Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO – GUAIÚBA – CE

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51638
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 36612
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO – GUAIÚBA – CE"
    "resumo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO - GUAIÚBA - CE Barnabé Augusto Có/barnabeaugustoco@yahoo.com.br/UNILAB Rafael Rosário Nogueira/EEEP José Ivanilton Nocrato Rumano Regna/UNILAB Tania Correia Jaló/UNILAB Umaro Bassem/UNILAB Valeriano Djú/UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato das experiências dos residentes do Programa da Residência Pedagógica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na EEEP José Ivanilton Nocrato - Guaiúba - CE. O debate centraliza-se na experiência dos residentes de Sociologia no campo da formação profissional, cuja construção do conhecimento se produz na interação social e se desenvolve na prática educativa. Este relato parte da nossa primeira intervenção na escola como residentes do curso de Licenciatura em Sociologia, após a realização do curso de formação da PRP/UNILAB, realizada pela modalidade da educação a distância com encontros presenciais. O contato com o ambiente escolar torna-se essencial no processo formativo no aperfeiçoamento das experiências profissionais e no desenvolvimento das habilidades no meio escolar. A nossa presença na escola também mobiliza ações educativas por meio de atividades realizadas de modo coletivo, com o acompanhamento do professor preceptor, proporcionando as interações entre conteúdos educativos dos residentes e alunos. Assim, as nossas reflexões das ações pedagógicas realizadas nesse contexto escolar parte da perspectiva de futuros profissionais. Como afirmam Pimenta e Lima (2006), a prática educativa (institucional) é um traço cultural que compartilha as relações que acontece nos âmbitos da sociedade e de suas instituições. Deste modo, as autoras salientam que o estágio na formação dos professores compete a possibilidade de futuros professores se apropriarem da compreensão dessa complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais com possibilidades de prepararem para suas inserções na vida profissional. A prática docente é assim considerada como uma forma de intervir na realidade social através da educação que ocorre dentro das instituições escolares. Ela permite mobilizar o espírito da pesquisa e desenvolver a compreensão das situações vivenciadas e observadas no campo escolar. A visão do estágio no seu entorno é muito ampla e através dele, permite os futuros professores/pesquisadores terem conhecimentos mais diversificados que ajudam no aperfeiçoamento profissional da técnica e da função da docência. Isto é, para entender como atuar num determinado espaço, num momento histórico, capaz de vislumbrar o caráter coletivo e social da profissão. Ao adquirir esses conhecimentos e saber aplicá-los transforma-se de certo modo num professor reflexivo. A concepção de professor reflexivo tornou-se foco no cenário educacional, que proporciona aos residentes o movimento teórico de compreensão do trabalho docente. Portanto, a formação dos professores pesquisadores na escola permite a valorização da formação profissional, de forma reflexiva com possibilidade de responder às novas situações e cultivar novas sabedorias. Para Coelho (2013), a experiência de cada estudante/formando da licenciatura em Sociologia, através das relações com a sua trajetória pessoal e com seu modo de atuar no mundo acadêmico, se encontra na busca do entendimento do caráter das suas práticas em sala de aula. Em nossa constatação, como residentes da escola José Ivanilton Nocrato, no que diz respeito a construção do saber docente, percebemos que as tendências e as preocupações constatadas na formação de professores acabam proporcionando diferentes métodos de atuação, baseadas na individualidade de cada profissional no exercício da sua função. Como por exemplo, distinguir o imperativo de superar as dualidades de pensamento, tentando formular sínteses que superem as divisões teoria/prática, reprodução/autoria, linguagem oral, hipermídia, competências técnicas/didática, sujeito aprendente/sujeito produtivo. O método para a realização deste trabalho está na base da revisão da literatura, e na experiência da residência por meio de observação participante. No nosso processo de ambientação na escola contou com: (1) conhecer estrutura física; (2) conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola; (3) reuniões de planejamento; e (4) participação em uma palestra realizada pelo grêmio escolar, como descrevemos a seguir. Em nossa primeira visita a escola tivemos a oportunidade