia Regina Canhoto Lima[5] / FCT-UNESP Luiz Rogério Romero[6]/ FCT-UNESP Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES Resumo O presente trabalho busca contribuir para o Programa Residência Pedagógica, reforçando a importância qualitativa de oficinas que busquem articular Situações de Aprendizagem à teoria vista no processo de formação inicial de professores no interior das Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído no fim de fevereiro de 2018 pela Coordenação de Desenvolvimento Pessoal de Nível Superior - CAPES, como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, aperfeiçoando a formação prática das licenciaturas ao promover a imersão de licenciandos da segunda metade de seus cursos na escola de Educação Básica. Segundo o edital de lançamento, o PRP tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Residência Pedagógica Educação Física FCT-UNESP Um dos focos da Residência Pedagógica no curso de Educação Física FCT-UNESP é buscar estratégias que desenvolvam competências profissionais, que por sua vez, versam sobre procedimentos e que só se aprende em situações concretas. "Trata-se de aprender agir e a refletir sobre o contexto situacional em que se atua, sobre o que se faz e o que resulta dessa ação, levando em conta sua intencionalidade, o contexto em que ocorre e os sujeitos envolvidos" (BRASIL, 1999, p. 103). O trabalho foi desenvolvido a partir de uma oficina de "Situações de aprendizagem" que teve como objetivo central aproximar teoria e prática com o contexto real da Educação Básica partindo de situações do cotidiano escolar apresentadas pelas professoras preceptoras aos licenciandos. Foram organizados em diferentes grupos de discussão a fim de encontrar encaminhamentos resolutivos para as situações-problema. De acordo com BRASIL (1999), o que tratamos como "Situações de aprendizagem" podem ser denominados também como conhecimento experiencial, descrito como "o conhecimento construído na experiência articulado a uma reflexão sistemática sobre ela" (BRASIL1999, p. 102). A reunião foi dividida em três momentos: estudo prévio e discussão da Base Nacional Curricular Comum; divisão em grupos para reflexão acerca das situações-problema reais referentes ao efetivo exercício profissional de docente apresentadas pelas professoras preceptoras; e plenária geral entre os graduandos, professoras preceptoras e docente orientador. No segundo momento da oficina, cada grupo gerou texto documentando os problemas recorrentes nas aulas de Educação Física da rede pública e respectivos procedimentos para atuação docente. Os temas abordados situaram entre: "falta e má conservação de materiais; aumentar a participação dos alunos nas aulas práticas e; o trabalho com alunos que vão para às aulas de Educação Física Escolar sem vestimentas consideradas adequadas à prática de atividades físicas". E mesmo tendo situações diferentes entre si, os grupos apresentaram possíveis soluções semelhantes, sendo: "valorizar a experiência prévia dos alunos, dialogar com a importância sobre as aulas, favorecer reflexões coletivas sobre o tema; aplicar jogos cooperativos; além de produzir o material para se utilizar na aula, conservar para que outra turma possa aproveitar e; convidar profissional especialista na modalidade para demonstrar e propiciar uma vivência e colaborar com o trabalho do professor". Por fim, as propostas de soluções foram discutidas em plenária com todos participantes do programa, se tornando um momento rico de debate e partilha de experiências. Indicou-se para os momentos posteriores a fundamentação teórica para o embasamento do trabalho construído. Foi possível perceber uma horizontalidade nos papeis, reforçando que o Programa Residência Pedagógica além de um componente importante para o processo de formação inicial de professores, também é significativo para formação continuada dos profissionais da Educação Básica. A oficina de conhecimento experiencial tem papel importante, pois promoveu uma aproximação inicial dos residentes com as escolas de desenvolvimento de trabalhos, auxiliando no processo de ambientação. Também, contribuiu ao desenvolver a competência profissional do professor ao buscar soluções apropriadas para cada situação diferente que se apresenta na escola, aliando seu conhecimento teórico e sua experiência pessoal e profissional. Considera-se que esta atividade tenha favorecido os encaminhamentos iniciais do Programa Residência Pedagógica e na aproximação da universidade e escola pública no processo de formação de professores. Palavras-chave: residência pedagógica, conhecimento experiencial, competências profissionais, Educação Física Referências BRASIL. Abílio Afonso Baeta Neves. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. PORTARIA GAB Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referenciais para formação de professores. MEC, 1999. [1] Residente Pedagógico. [2] Residente Pedagógica [3] Residente Pedagógico [4] Preceptora Residência Pedagógica"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ GIBIM DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52625
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2916
    "inscrito_id" => 18752
