Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CORREÇÃO- OS CINCO SENTIDOS DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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A atividade ocorreu com os alunos do Ensino Fundamental I, procurando inserir os discentes nos primeiros contatos da disciplina de Química, e como isso pode ser abordado de forma lúdica e positiva dentro do conteúdo de Ciências. O desenvolvimento do trabalho foi caracterizado por um tema principal, "Os cinco sentidos do corpo humano", apresentando vários subtemas: "A Geleca Mágica", "A Caixa Misteriosa", "Águas coloridas que andam", "Cromatografia das canetinhas", "Que barulho é esse?" "Cheiro Desconhecido" e "O que estou comendo?". A realização da atividade contou com a participação média de 25 a 30 estudantes no Colégio F.A.S - educandário da rede privada de ensino, no município de Uberaba, MG- no período compreendido entre fevereiro a abril, conjuntamente com as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. A abordagem da atividade ocorreu em dois momentos, relacionando a teoria e a prática. A aula teórica permitiu leituras e curiosidades a fim de levantar questionamentos aos alunos sobre a finalidade de estudar os sentidos humanos. Além disso, o objetivo principal foi abrir novos horizontes para despertar a imaginação dos alunos, por meio de criação de histórias relacionando a presença de personagens que estão em desenhos animados nos quais estão constantemente em seus cotidianos. Enquanto que, a aula prática permitiu criar uma fantasia sobre como seriam essas atividades e como "os pequenos cientistas" iriam atuar para a resolução dos problemas científicos. É importante lembrar que a aula prática ocorreu no laboratório, um ambiente diferente do comum, a sala de aula. A execução da atividade envolvendo a temática "A Geleca Mágica" permitiu a realização de um experimento muito simples e fácil de fazer, utilizando apenas a mistura de três ingredientes: cola branca ou cola de isopor, água boricada e bicarbonato de sódio, no qual, foi possível adicionar corante alimentício para colorir a "geleca", tornando-a "mágica". Em uma caixa fechada e tampada, com diferentes objetos com texturas, formas, espessuras, temperaturas e tamanhos diferentes dentro, na qual os "pequenos cientistas" deveriam descobrir o que havia dentro da caixa utilizando apenas o tato. "Águas coloridas que andam" e "Cromatografia das canetinhas" foram temáticas que se relacionavam com a visão. Quando a atividade abordada se relaciona com o olhar, a curiosidade, o mistério e o interesse se mantêm constantes. Alguns sons foram colocados na aula prática para que os alunos pudessem descobrir e identificar os lugares de onde eram provenientes, e como eles estavam se propagando nos lugares em que eles estavam. Duas temáticas abordadas que levantaram muitas dúvidas e interesse foram o "Cheiro Desconhecido" e "O que estou comendo?", que permitiram estimular dois órgãos sensoriais, o olfato e o paladar, trabalhados para aguçar a curiosidade e o "senso investigativo", já que eles buscaram desenvolver a capacidade de percepção de odores, sendo fornecido cinco potinhos fechados e tampados com limão, canela, cebola, banana e pipoca. Enquanto que o paladar permitiu aos alunos saborear porções de arroz, carne, alface, banana, pêra, chocolate e pipoca com os olhos vendados, sendo observadas expressões de insatisfação, satisfação, felicidade e até mesmo de surpresa. Após a realização das atividades foi solicitado que eles fizessem um desenho sobre as temáticas realizadas. A orientação para a realização do desenho foi para que eles desenhassem o que quisessem, podendo observar assim o olhar que cada aluno possui em relação às atividades realizadas no meio social em que vivem. As temáticas realizadas dentro do tema dos "Cinco Sentidos do Corpo Humano" proporcionaram uma experiência satisfatória e inovadora, não só para os alunos, como também para os participantes deste trabalho. Constatamos que há possibilidades de inserção dos conteúdos de Química e Biologia logo nos primeiros anos da Educação Básica, uma vez que esta experiência pedagógica despertou o interesse e a curiosidade por experimentos novos e diferentes que permitiam trabalhar todos os sentidos do corpo humano. Através de uma perspectiva interdisciplinar, foi possível apresentar aos alunos de forma lúdica e didática a abordagem de conhecimentos integrados e compatíveis com as necessidades da realidade social dos alunos. Vale ressaltar, ainda, em termos conceituais, que a interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da lei nº 5.692/71, se mantendo presente conforme a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 com os parâmetros curriculares tornando-se presente em uma integração entre disciplinas aparentemente distintas. Nesse sentido, o conceito de interdisciplinaridade, presente nas reflexões de Fazenda (2008), remete para processos nos quais as atividades desenvolvidas por meio de diferentes formas e meios de aplicação direcionam a uma mesma finalidade, dentro de um processo integrador e estruturado. Portanto, a teoria e a prática podem ser concretizadas para bons resultados no contexto ensino-aprendizagem, já que as metodologias aplicadas, neste relato de experiência,permitiram visualizar a satisfação do aprendizado escolar dos alunos. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Química, Biologia Referências FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998, 13ª edição, 2008. Agradecimentos Agradecemos àos discentes Bárbara C. Dias, Fernando D. N. Wehbe, Poliana Ricci e Taynara O. Estevam aos docentes Anderson C. F. Brettas e Bruno P. Garcês e ao Colégio F.A.S pela oportunidade de realização da atividade. Somos gratos ao IFTM pelo apoio financeiro. "
