Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MEIO AMBIENTE: FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO ESCOLAR

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O projeto elaborado dentro da escola chamado Movimento Ecológico, tem o propósito de conscientização ambiental envolvendo todos os estudantes, famílias e toda comunidade. O movimento é dividido por etapas, onde os alunos realizam coleta de assinaturas para reivindicar a preservação da mata Uchôa e Rio Tejipió, que há muito tempo não tem cuidados necessários com grande índice de poluição e desmatamento; arrecadação de alimentos e materiais de higiene pessoal para instituições de caridade; Coleta de óleo que são entregues a empresas apropriadas para reutilização do material, como empresas de fabricação de sabão; abertura dos jogos/Dança do elemento; Construção da área de Convivência (pinturas, cadeiras, balanços); Elaboração da Faixa do Elemento, Paródia, Grito Ecológico e por último a caminha ecológica, que vai da escola até a entrada da Mata. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) "Dentro da escola, através das aulas de Educação Física é importante a inclusão da dimensão dos espaços utilizados no cotidiano, áreas da escola como das proximidades, proporcionando discussões acerca da utilização desses espaços naturais para práticas". Essa grande movimentação social traz uma reflexão sobre a conscientização e preservação do meio, dentro e fora do ambiente escolar, sensibilizando a importância de uma reação imediata e mudança de postura sobre esse contexto, sempre em busca da melhora de qualidade de vida. Dentro do contexto da Educação Física, é visível a importância da disciplina para o projeto e o respeito que a comunidade escolar tem para com a mesma. É possível perceber o que foi citado anteriormente na realização dos jogos escolares, considerado o maior evento da escola, realizado em uma semana para a vivência dos esportes, jogos, dança e tantas outras experiências da cultura corporal. Na semana dos Jogos é realizada uma abertura, que além dos procedimentos padrões tem a dança como sua principal atividade, responsável por agregar os estudantes e a comunidade, podendo fazer com que os indivíduos presentes reflitam através das apresentações questões abordadas sobre a cultura e o meio ambiente. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) "Os problemas ambientais tem sido um conteúdo de caráter urgente, é de suma importância a inclusão do Meio Ambiente como tema transversal escolar, dentro de toda prática educacional". Para realização dessas apresentações os grupos são divididos de forma com que os alunos do Ensino Médio (turno da tarde) trabalhem juntamente com os alunos do Ensino Fundamental (turno da manhã) tendo um ou mais professores responsáveis para cada equipe, e em seguida são designadas a representar um elemento, que são eles: Lixo, Animais, Sol, Ar, Mata, Água e Terra. Tendo a Dança como um conteúdo da Educação Física escolar diante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco (PCPE) o projeto utiliza esse tema em conjunto com outro conteúdo disposto nos parâmetros que são os temas transversais, nesse caso, o Meio Ambiente. A dança realizada nos Jogos Escolares no ano 2018 composto de várias abordagens que são realizadas a partir de temas culturais diversificados como a equipe Mata: que trouxe a referência do Baobá como árvore da vida (Cultura Negra); Animais: demonstrando o desmatamento e a caça indevida dos animais; Lixo: A caixa de Pandora, o preconceito, intolerância; Terra: O sertão e o que a terra oferece. Cada equipe traz uma ressignificação do tema. As equipes desenvolvem estudos sobre cada elemento e produzem trabalhos, empregando as linguagens e seus códigos, resultantes de habilidades artísticas nas formas de literatura, música, artes plásticas, artes cênicas. O Movimento Ecológico não é apenas um projeto pedagógico, mas um objeto de mobilização, conscientização e preservação do Meio, empregado na escola desde 2001, vem sendo executado proporcionando uma Educação Ambiental de qualidade para os alunos e tornando-os agentes mobilizadores dentro e fora do ambiente escolar, envolvendo suas famílias e vizinhos nesse resgate de um ambiente saudável, de uma melhor qualidade de vida, resgatando valores preciosos, sensibilizando o público de uma escassez de recurso e uma necessidade urgente de preservação. Palavras-chave: Meio Ambiente, Conscientização, Educação Física, Escola. Referências BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1997 "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

MEIO AMBIENTE: FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO NO CONTEXTO ESCOLAR Isabela Maria Vasconcelos Wanderley/isabelaufpe@gmail.com/UFPE Valdir Nunes Pereira/UFPE Celymara Suelen dos Santos/UFPE Letícia de Lima Souza Maciel/UFPE Tereza Luiza de França/UFPE Luana Freire Soares/UFPE Eixo Temático: Educação, diversidade e Inclusão social - com ênfase na relação entre educação, as culturas populares e movimentos sociais. Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Resumo O referido trabalho vem trazer através do programa da Capes/Residência Pedagógica, dentro de um processo acadêmico de formação, relatar uma experiência sobre o processo de conscientização dos cuidados com o Meio Ambiente, discutido durante o período letivo/ano todo na escola Presidente Humberto Castello Branco, escola do Estado, localizada em Recife-PE. O projeto elaborado dentro da escola chamado Movimento Ecológico, tem o propósito de conscientização ambiental envolvendo todos os estudantes, famílias e toda comunidade. O movimento é dividido por etapas, onde os alunos realizam coleta de assinaturas para reivindicar a preservação da mata Uchôa e Rio Tejipió, que há muito tempo não tem cuidados necessários com grande índice de poluição e desmatamento; arrecadação de alimentos e materiais de higiene pessoal para instituições de caridade; Coleta de óleo que são entregues a empresas apropriadas para reutilização do material, como empresas de fabricação de sabão; abertura dos jogos/Dança do elemento; Construção da área de Convivência (pinturas, cadeiras, balanços); Elaboração da Faixa do Elemento, Paródia, Grito Ecológico e por último a caminha ecológica, que vai da escola até a entrada da Mata. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) "Dentro da escola, através das aulas de Educação Física é importante a inclusão da dimensão dos espaços utilizados no cotidiano, áreas da escola como das proximidades, proporcionando discussões acerca da utilização desses espaços naturais para práticas". Essa grande movimentação social traz uma reflexão sobre a conscientização e preservação do meio, dentro e fora do ambiente escolar, sensibilizando a importância de uma reação imediata e mudança de postura sobre esse contexto, sempre em busca da melhora de qualidade de vida. Dentro do contexto da Educação Física, é visível a importância da disciplina para o projeto e o respeito que a comunidade escolar tem para com a mesma. É possível perceber o que foi citado anteriormente na realização dos jogos escolares, considerado o maior evento da escola, realizado em uma semana para a vivência dos esportes, jogos, dança e tantas outras experiências da cultura corporal. Na semana dos Jogos é realizada uma abertura, que além dos procedimentos padrões tem a dança como sua principal atividade, responsável por agregar os estudantes e a comunidade, podendo fazer com que os indivíduos presentes reflitam através das apresentações questões abordadas sobre a cultura e o meio ambiente. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) "Os problemas ambientais tem sido um conteúdo de caráter urgente, é de suma importância a inclusão do Meio Ambiente como tema transversal escolar, dentro de toda prática educacional". Para realização dessas apresentações os grupos são divididos de forma com que os alunos do Ensino Médio (turno da tarde) trabalhem juntamente com os alunos do Ensino Fundamental (turno da manhã) tendo um ou mais professores responsáveis para cada equipe, e em seguida são designadas a representar um elemento, que são eles: Lixo, Animais, Sol, Ar, Mata, Água e Terra. 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