Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE LICENCIATURA E A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

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A faculdade oferta atualmente três cursos: Ciências Biológicas, Química e Pedagogia, ambos licenciatura. A FAEC proporciona sempre algumas atividades que mobilizam os três cursos, porém o envolvimento desses tende a ser segregantes, pois não há correlações diretas aplicáveis que liguem um curso ao outro, principalmente, quanto se relaciona Ciências Biológicas e Química à pedagogia, uma vez que as licenciaturas de Química e Biologia estão intimamente relacionadas, enquanto a pedagogia fica à parte. Ultrapassando esses limites, alguns alunos do terceiro semestre de ciências biológicas, uma vez concluída a disciplina de fundamentos de geociências, foram convidados pela professora desta, a ministrar uma apresentação com a utilização de maquete sobre vulcanismo na turma do sétimo semestre de pedagogia na disciplina de ensino de ciências, ressaltando os pontos que mais poderiam ser vistos em ciências do fundamental l, uma das áreas de atuação a qual a pedagogia é aplicada. Para facilitar a troca de experiências entre cursos e os semestres diferentes, visando proporcionar a integração entre um curso de humanas e outro de exatas, foi proposto aos que assistiam à aula, que interagissem com os ministrantes, sobre conteúdos pesquisados por eles ou aprendidos nas séries correspondentes. Para que o processo de ensino-aprendizagem fosse o mais claro possível, os alunos da Biologia levaram uma maquete (modelo 3D) de um vulcão produzido por eles, para que houvesse uma aproximação maior do objeto de estudo e uma visualização do conteúdo apresentado, fazendo uso do recurso que poderia ser utilizado em qualquer outra escola pública, devido à formação que ambos buscam. Como a turma apresenta na grade curricular apenas uma disciplina sobre o ensino de ciências, essa vivência do conteúdo de ciências é pouca quando comparada com os alunos da Biologia, uma vez que estes se dedicam para o total estudo da ciência e suas vertentes, por isso, a interação e o uso da estratégia foram de grande importância para o aprendizado, além de ser um primeiro contato com a docência, pois sai do contexto de ficar apenas na sua turma e ir para um ambiente novo. A estratégia fez com que a aula se tornasse mais dinâmica, permitindo que os alunos da Pedagogia absorvessem e interagissem melhor com o conteúdo, tirando-os da rotina e da relação padrão de professor - aluno, havendo uma facilidade por parte dos licenciandos de Pedagogia para entender o conteúdo exposto. Estes demonstraram interesse em conhecer mais sobre o vulcanismo, pois se interessavam pelo conteúdo, mas não tinham muitas informações. A maquete possibilitava a realização de uma prática que ilustrava como acontece a erupção de um vulcão, porém essa prática não foi realizada no dia da apresentação, pois apesar dos materiais utilizados para esta experiência serem comercializados facilmente, os discentes da Biologia não os tinham no momento. Com o exposto conclui-se que a apresentação da maquete foi importante para os dois cursos, já que ambas as turmas se beneficiaram de conhecimentos e vivências novas e diferentes. Para os licenciandos de Ciências Biológicas, houve um contanto mais íntimo com a docência por um momento e ainda em semestre relativamente cedo, proporcionando a eles a chance de experimentar a profissão na qual estavam se iniciando e indagar-se quesitos a serem fortificados durante toda a extensão do curso, além de apresentar uma estratégia que pode ser utilizada por ambos os cursos futuramente, demostrando que essa estratégia é eficiente quando se trata tanto do ensino em séries iniciais (fundamental I) quanto nos anos finais (fundamental II) e ensino médio. Na medida que para os da Pedagogia, adquiriram conhecimentos de uma área que até então era distante deles, embora esteja em sua grade e na futura profissão. A atividade ainda pode ser vista como um exemplo de interdisciplinaridade, bastante requisitada na profissão da docência, porém um tanto quanto complexa, uma vez que os cursos de licenciatura não preparam os profissionais para essa aplicação especificamente, pois eles geralmente tem como finalidade principal formar o docente apenas na sua área, deixando-o as vezes um pouco alheio ao contexto mais amplo das outras áreas. Por fim é importante ressaltar que a maquete foi uma estratégia assertiva por se mostrar como um atrativo aos discentes da Pedagogia, pois eles puderam ver de perto seu objeto de estudo. Palavras-chave: Integração, Estratégia didática, Maquete, Interdisciplinaridade"
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Nas universidades quando os cursos são de áreas completamente distintas, pode ocorrer o distanciamento entre os alunos de cursos, causado muitas vezes pela falta de interação entre os mesmos, principalmente quando esses cursos são de áreas completamente distintas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Esse distanciamento não se faz necessário e, por muitas vezes, pode privar os estudantes de alguns benefícios, como por exemplo, uma troca de experiência entre alunos, podendo ainda, prejudicá-los no processo de formação para os profissionais que virão a ser, fazendo com que tenham uma visão limitada e individualista, quando inseridos no mercado de trabalho. Baseado nisso o trabalho tem como objetivo relatar a experiência ocorrida entre as turmas de licenciatura em ciências biológicas e pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - Campus Crateús/FAEC. A faculdade oferta atualmente três cursos: Ciências Biológicas, Química e Pedagogia, ambos licenciatura. 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Para facilitar a troca de experiências entre cursos e os semestres diferentes, visando proporcionar a integração entre um curso de humanas e outro de exatas, foi proposto aos que assistiam à aula, que interagissem com os ministrantes, sobre conteúdos pesquisados por eles ou aprendidos nas séries correspondentes. Para que o processo de ensino-aprendizagem fosse o mais claro possível, os alunos da Biologia levaram uma maquete (modelo 3D) de um vulcão produzido por eles, para que houvesse uma aproximação maior do objeto de estudo e uma visualização do conteúdo apresentado, fazendo uso do recurso que poderia ser utilizado em qualquer outra escola pública, devido à formação que ambos buscam. 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