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Vale ressaltar, ainda, em termos conceituais, que a interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da lei nº 5.692/71, se mantendo presente conforme a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 com os parâmetros curriculares tornando-se presente em uma integração entre disciplinas aparentemente distintas. Nesse sentido, o conceito de interdisciplinaridade, presente nas reflexões de Fazenda (2008), remete para processos nos quais as atividades desenvolvidas por meio de diferentes formas e meios de aplicação direcionam a uma mesma finalidade, dentro de um processo integrador e estruturado. Portanto, a teoria e a prática podem ser concretizadas para bons resultados no contexto ensino-aprendizagem, já que as metodologias aplicadas, neste relato de experiência,permitiram visualizar a satisfação do aprendizado escolar dos alunos. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Química, Biologia Referências FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

OS CINCO SENTIDOS DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS Gabriela Câmara Chagas [1] / gabiccamara37@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Bárbara Cristina Dias [2] / babbidias72@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Fernando Della Noce Wehbe [3] / nandodnw20@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Poliana Ricci [4] / ricci.poliana@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Taynara Estevam Oliveira [5] / taynaraestevam01@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Anderson Claytom Ferreira Brettas [6] / brettas.professor@gmail.com / IFTM Campus Uberaba Bruno Pereira Garcês [7] / brunogarces@iftm.edu.br / IFTM Campus Uberaba Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Resumo O objetivo central deste trabalho foi abordar diferentes maneiras de trabalhar os cinco sentidos humanos (audição, olfato, paladar, tato, visão) por meio de atividades que despertam as capacidades motoras dos alunos, buscando relacionar e aplicar os conceitos básicos dos conteúdos de Química e Biologia, numa perspectiva interdisciplinar, a partir no ensino de Ciências. A atividade ocorreu com os alunos do Ensino Fundamental I, procurando inserir os discentes nos primeiros contatos da disciplina de Química, e como isso pode ser abordado de forma lúdica e positiva dentro do conteúdo de Ciências. O desenvolvimento do trabalho foi caracterizado por um tema principal, "Os cinco sentidos do corpo humano", apresentando vários subtemas: "A Geleca Mágica", "A Caixa Misteriosa", "Águas coloridas que andam", "Cromatografia das canetinhas", "Que barulho é esse?" "Cheiro Desconhecido" e "O que estou comendo?". A realização da atividade contou com a participação média de 25 a 30 estudantes no Colégio F.A.S - educandário da rede privada de ensino, no município de Uberaba, MG- no período compreendido entre fevereiro a abril, conjuntamente com as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. A abordagem da atividade ocorreu em dois momentos, relacionando a teoria e a prática. A aula teórica permitiu leituras e curiosidades a fim de levantar questionamentos aos alunos sobre a finalidade de estudar os sentidos humanos. Além disso, o objetivo principal foi abrir novos horizontes para despertar a imaginação dos alunos, por meio de criação de histórias relacionando a presença de personagens que estão em desenhos animados nos quais estão constantemente em seus cotidianos. Enquanto que, a aula prática permitiu criar uma fantasia sobre como seriam essas atividades e como "os pequenos cientistas" iriam atuar para a resolução dos problemas científicos. É importante lembrar que a aula prática ocorreu no laboratório, um ambiente diferente do comum, a sala de aula. 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Vale ressaltar, ainda, em termos conceituais, que a interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da lei nº 5.692/71, se mantendo presente conforme a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 com os parâmetros curriculares tornando-se presente em uma integração entre disciplinas aparentemente distintas. Nesse sentido, o conceito de interdisciplinaridade, presente nas reflexões de Fazenda (2008), remete para processos nos quais as atividades desenvolvidas por meio de diferentes formas e meios de aplicação direcionam a uma mesma finalidade, dentro de um processo integrador e estruturado. Portanto, a teoria e a prática podem ser concretizadas para bons resultados no contexto ensino-aprendizagem, já que as metodologias aplicadas, neste relato de experiência,permitiram visualizar a satisfação do aprendizado escolar dos alunos. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Química, Biologia Referências FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. 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