de conhecê-la em sua estrutura física e organizacional como: salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra, anfiteatro, restaurante e seu espaço de convivência, seus turnos de trabalho, funcionários, professores e alunos/as. Para nos situar com as normas proposta da escola procuramos ler o Projeto Político Pedagógico - PPP. Após a leitura do documento da escola, percebe-se que o PPP desempenha um papel central na definição das atividades proposta para o funcionamento no ambiente escolar. No que diz respeito a nossa prática, logo na segunda semana, fomos convidados a participar na palestra do Grêmio cujo tema é "O papel e desafio da mulher na sociedade". Nesta ação, a nossa colega foi convidada para compor a mesa, abordando o papel e desafio das mulheres guineenses no mundo do trabalho e o espaço que ocupam na esfera política. Também tivemos a oportunidade de nos apresentarmos individualmente. Na terceira semana fomos apresentados nas turmas com o propósito de estabelecer relações mais próximas. Vale ressaltar que depois das nossas apresentações percebemos que os alunos não tinham conhecimento sobre a África, a partir daí procuramos interagir com eles para tentar perceber as suas maiores curiosidades sobre África, pois entendemos que são temáticas silenciadas no processo educativo. Desse modo, refletimos que a experiência como residentes (1) nos permite a compreensão da realidade escolar como sendo sujeitos no processo de formação inicial; (2) nos possibilita desenvolver a habilidade reflexiva necessária a atuação docente; e, (3) nos proporciona a ter novas formas de atuação no processo do ensino e aprendizagem. Consequentemente, nos convocam a pensar o jeito de fazer a educação acontecer, através da preocupação em delinear as relações entre os saberes e suas construções, com intuito de promover a inclusão dos estudantes de licenciatura na realidade escolar. Nessa demanda, percebemos a necessidade de haver um diálogo permanente entre a universidade e a escola de educação básica permitindo assim uma reflexão profunda sobre a relação entre a teoria e a prática, contribuindo para fortificar uma docência compartilhada. Enfim, a experiência no Programa Residência Pedagógica auxilia nossa formação como residentes, e nos serve como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos na unidade escolar relacionando a teoria com a prática, assim como, no desenvolvimento da capacidade da formação política e ética. Essa prática realizada na escola contribui metodologicamente pela ação preparatória do sujeito na forma de pensar e agir com o seu próprio conhecimento teórico sobre o mundo escolar. O PRP cria essa ligação entre a escola José Ivanilton Nocrato e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), através do planejamento e o desenvolvimento de planejamentos conjuntos e ações coletivas. Palavra-chaves: 1. Programa de Residência Pedagógica, 2. Escola 3. Formação de Professores de Sociologia. Referências bibliográficas: ALMEIDA, Maria Ivana Avila et. al. Refletindo sobre a experiência na docência compartilhada no subprojeto história-PIBID. Salão do conhecimento, UNIJUI, 2016. Disponível em: ? file:///C:/Users/Guilherme%20Rodrigues/ Downloads/7119-1-30782-1-10-20160922%20(2).pdf?. Acesso em: 03 out. 2018. COELHO, Roseane Martins. Formação de professores: narrativas de experiência. Roseane Martins Coelho. Impulso, Piracicaba • 23(58), 7-16, out. dez. 2013 • ISSN Impresso: 0103-7676 • ISSN Eletrônico: 2236-9767 9 DOI:"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-36612-30112018-075245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARNABÉ AUGUSTO CÓ"
    "autor_nome_curto" => "BARNABÉ"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51638
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 36612
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO – GUAIÚBA – CE"
    "resumo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO - GUAIÚBA - CE Barnabé Augusto Có/barnabeaugustoco@yahoo.com.br/UNILAB Rafael Rosário Nogueira/EEEP José Ivanilton Nocrato Rumano Regna/UNILAB Tania Correia Jaló/UNILAB Umaro Bassem/UNILAB Valeriano Djú/UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato das experiências dos residentes do Programa da Residência Pedagógica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na EEEP José Ivanilton Nocrato - Guaiúba - CE. O debate centraliza-se na experiência dos residentes de Sociologia no campo da formação profissional, cuja construção do conhecimento se produz na interação social e se desenvolve na prática educativa. Este relato parte da nossa primeira intervenção na escola como residentes do curso de Licenciatura em Sociologia, após a realização do curso de