Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OS IMPACTOS DO SAEB NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb, é um sistema composto por um conjunto de avaliações da educação básica realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) incluindo estudantes de escolas públicas e particulares tanto de áreas urbanas quanto rurais, visando realizar um diagnóstico e analises de fatores que interfiram no desempenho dos estudantes da educação básica no Brasil. As informações sobre a qualidade do ensino ofertado gerados por esses levantamentos são utilizadas como base para as formulações, reformulações e monitoramento das políticas públicas municipais, estaduais e federais, buscando melhor qualidade e eficiência do ensino. Procura-se também oferecer dados do desempenho dos alunos nas áreas e anos de avaliação. No entanto, os questionários aplicados apresentam uma linguagem em demasia técnica e complexa, com isso os resultados dessa avaliação, tanto referente ao rendimento dos alunos, quanto às análises feitas a partir destes questionários não trazem muitas informações que possam servir como base para reflexões e discussões sobre a prática pedagógica. Por esse motivo não são implementadas medidas derivadas dos resultados coletados, gerando quase nenhuma mudança no cotidiano das escolas. Diante disto, esse artigo sustenta-se no seguinte questionamento: quais os impactos produzidos nas escolas de Educação Básica a partir dessas avaliações institucionais? Sabe-se que existem diferentes possibilidades de uso dos resultados da avaliação do Saeb, embora alguns não estejam ligados a seus objetivos. Daí decorre o objetivo dessa investigação de analisar os objetivos e usos desses levantamentos, suas funções e seus impactos nas escolas avaliadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e/ou documental, uma vez que sua fundamentação se apoiará nos trabalhos de autores como Soares (2002), Vianna (2002), Locatelli (2002) e dados do INEP. Esta investigação desenvolvera-se seguindo o seguinte caminho: Inicialmente analisa-se a bibliografia pertinente ao tema descrevendo os tipos de avaliação institucional dentro do Saeb. Em seguida, analisaremos os objetivos e propostas do Saeb para a educação brasileira. Por fim, apontam-se as possíveis mudanças na educação que podem ocorrer se os resultados dessas avaliações forem aplicados nas práticas pedagógicas. Desde seu nascedouro em 1990, o Saeb trouxe consigo a missão de suprir a ausência de dados sobre o rendimento dos alunos e os fatores a ele associados. Ao apresentar os resultados do Saeb, o Inep/MEC não tem como intuito estabelecer um ranking de sistemas, ou impor parâmetros de qualidade que firam a autonomia das redes de ensino, antes, o objetivo é que os resultados apresentados sejam incorporados pelos professores, diretores, gestores e pela própria sociedade, e que fomentem o debate e um trabalho pedagógico que subsidie a melhoria da qualidade educacional em todo o País, porém, segundo a bibliografia levantada, muitas instituições de ensino, movidas pelos fatores competitivos, oferecem aos alunos "preparatórios" semelhantes aos das avaliações do Saeb, objetivando uma melhor colocação estatística, tendo em vista os investimentos financeiros que as escolas com melhores classificações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) recebem por parte do governo, gerando discussões, reflexões e reformulações das práticas escolares pouco representativas. Esse levantamento ao longo dos anos vem revelando que as enormes desigualdades educacionais no Brasil, de maneira geral, persistem, no entanto, esses dados não resultaram em políticas públicas concretas. Contudo, os dados do Saeb trazem sim um debate sobre as oportunidades de melhoria na educação básica, no entanto precisa ser incorporado um trabalho pedagógico que proporcione a melhoria do sistema educacional do país.

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