    "titulo" => "SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => " SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA. Sérgio Luiz Gibim dos Santos[1] / sergiogibim.89@gmail.com / FCT-UNESP Mirella Horvatte Pacitti[2] / FCT-UNESP Heitor Perrud Tardin[3] / FCT-UNESP Zileide Cocato/Mestrado em Educação[4] / UNOESTE Márcia Regina Canhoto Lima[5] / FCT-UNESP Luiz Rogério Romero[6]/ FCT-UNESP Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES Resumo O presente trabalho busca contribuir para o Programa Residência Pedagógica, reforçando a importância qualitativa de oficinas que busquem articular Situações de Aprendizagem à teoria vista no processo de formação inicial de professores no interior das Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído no fim de fevereiro de 2018 pela Coordenação de Desenvolvimento Pessoal de Nível Superior - CAPES, como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, aperfeiçoando a formação prática das licenciaturas ao promover a imersão de licenciandos da segunda metade de seus cursos na escola de Educação Básica. Segundo o edital de lançamento, o PRP tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Residência Pedagógica Educação Física FCT-UNESP Um dos focos da Residência Pedagógica no curso de Educação Física FCT-UNESP é buscar estratégias que desenvolvam competências profissionais, que por sua vez, versam sobre procedimentos e que só se aprende em situações concretas. "Trata-se de aprender agir e a refletir sobre o contexto situacional em que se atua, sobre o que se faz e o que resulta dessa ação, levando em conta sua intencionalidade, o contexto em que ocorre e os sujeitos envolvidos" (BRASIL, 1999, p. 103). O trabalho foi desenvolvido a partir de uma oficina de "Situações de aprendizagem" que teve como objetivo central aproximar teoria e prática com o contexto real da Educação Básica partindo de situações do cotidiano escolar apresentadas pelas professoras preceptoras aos licenciandos. Foram organizados em diferentes grupos de discussão a fim de encontrar encaminhamentos resolutivos para as situações-problema. De acordo com BRASIL (1999), o que tratamos como "Situações de aprendizagem" podem ser denominados também como conhecimento experiencial, descrito como "o conhecimento construído na experiência articulado a uma reflexão sistemática sobre ela" (BRASIL1999, p. 102). A reunião foi dividida em três momentos: estudo prévio e discussão da Base Nacional Curricular Comum; divisão em grupos para reflexão acerca das situações-problema reais referentes ao efetivo exercício profissional de docente apresentadas pelas professoras preceptoras; e plenária geral entre os graduandos, professoras preceptoras e docente orientador. No segundo momento da oficina, cada grupo gerou texto documentando os problemas recorrentes nas aulas de Educação Física da rede pública e respectivos procedimentos para atuação docente. Os temas abordados situaram entre: "falta e má conservação de materiais; aumentar a participação dos alunos nas aulas práticas e; o trabalho com alunos que vão para às aulas de Educação Física Escolar sem vestimentas consideradas adequadas à prática de atividades físicas". E mesmo tendo situações diferentes entre si, os grupos apresentaram possíveis soluções semelhantes, sendo: "valorizar a experiência prévia dos alunos, dialogar com a importância sobre as aulas, favorecer reflexões coletivas sobre o tema; aplicar jogos cooperativos; além de produzir o material para se utilizar na aula, conservar para que outra turma possa aproveitar e; convidar profissional especialista na modalidade para demonstrar e propiciar uma vivência e colaborar com o trabalho do professor". Por fim, as propostas de soluções foram discutidas em plenária com todos participantes do programa, se tornando um momento rico de debate e partilha de experiências. Indicou-se para os momentos posteriores a fundamentação teórica para o embasamento do trabalho construído. Foi possível perceber uma horizontalidade nos papeis, reforçando que o Programa Residência Pedagógica além de um componente importante para o processo de formação inicial de professores, também é significativo para formação continuada dos profissionais da Educação Básica. A oficina de conhecimento experiencial tem papel importante, pois promoveu uma aproximação inicial dos residentes com as escolas de desenvolvimento de trabalhos, auxiliando no processo de ambientação. Também, contribuiu ao desenvolver a competência profissional do professor ao buscar soluções apropriadas para cada situação diferente que se apresenta na escola, aliando seu conhecimento teórico e sua experiência pessoal e profissional. Considera-se que esta atividade tenha favorecido os encaminhamentos iniciais do Programa Residência Pedagógica e na aproximação da universidade e escola pública no processo de formação de professores. Palavras-chave: residência pedagógica, conhecimento experiencial, competências profissionais, Educação Física Referências BRASIL. Abílio Afonso Baeta Neves. