Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PALESTRAS

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52458
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 55066
    "titulo" => "PALESTRAS"
    "resumo" => "Refletir sobre a evasão escolar é bastante delicado ao mesmo tempo uma questão assustadora, principalmente, quando nossa busca incessante, enquanto docente, é pela permanência de nossos alunos no sistema educacional. Mesmo sendo um tema assustador, ela, a evasão, é um fenômeno que ocorre em todos os níveis de educação, embora, muitas vezes constata-se que os olhares se dirigem, inicialmente, para o ensino fundamental. Mas, no nosso caso, vamos fazer uma breve incursão pelo ensino superior, especialmente, no curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus Maracanaú e, nesse breve mergulho reflexivo, tentar compreender, discutir, propor estratégias e ações que possam direcionar a reversão desse preocupante cenário. O momento é inquietador, dispensa palavras bonitas e discursos redundantes e, nos coloca de frente com um problema sério que merece, urgentemente, solução ou caminhos que nos conduzam a minimizá-lo em curto espaço de tempo. Sabe-se que a priori a evasão é um fenômeno muito complexo, e bastante comum às Instituições e ensino no mundo contemporâneo. Essa complexidade não é casual, tem geralmente, como tudo na vida, um motivo e uma razão de ser que precisa, primeiramente, ser investigado, amadurecido com todos atores educacionais para depois, num coletivo de sujeitos vislumbrar ações que minimizem esse angustiante cenário. Esse tema tem sido estudado e analisado, principalmente, nos países de primeiro mundo, e tem demonstrado que ele não é isolado de outros problemas. Fato que se torna necessário debruçar-se para compreender outros cenários que estão relacionados ao tema evasão escolar. Apesar dos avanços históricos significativos no que diz respeito à democratização e à ampliação do acesso ao ensino superior, ainda se percebe um cenário complexo em que convergem diversas problemáticas, tais como: a ociosidade de vagas no ensino superior, demanda reprimida e baixo número de estudantes universitários (PEREIRA, 2003). Outro fator de relevância a ser considerado para compreensão do cenário educacional da educação superior brasileira, diz respeito aos índices de conclusão dos cursos, em especial, na esfera federal, onde foram implementadas a maioria das ações de reestruturação do ensino superior. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, os índices de conclusão dos cursos nas instituições federais têm sido inferiores à metade dos alunos ingressantes. Na série histórica, de 2009 a 2012, observa-se que houve apenas 46% de alunos que concluíram o curso e na série de 2011 a 2014, apenas 41% de concludentes (INEP, 2004, 2014). Em outras palavras, a evasão, a ociosidade, o não preenchimento de vagas, a retenção de alunos, tudo isso é fator gerador de imobilismo e não crescimento educacional. O fenômeno da evasão escolar é complexo e bastante preocupante, principalmente, num curso de Licenciatura em Química de formação superior. Onde está o nascedouro do problema, sua origem? Quando ouvimos e escutamos de maneira respeitosa os alunos, eles nos apresentam respostas, descrevem suas dificuldades e apresentam suas percepções e as causas que o levaram a determinadas tomadas de atitudes. Isso nos possibilitará um novo olhar, a partir das causas reveladas e numa nova dimensão refletida, propor ações, de maneira coletiva e consciente, onde todos atores estejam envolvidos para a criação de um novo cenário. Dito isto, tomamos a inciativa, juntamente com os alunos e professores da licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú, e partimos para o que poderíamos criar, construir e dinamizar, a partir das reflexões, mudanças de cenários para o campus e o curso, objetivando movimentar de forma saudável todos os espaços da instituição. Assim inicia-se a primeira ponta pé do Projeto Participação, Atividades, Integração e Didática - PAID, junto aos alunos do curso de Licenciatura em Química para desenvolver habilidades em ambiente escolar e para favorecer a valorização do professor em sala de aula, tendo como único objetivo, tornar o curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú referência de qualidade em ensino, pesquisa e extensão. O projeto teve como metodologia, a realização de mesas redondas, palestras, minicursos, seminários, produção de vídeos de aulas, entre outros. O foco é a aprendizagem contínua dos alunos, na perspectiva da integração dos alunos e professores e servidores da instituição. