Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONSTITUIÇÃO DO SER EDUCADOR ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DO DIÁLOGO UNIVERSIDADE E ESCOLA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Resumo No proposto ensaio será debatido a formação do professor na atual conjuntura política da educação brasileira e o quanto isso está relacionado ao debate entre a Universidade e a Escola. Como foco da analise foi escolhido o PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência), visto que sua função principal é unir e fazer com que a Escola e a Universidade dialoguem com objetivo de engrandecer e aprimorar as trocas metodológicas e epistemológicas. O PIBID atua com uma perspectiva de valorizar e aperfeiçoar a formação do licenciando em formação, nesse caso, do futuro professor de geografia. É fundamental ressaltar que o PIBID tem grande papel na formação de um discente qualificado, oferecendo bolsas para os estudantes de Instituições de Educação Superior (IES) atuar em escolas básicas da rede pública. O programa surge com a idéia de amenizar a distância existente entre a Universidade e a Escola, assim, temos a inserção do bolsista no ambiente escolar para que haja a concretude da práxis. É a partir do programa que muitas vezes o licenciando tem seu primeiro contato como um profissional da educação, dessa maneira, deixa de ser aluno e passa a se reconhecer como educador. Como salienta Martins 2012 "Tem como finalidade a valorização do magistério pelo futuro docente; a valorização da escola pública como futuro campo de trabalho e a melhoria das ações pedagógicas nas escolas onde o programa for desvalorizado.". O PIBID também é reconhecido como um programa destinado à formação continuada, visto que tem auxilio de professores da educação básica que se encontram novamente na Universidade. Dessa forma, percebe-se o aumento do interesse do docente da educação básica em buscar uma forma de aperfeiçoar sua formação inicial, através da troca que ocorre entre Universidade e a Escola. Como muito bem ressalta Andrioli, 2002: "A educação, portanto, é um espaço social de disputa da hegemonia? é uma prática social construída a partir das relações sociais que vão sendo estabelecidas? é uma "contra­ideologia". A concessão de bolsas para esse professor faz com que ele alivie sua carga horária diária de trabalho e se dedique a sua formação, aumentando a qualidade do serviço oferecido. Para a formação adequada do educador e a construção da sua identidade é necessária que exista de forma efetiva a parceria entre a escola e a universidade. Para a realização da pesquisa usamos como metodologia o levantamento de dados através de pesquisas com relatos de ex-bolsistas do PIBID Geografia da UFRRJ, do Campus Nova Iguaçu. durante o período de março de 2017 a fim de ter como respostas o retorno das experiências durante a vigência da bolsa dos mesmos. É de extrema importância termos conhecimento de como está sendo o desenvolvimento dos que já passaram pelo programa, para que através desse acompanhamento dar assistência, se caso necessário, e a manutenção do êxito do programa. E com isso, procuramos identificar o sentimento dos ex-bolsistas que passaram pelo projeto, e a contribuição do mesmo na vida acadêmica, na pessoal, e, sobretudo, profissional. O objetivo do trabalho perpassa a necessidade de demonstrar a união da universidade com a escola que se distanciam durante a formação do licenciando por uma ser considerada superior e outra básica, quando, na realidade, uma se sustenta através da outra. Ambas estão unidas desde o processo de constituição de ensino e movidas por meio de interesses históricos movidos por hegemonias de classes dominantes com a função de existir uma hierarquia entre as duas. O PIBID realiza a união das duas mostrando que é possível haver um trabalho de valorização de ambas sem que haja o distanciamento. Como resultados da pesquisa obtiveram um grande êxito no projeto, pois percebemos que os ex bolsistas do programa continuaram a pesquisar a educação no mestrado, e as supervisoras das escolas buscam sempre atualizar a sua metodologia com base no que foi aprendido durante o período em que retornaram a universidade. Portanto, é de suma importância colocar em pautas debates a cerca da conjuntura de formação do docente e a importância de programas institucionais como o Pibid dentro das IES, pois esses são fundamentais na valorização da carreira docente. Visto que o cenário de retrocessos para o ensino se mostra cada vez mais presentes, esses programas são uma frente de resistência para uma formação docente inicial e continuada e um ensino público de qualidade. Palavras-chave: Formação de professores, formação continuada, políticas públicas. Referências ANDRIOLI, Antônio Inácio. As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista espaço acadêmico, v. 2, n. 13, 2002. MARTINS, REMW. Contribuições para iniciação à docência: a experiência do PIBID-Geografia da FAED/UDESC. Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 54-63, 2012.

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