formação da PRP/UNILAB, realizada pela modalidade da educação a distância com encontros presenciais. O contato com o ambiente escolar torna-se essencial no processo formativo no aperfeiçoamento das experiências profissionais e no desenvolvimento das habilidades no meio escolar. A nossa presença na escola também mobiliza ações educativas por meio de atividades realizadas de modo coletivo, com o acompanhamento do professor preceptor, proporcionando as interações entre conteúdos educativos dos residentes e alunos. Assim, as nossas reflexões das ações pedagógicas realizadas nesse contexto escolar parte da perspectiva de futuros profissionais. Como afirmam Pimenta e Lima (2006), a prática educativa (institucional) é um traço cultural que compartilha as relações que acontece nos âmbitos da sociedade e de suas instituições. Deste modo, as autoras salientam que o estágio na formação dos professores compete a possibilidade de futuros professores se apropriarem da compreensão dessa complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais com possibilidades de prepararem para suas inserções na vida profissional. A prática docente é assim considerada como uma forma de intervir na realidade social através da educação que ocorre dentro das instituições escolares. Ela permite mobilizar o espírito da pesquisa e desenvolver a compreensão das situações vivenciadas e observadas no campo escolar. A visão do estágio no seu entorno é muito ampla e através dele, permite os futuros professores/pesquisadores terem conhecimentos mais diversificados que ajudam no aperfeiçoamento profissional da técnica e da função da docência. Isto é, para entender como atuar num determinado espaço, num momento histórico, capaz de vislumbrar o caráter coletivo e social da profissão. Ao adquirir esses conhecimentos e saber aplicá-los transforma-se de certo modo num professor reflexivo. A concepção de professor reflexivo tornou-se foco no cenário educacional, que proporciona aos residentes o movimento teórico de compreensão do trabalho docente. Portanto, a formação dos professores pesquisadores na escola permite a valorização da formação profissional, de forma reflexiva com possibilidade de responder às novas situações e cultivar novas sabedorias. Para Coelho (2013), a experiência de cada estudante/formando da licenciatura em Sociologia, através das relações com a sua trajetória pessoal e com seu modo de atuar no mundo acadêmico, se encontra na busca do entendimento do caráter das suas práticas em sala de aula. Em nossa constatação, como residentes da escola José Ivanilton Nocrato, no que diz respeito a construção do saber docente, percebemos que as tendências e as preocupações constatadas na formação de professores acabam proporcionando diferentes métodos de atuação, baseadas na individualidade de cada profissional no exercício da sua função. Como por exemplo, distinguir o imperativo de superar as dualidades de pensamento, tentando formular sínteses que superem as divisões teoria/prática, reprodução/autoria, linguagem oral, hipermídia, competências técnicas/didática, sujeito aprendente/sujeito produtivo. O método para a realização deste trabalho está na base da revisão da literatura, e na experiência da residência por meio de observação participante. No nosso processo de ambientação na escola contou com: (1) conhecer estrutura física; (2) conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola; (3) reuniões de planejamento; e (4) participação em uma palestra realizada pelo grêmio escolar, como descrevemos a seguir. Em nossa primeira visita a escola tivemos a oportunidade de conhecê-la em sua estrutura física e organizacional como: salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra, anfiteatro, restaurante e seu espaço de convivência, seus turnos de trabalho, funcionários, professores e alunos/as. Para nos situar com as normas proposta da escola procuramos ler o Projeto Político Pedagógico - PPP. Após a leitura do documento da escola, percebe-se que o PPP desempenha um papel central na definição das atividades proposta para o funcionamento no ambiente escolar. No que diz respeito a nossa prática, logo na segunda semana, fomos convidados a participar na palestra do Grêmio cujo tema é "O papel e desafio da mulher na sociedade". Nesta ação, a nossa colega foi convidada para compor a mesa, abordando o papel e desafio das mulheres guineenses no mundo do trabalho e o espaço que ocupam na esfera política. Também tivemos a oportunidade de nos apresentarmos individualmente. Na terceira semana fomos apresentados nas turmas com o propósito de estabelecer relações mais próximas. Vale ressaltar que depois das nossas apresentações percebemos que os alunos não