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. Outro ponto forte do projeto é o fortalecimento do curso de licenciatura em Química, já que a participação dos alunos nos preparativos de cada evento, os torna comprometidos com a formação e inaugura-se uma identidade com o fazer pedagógico de forma crítica e participativa. Por outro lado, o projeto na sua essência, ajudou a manter a permanência dos alunos na licenciatura e projetou o curso de licenciatura em química, reduzindo a evasão e possibilitando uma maior visibilidade do curso perante a comunidade escolar e periférica. Essas ações produzidas por conta do Projeto PAID, permitiram uma visibilidade, participação, integração, fortalecimento da identidade com a licenciatura em Química e, consequentemente melhoria na divulgação do curso nos ambientes internos e externos ao campus. Cada evento teve a abordagem de uma temática de interesse coletivo como: Educação, Formação Docente, O Papel do Químico na Indústria e o Papel da Escola, A Química na Sala de Aula, A Motivação de Aprendizagem, e todos demonstraram interesse e revelaram suas satisfações com os eventos e com o curso. O Projeto vem acontecendo, uma vez por mês e já existem outras propostas de intervenção junto aos professores, técnicos e alunos. Cada encontro é computado as horas de participação com atividades complementares curricular e já começa a despertar interesse de outro campus e de outras escolas do município. Registra-se que o Projeto PAID está só começando pois muitas estão sendo as novas sugestões de intervenção e combate à evasão na escola. Constitui-se num desafio, mas torna-se gratificante quando vemos jovens se interessarem pela licenciatura num cenário que precisa de políticas públicas de valorização do professor. Referências BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paideia. FFCLRP. USP, Rib. Preto,5, Agosto, 1993. Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino Experiências exitosa: ações com foco na permanência e êxito dos estudantes do IFCE: VI Fórum Institucional de Ensino do IFCE 2016./ Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino. Organizado por Ana Cláudia Uchôa Araújo, Ana Leila Freitas Maciel e Jarbiani Sucupira Alves de Castro. - Fortaleza: IFCE, 2017 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55066-28112018-232338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CESAR RABELO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52458
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 55066
    "titulo" => "PALESTRAS"
    "resumo" => "Refletir sobre a evasão escolar é bastante delicado ao mesmo tempo uma questão assustadora, principalmente, quando nossa busca incessante, enquanto docente, é pela permanência de nossos alunos no sistema educacional. Mesmo sendo um tema assustador, ela, a evasão, é um fenômeno que ocorre em todos os níveis de educação, embora, muitas vezes constata-se que os olhares se dirigem, inicialmente, para o ensino fundamental. Mas, no nosso caso, vamos fazer uma breve incursão pelo ensino superior, especialmente, no curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus Maracanaú e, nesse breve mergulho reflexivo, tentar compreender, discutir, propor estratégias e ações que possam direcionar a reversão desse preocupante cenário. O momento é inquietador, dispensa palavras bonitas e discursos redundantes e, nos coloca de frente com um problema sério que merece, urgentemente, solução ou caminhos que nos conduzam a minimizá-lo em curto espaço de tempo. Sabe-se que a priori a evasão é um fenômeno muito complexo, e bastante comum às Instituições e ensino no mundo contemporâneo. Essa complexidade não é casual, tem geralmente, como tudo na vida, um motivo e uma razão de ser que precisa, primeiramente, ser investigado, amadurecido com todos atores educacionais para depois, num coletivo de sujeitos vislumbrar ações que minimizem esse angustiante cenário. Esse tema tem sido estudado e analisado, principalmente, nos países de primeiro mundo, e tem demonstrado que ele não é isolado de outros problemas. Fato que se torna necessário debruçar-se para compreender outros cenários que estão relacionados ao tema evasão escolar. Apesar dos avanços históricos significativos no que diz respeito à democratização e à ampliação do acesso ao ensino superior, ainda se percebe um cenário complexo em que convergem diversas problemáticas, tais como: a ociosidade de vagas no ensino superior, demanda reprimida e baixo número de estudantes universitários (PEREIRA, 2003). Outro fator de relevância a ser considerado para compreensão do cenário educacional da educação superior brasileira, diz respeito aos índices de conclusão dos cursos, em especial, na esfera federal, onde foram implementadas a maioria das ações de reestruturação do ensino superior. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, os índices de conclusão dos cursos nas instituições federais têm sido inferiores à metade dos alunos ingressantes. Na série histórica, de 2009 a 2012, observa-se que houve apenas 46% de alunos que concluíram o curso e na série de 2011 a 2014, apenas 41% de concludentes (INEP, 2004, 2014). Em outras palavras, a evasão, a ociosidade, o não preenchimento de vagas, a retenção de alunos, tudo isso é fator gerador de imobilismo e não crescimento educacional. O fenômeno da evasão escolar é complexo e bastante preocupante, principalmente, num curso de Licenciatura em Química de formação superior. Onde está o nascedouro do problema, sua origem? Quando ouvimos e escutamos de maneira respeitosa os alunos, eles nos apresentam respostas, descrevem suas dificuldades e apresentam suas percepções e as causas que o levaram a determinadas tomadas de atitudes. Isso nos possibilitará um novo olhar, a partir das causas reveladas e numa nova dimensão refletida, propor ações, de maneira coletiva e consciente, onde todos atores estejam envolvidos