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. PORTARIA GAB Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referenciais para formação de professores. MEC, 1999. [1] Residente Pedagógico. [2] Residente Pedagógica [3] Residente Pedagógico [4] Preceptora Residência Pedagógica"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ GIBIM DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO FÍSICA. Sérgio Luiz Gibim dos Santos[1] / sergiogibim.89@gmail.com / FCT-UNESP Mirella Horvatte Pacitti[2] / FCT-UNESP Heitor Perrud Tardin[3] / FCT-UNESP Zileide Cocato/Mestrado em Educação[4] / UNOESTE Márcia Regina Canhoto Lima[5] / FCT-UNESP Luiz Rogério Romero[6]/ FCT-UNESP Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES Resumo O presente trabalho busca contribuir para o Programa Residência Pedagógica, reforçando a importância qualitativa de oficinas que busquem articular Situações de Aprendizagem à teoria vista no processo de formação inicial de professores no interior das Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído no fim de fevereiro de 2018 pela Coordenação de Desenvolvimento Pessoal de Nível Superior - CAPES, como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, aperfeiçoando a formação prática das licenciaturas ao promover a imersão de licenciandos da segunda metade de seus cursos na escola de Educação Básica. Segundo o edital de lançamento, o PRP tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Residência Pedagógica Educação Física FCT-UNESP Um dos focos da Residência Pedagógica no curso de Educação Física FCT-UNESP é buscar estratégias que desenvolvam competências profissionais, que por sua vez, versam sobre procedimentos e que só se aprende em situações concretas. "Trata-se de aprender agir e a refletir sobre o contexto situacional em que se atua, sobre o que se faz e o que resulta dessa ação, levando em conta sua intencionalidade, o contexto em que ocorre e os sujeitos envolvidos" (BRASIL, 1999, p. 103). O trabalho foi desenvolvido a partir de uma oficina de "Situações de aprendizagem" que teve como objetivo central aproximar teoria e prática com o contexto real da Educação Básica partindo de situações do cotidiano escolar apresentadas pelas professoras preceptoras aos licenciandos. Foram organizados em diferentes grupos de discussão a fim de encontrar encaminhamentos resolutivos para as situações-problema. De acordo com BRASIL (1999), o que tratamos como "Situações de aprendizagem" podem ser denominados também como conhecimento experiencial, descrito como "o conhecimento construído na experiência articulado a uma reflexão sistemática sobre ela" (BRASIL1999, p. 102). A reunião foi dividida em três momentos: estudo prévio e discussão da Base Nacional Curricular Comum; divisão em grupos para reflexão acerca das situações-problema reais referentes ao efetivo exercício profissional de docente apresentadas pelas professoras preceptoras; e plenária geral entre os graduandos, professoras preceptoras e docente orientador. No segundo momento da oficina, cada grupo gerou texto documentando os problemas recorrentes nas aulas de Educação Física da rede pública e respectivos procedimentos para atuação docente. Os temas abordados situaram entre: "falta e má conservação de materiais; aumentar a participação dos alunos nas aulas práticas e; o trabalho com alunos que vão para às aulas de Educação Física Escolar sem vestimentas consideradas adequadas à prática de atividades físicas". E mesmo tendo situações diferentes entre si, os grupos apresentaram possíveis soluções semelhantes, sendo: "valorizar a experiência prévia dos alunos, dialogar com a importância sobre as aulas, favorecer reflexões coletivas sobre o tema; aplicar jogos cooperativos; além de produzir o material para se utilizar na aula, conservar para que outra turma possa aproveitar e; convidar profissional especialista na modalidade para demonstrar e propiciar uma vivência e colaborar com o trabalho do professor". Por fim, as propostas de soluções foram discutidas em plenária com todos participantes do programa, se tornando um momento rico de debate e partilha de experiências. Indicou-se para os momentos posteriores a fundamentação teórica para o embasamento do trabalho construído. Foi possível perceber uma horizontalidade nos papeis, reforçando que o Programa Residência Pedagógica além de um componente importante para o processo de formação inicial de professores, também é significativo para formação continuada dos profissionais da Educação Básica. A oficina de conhecimento experiencial tem papel importante, pois promoveu uma aproximação inicial dos residentes com as escolas de desenvolvimento de trabalhos, auxiliando no processo de ambientação. Também, contribuiu ao desenvolver a competência profissional do professor ao buscar soluções apropriadas para cada situação diferente que se apresenta na escola, aliando seu conhecimento teórico e sua experiência pessoal e profissional. Considera-se que esta atividade tenha favorecido os encaminhamentos iniciais do Programa Residência Pedagógica e na aproximação da universidade e escola pública no processo de formação de professores. Palavras-chave: residência pedagógica, conhecimento experiencial, competências profissionais, Educação Física Referências BRASIL. Abílio Afonso Baeta Neves. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. PORTARIA GAB Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referenciais para formação de professores. MEC, 1999. [1] Residente Pedagógico. [2] Residente Pedagógica [3] Residente Pedagógico [4] Preceptora Residência Pedagógica

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.