Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NOVAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.

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Utilizamos os métodos quanti-qualitativos como procedimento na análise da avaliação realizada; em seguida, sugerimos exemplos de atividades de superação das dificuldades encontradas, de acordo com as especificidades de cada aluno participante. A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo ou inerentes a ele, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, abandono escolar, baixa condição socioeconômica, problemas cognitivos e neurológicos Esses são problemas enfrentados pelos professores e alunos do ensino fundamental de muitas escolas, por meio dessa pesquisa procurou-se demonstrar os problemas que podem ocasionar essas dificuldades de aprendizagem, suas principais causas, as metodologias que podem ser trabalhadas para minimizar esse problema, evidenciando também a importância da participação da família no acompanhamento escolar a aprendizagem pode ser definida como uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. E podem ser caracterizadas pelo estilo sistemático e intencional e pela organização das atividades que a desencadeiam, atividades que se implantam em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar, Alves (2007). O processo de aprendizagem traduz a maneira como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Trata-se de um processo complexo que, dificilmente, pode ser explicado apenas através de recortes do todo (Alves 2007, p. 18). O processo de ensino aprendizagem não pode ser tratado como algo isolado e único no espaço da sala de aula. Faz-se necessário que o trabalho educacional transita os muros da escola como práticas educativas que enlace o contexto social do aprendiz, proporcionando-lhe condições que possibilite o desenvolvimento e a capacidade de aprender sempre. E é nesse sentido que este projeto surge também para enforcar a árdua missão de coordenar as "vozes internas" que canalizam a comunicação para o aprendizado como uma prática docente e desta maneira, propiciar um desenvolvimento crescente do alunado tendo em vista que quanto mais pessoas conseguirem mudar, evoluir, tornarem-se letradas e alfabetizadas e flexíveis para as mudanças da sociedade seram princípios de vitória para o desempenho educacional. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa as quais poderão contribuir com os docentes que se preocupam com as dificuldades de seus alunos e percebem a leitura não como uma simples decifração das letras, e sim como uma forma de oportunizar aos alunos o conhecimento, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social. Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativa com base em uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, de vários autores da área, os quais abordam o tema em questão, e os mesmos forneceram subsídios teóricos bastante significativos para a fundamentação da temática em questão e também por meio de uma pesquisa de campo na: Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel, onde foram realizadas observações nas salas de aulas e também através de uma entrevista, por meio de questionários para professores que trabalham no Ensino Fundamental II, dessa instituição de ensino. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com 10 (dez) questões abertas, foram feitas observações e conversas informais com o diretor da escola e alguns professores buscando-se a opinião deles a respeito das dificuldades de aprendizagem, os problemas de assimilação, os métodos que podem superar essas dificuldades e detectar os fatores que contribuem para o fracasso do ensino aprendizagem no Ensino Fundamental II. De acordo com Severino (2007, p 125) o questionário e um conjunto de questões, sistematicamente articuladas, que se destinam a levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vista a conhecer a opinião dos mesmos sobre os assuntos em estudo. Os resultados a serem apresentados estão de acordo com os depoimentos dos professores entrevistados durante a pesquisa de campo e diante do exposto pode-se notar que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, na leitura, na escrita e interpretação, problemas como a falta de interesse, problemas comportamentais causando perdas ao processo de ensino e aprendizagem e, posteriormente, comprometendo o futuro escolar do indivíduo. Com relação às dificuldades de aprendizagem, e quanto ao tipo de dificuldade, os professores do ensino fundamental II, da Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel comentaram: 6° Ano "A": alunos apresentam muitas dificuldades tanto na leitura quanto na interpretação. 7 ° Ano: alunos apresentam dificuldades na leitura, na escrita e no comportamento. 8° anos: alunos apresentam problemas no desenvolvimento quanto ao comportamento leitura e escrita. 9° Ano: aluno tem dificuldades de aprendizagem, problemas como desinteresse, baixo rendimento e questões de indisciplinas. Com base nesses depoimentos pode-se notar que todos os professores afirmam que os alunos sentem alguma dificuldade de aprendizagem, sendo a maioria na leitura e na escrita. Esses problemas de aprendizado, tanto na leitura, quanto na escrita, podem ser decorrentes da junção dos fatores sociais, educacionais e individuais ou consequência das condições ambientais, psicológicas ou metodológicas. Considerando os resultados obtidos, pode-se notar que as dificuldades de aprendizagem não devem ser atribuídas somente a fatores externos, como também a fatores internos como os métodos de ensino, a falta de materiais didáticos apropriados, condições psicológicas do aluno entre outros fatores. A escola necessita rever estratégias transformar suas aulas e suas atividades pensando em todos os alunos, garantindo que todos eles possam se desenvolver na aprendizagem e na aquisição de conhecimentos. É necessária, uma aproximação entre família e escola, um maior incentivo ao aluno por parte da família, professores bem preparados para lidar com essas dificuldades, buscando melhorias tanto nos métodos de ensino quanto na parte psicológica de seus alunos. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Interpretação. Dificuldades. Avaliação. Superação."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

NOVAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA Autor: Rosimeire da Silva Costa Instituto Federal de Alagoas rosymeirecosta7@gmail.com 2- Co-Autor Juliana Araújo da Silva Instituto Federal de Alagoas Eixo Temático 1: Processo de Ensino e Aprendizagem Resumo Este artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido dentro de uma instituição pública, da Secretaria do municipal de Educação de Palmeira dos Índios- AL. O objetivo deste artigo é o de propor uma avaliação mediada e assistida focando os contextos escolar, familiar, como também a avaliação de leitura e interpretação dos alunos participantes, e de atividades de superação, norteado pela pedagogia histórico-cultural e propor novas metodologias de ensino que contribua para o progresso da aprendizagem. Utilizamos os métodos quanti-qualitativos como procedimento na análise da avaliação realizada; em seguida, sugerimos exemplos de atividades de superação das dificuldades encontradas, de acordo com as especificidades de cada aluno participante. A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo ou inerentes a ele, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, abandono escolar, baixa condição socioeconômica, problemas cognitivos e neurológicos Esses são problemas enfrentados pelos professores e alunos do ensino fundamental de muitas escolas, por meio dessa pesquisa procurou-se demonstrar os problemas que podem ocasionar essas dificuldades de aprendizagem, suas principais causas, as metodologias que podem ser trabalhadas para minimizar esse problema, evidenciando também a importância da participação da família no acompanhamento escolar a aprendizagem pode ser definida como uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. 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E é nesse sentido que este projeto surge também para enforcar a árdua missão de coordenar as "vozes internas" que canalizam a comunicação para o aprendizado como uma prática docente e desta maneira, propiciar um desenvolvimento crescente do alunado tendo em vista que quanto mais pessoas conseguirem mudar, evoluir, tornarem-se letradas e alfabetizadas e flexíveis para as mudanças da sociedade seram princípios de vitória para o desempenho educacional. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa as quais poderão contribuir com os docentes que se preocupam com as dificuldades de seus alunos e percebem a leitura não como uma simples decifração das letras, e sim como uma forma de oportunizar aos alunos o conhecimento, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social. Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativa com base em uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, de vários autores da área, os quais abordam o tema em questão, e os mesmos forneceram subsídios teóricos bastante significativos para a fundamentação da temática em questão e também por meio de uma pesquisa de campo na: Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel, onde foram realizadas observações nas salas de aulas e também através de uma entrevista, por meio de questionários para professores que trabalham no Ensino Fundamental II, dessa instituição de ensino. 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