para a criação de um novo cenário. Dito isto, tomamos a inciativa, juntamente com os alunos e professores da licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú, e partimos para o que poderíamos criar, construir e dinamizar, a partir das reflexões, mudanças de cenários para o campus e o curso, objetivando movimentar de forma saudável todos os espaços da instituição. Assim inicia-se a primeira ponta pé do Projeto Participação, Atividades, Integração e Didática - PAID, junto aos alunos do curso de Licenciatura em Química para desenvolver habilidades em ambiente escolar e para favorecer a valorização do professor em sala de aula, tendo como único objetivo, tornar o curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú referência de qualidade em ensino, pesquisa e extensão. O projeto teve como metodologia, a realização de mesas redondas, palestras, minicursos, seminários, produção de vídeos de aulas, entre outros. O foco é a aprendizagem contínua dos alunos, na perspectiva da integração dos alunos e professores e servidores da instituição. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. Outro ponto forte do projeto é o fortalecimento do curso de licenciatura em Química, já que a participação dos alunos nos preparativos de cada evento, os torna comprometidos com a formação e inaugura-se uma identidade com o fazer pedagógico de forma crítica e participativa. Por outro lado, o projeto na sua essência, ajudou a manter a permanência dos alunos na licenciatura e projetou o curso de licenciatura em química, reduzindo a evasão e possibilitando uma maior visibilidade do curso perante a comunidade escolar e periférica. Essas ações produzidas por conta do Projeto PAID, permitiram uma visibilidade, participação, integração, fortalecimento da identidade com a licenciatura em Química e, consequentemente melhoria na divulgação do curso nos ambientes internos e externos ao campus. Cada evento teve a abordagem de uma temática de interesse coletivo como: Educação, Formação Docente, O Papel do Químico na Indústria e o Papel da Escola, A Química na Sala de Aula, A Motivação de Aprendizagem, e todos demonstraram interesse e revelaram suas satisfações com os eventos e com o curso. O Projeto vem acontecendo, uma vez por mês e já existem outras propostas de intervenção junto aos professores, técnicos e alunos. Cada encontro é computado as horas de participação com atividades complementares curricular e já começa a despertar interesse de outro campus e de outras escolas do município. Registra-se que o Projeto PAID está só começando pois muitas estão sendo as novas sugestões de intervenção e combate à evasão na escola. Constitui-se num desafio, mas torna-se gratificante quando vemos jovens se interessarem pela licenciatura num cenário que precisa de políticas públicas de valorização do professor. Referências BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paideia. FFCLRP. USP, Rib. Preto,5, Agosto, 1993. Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino Experiências exitosa: ações com foco na permanência e êxito dos estudantes do IFCE: VI Fórum Institucional de Ensino do IFCE 2016./ Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino. Organizado por Ana Cláudia Uchôa Araújo, Ana Leila Freitas Maciel e Jarbiani Sucupira Alves de Castro. - Fortaleza: IFCE, 2017 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55066-28112018-232338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CESAR RABELO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Refletir sobre a evasão escolar é bastante delicado ao mesmo tempo uma questão assustadora, principalmente, quando nossa busca incessante, enquanto docente, é pela permanência de nossos alunos no sistema educacional. Mesmo sendo um tema assustador, ela, a evasão, é um fenômeno que ocorre em todos os níveis de educação, embora, muitas vezes constata-se que os olhares se dirigem, inicialmente, para o ensino fundamental. Mas, no nosso caso, vamos fazer uma breve incursão pelo ensino superior, especialmente, no curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus Maracanaú e, nesse breve mergulho reflexivo, tentar compreender, discutir, propor estratégias e ações que possam direcionar a reversão desse preocupante cenário. O momento é inquietador, dispensa palavras bonitas e discursos redundantes e, nos coloca de frente com um problema sério que merece, urgentemente, solução ou caminhos que nos conduzam a minimizá-lo em curto espaço de tempo. Sabe-se que a priori a evasão é um fenômeno muito complexo, e bastante comum às Instituições e ensino no mundo contemporâneo. Essa complexidade não é casual, tem geralmente, como tudo na vida, um motivo e uma razão de ser que precisa, primeiramente, ser investigado, amadurecido com todos atores educacionais para depois, num coletivo de sujeitos vislumbrar ações que minimizem esse angustiante cenário. Esse tema tem sido estudado e analisado, principalmente, nos países de primeiro mundo, e tem demonstrado que ele não é isolado de outros problemas. Fato que se torna necessário debruçar-se para compreender outros cenários que estão relacionados ao tema evasão escolar. Apesar dos avanços históricos significativos no que diz respeito à democratização e à ampliação do acesso ao ensino superior, ainda se percebe um cenário complexo em que convergem diversas problemáticas, tais como: a ociosidade de vagas no ensino superior, demanda reprimida e baixo número de estudantes universitários (PEREIRA, 2003). Outro fator de relevância a ser considerado para compreensão do cenário educacional da educação superior brasileira, diz respeito aos índices de conclusão dos cursos, em especial, na esfera federal, onde foram implementadas a maioria das ações de reestruturação do ensino superior. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, os índices de conclusão dos cursos nas instituições federais têm sido inferiores à metade dos alunos ingressantes. Na série histórica, de 2009 a 2012, observa-se que houve apenas 46% de alunos que concluíram o curso e na série de 2011 a 2014, apenas 41% de concludentes (INEP, 2004, 2014). Em outras palavras, a evasão, a ociosidade, o não preenchimento de vagas, a retenção de alunos, tudo isso é fator gerador de imobilismo e não crescimento educacional. O fenômeno da evasão escolar é complexo e bastante preocupante, principalmente, num curso de Licenciatura em Química de formação superior. Onde está o nascedouro do problema, sua origem? Quando ouvimos e escutamos de maneira respeitosa os alunos, eles nos apresentam respostas, descrevem suas dificuldades e apresentam suas percepções e as causas que o levaram a determinadas tomadas de atitudes. Isso nos possibilitará um novo olhar, a partir das causas reveladas e numa nova dimensão refletida, propor ações, de maneira coletiva e consciente, onde todos atores estejam envolvidos para a criação de um novo cenário. Dito isto, tomamos a inciativa, juntamente com os alunos e professores da licenciatura em Química do IFCE/Maracanaú, e partimos para o que poderíamos criar, construir e dinamizar, a partir das reflexões, mudanças de cenários para o campus e o curso, objetivando movimentar de forma saudável todos os espaços da instituição. Assim inicia-se a primeira ponta pé do Projeto Participação, Atividades, Integração e Didática - PAID, junto aos alunos do curso de Licenciatura em Química para desenvolver habilidades em ambiente escolar e para favorecer a valorização do professor em sala de aula, tendo como único objetivo, tornar o curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú referência de qualidade em ensino, pesquisa e extensão. O projeto teve como metodologia, a realização de mesas redondas, palestras, minicursos, seminários, produção de vídeos de aulas, entre outros. O foco é a aprendizagem contínua dos alunos, na perspectiva da integração dos alunos e professores e servidores da instituição. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. O objetivo geral do projeto é a demonstração, a apresentação e a valorização da licenciatura no âmbito escolar, levando aos alunos do curso de licenciatura em química a função e o valor do professor perante o âmbito social e profissional. Trazer vivencias de outros campus e de ex-alunos recém-formados na área da licenciatura. Outro ponto forte do projeto é o fortalecimento do curso de licenciatura em Química, já que a participação dos alunos nos preparativos de cada evento, os torna comprometidos com a formação e inaugura-se uma identidade com o fazer pedagógico de forma crítica e participativa. Por outro lado, o projeto na sua essência, ajudou a manter a permanência dos alunos na licenciatura e projetou o curso de licenciatura em química, reduzindo a evasão e possibilitando uma maior visibilidade do curso perante a comunidade escolar e periférica. Essas ações produzidas por conta do Projeto PAID, permitiram uma visibilidade, participação, integração, fortalecimento da identidade com a licenciatura em Química e, consequentemente melhoria na divulgação do curso nos ambientes internos e externos ao campus. Cada evento teve a abordagem de uma temática de interesse coletivo como: Educação, Formação Docente, O Papel do Químico na Indústria e o Papel da Escola, A Química na Sala de Aula, A Motivação de Aprendizagem, e todos demonstraram interesse e revelaram suas satisfações com os eventos e com o curso. O Projeto vem acontecendo, uma vez por mês e já existem outras propostas de intervenção junto aos professores, técnicos e alunos. Cada encontro é computado as horas de participação com atividades complementares curricular e já começa a despertar interesse de outro campus e de outras escolas do município. Registra-se que o Projeto PAID está só começando pois muitas estão sendo as novas sugestões de intervenção e combate à evasão na escola. Constitui-se num desafio, mas torna-se gratificante quando vemos jovens se interessarem pela licenciatura num cenário que precisa de políticas públicas de valorização do professor. Referências BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paideia. FFCLRP. USP, Rib. Preto,5, Agosto, 1993. Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino Experiências exitosa: ações com foco na permanência e êxito dos estudantes do IFCE: VI Fórum Institucional de Ensino do IFCE 2016./ Instituto Federal do Ceará. Pró-reitoria de Ensino. Organizado por Ana Cláudia Uchôa Araújo, Ana Leila Freitas Maciel e Jarbiani Sucupira Alves de Castro. - Fortaleza: IFCE, 2017

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.