tinham conhecimento sobre a África, a partir daí procuramos interagir com eles para tentar perceber as suas maiores curiosidades sobre África, pois entendemos que são temáticas silenciadas no processo educativo. Desse modo, refletimos que a experiência como residentes (1) nos permite a compreensão da realidade escolar como sendo sujeitos no processo de formação inicial; (2) nos possibilita desenvolver a habilidade reflexiva necessária a atuação docente; e, (3) nos proporciona a ter novas formas de atuação no processo do ensino e aprendizagem. Consequentemente, nos convocam a pensar o jeito de fazer a educação acontecer, através da preocupação em delinear as relações entre os saberes e suas construções, com intuito de promover a inclusão dos estudantes de licenciatura na realidade escolar. Nessa demanda, percebemos a necessidade de haver um diálogo permanente entre a universidade e a escola de educação básica permitindo assim uma reflexão profunda sobre a relação entre a teoria e a prática, contribuindo para fortificar uma docência compartilhada. Enfim, a experiência no Programa Residência Pedagógica auxilia nossa formação como residentes, e nos serve como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos na unidade escolar relacionando a teoria com a prática, assim como, no desenvolvimento da capacidade da formação política e ética. Essa prática realizada na escola contribui metodologicamente pela ação preparatória do sujeito na forma de pensar e agir com o seu próprio conhecimento teórico sobre o mundo escolar. O PRP cria essa ligação entre a escola José Ivanilton Nocrato e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), através do planejamento e o desenvolvimento de planejamentos conjuntos e ações coletivas. Palavra-chaves: 1. Programa de Residência Pedagógica, 2. Escola 3. Formação de Professores de Sociologia. Referências bibliográficas: ALMEIDA, Maria Ivana Avila et. al. Refletindo sobre a experiência na docência compartilhada no subprojeto história-PIBID. Salão do conhecimento, UNIJUI, 2016. Disponível em: ? file:///C:/Users/Guilherme%20Rodrigues/ Downloads/7119-1-30782-1-10-20160922%20(2).pdf?. Acesso em: 03 out. 2018. COELHO, Roseane Martins. Formação de professores: narrativas de experiência. Roseane Martins Coelho. Impulso, Piracicaba • 23(58), 7-16, out. dez. 2013 • ISSN Impresso: 0103-7676 • ISSN Eletrônico: 2236-9767 9 DOI:"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-36612-30112018-075245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARNABÉ AUGUSTO CÓ"
    "autor_nome_curto" => "BARNABÉ"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EEEP JOSE IVANILTON NOCRATO - GUAIÚBA - CE Barnabé Augusto Có/barnabeaugustoco@yahoo.com.br/UNILAB Rafael Rosário Nogueira/EEEP José Ivanilton Nocrato Rumano Regna/UNILAB Tania Correia Jaló/UNILAB Umaro Bassem/UNILAB Valeriano Djú/UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato das experiências dos residentes do Programa da Residência Pedagógica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na EEEP José Ivanilton Nocrato - Guaiúba - CE. O debate centraliza-se na experiência dos residentes de Sociologia no campo da formação profissional, cuja construção do conhecimento se produz na interação social e se desenvolve na prática educativa. Este relato parte da nossa primeira intervenção na escola como residentes do curso de Licenciatura em Sociologia, após a realização do curso de formação da PRP/UNILAB, realizada pela modalidade da educação a distância com encontros presenciais. O contato com o ambiente escolar torna-se essencial no processo formativo no aperfeiçoamento das experiências profissionais e no desenvolvimento das habilidades no meio escolar. A nossa presença na escola também mobiliza ações educativas por meio de atividades realizadas de modo coletivo, com o acompanhamento do professor preceptor, proporcionando as interações entre conteúdos educativos dos residentes e alunos. Assim, as nossas reflexões das ações pedagógicas realizadas nesse contexto escolar parte da perspectiva de futuros profissionais. Como afirmam Pimenta e Lima (2006), a prática educativa (institucional) é um traço cultural que compartilha as relações que acontece nos âmbitos da sociedade e de suas instituições. Deste modo, as autoras salientam que o estágio na formação dos professores compete a possibilidade de futuros professores se apropriarem da compreensão dessa complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais com possibilidades de prepararem para suas inserções na vida profissional. A prática docente é assim considerada como uma forma de intervir na realidade social através da educação que ocorre dentro das instituições escolares. Ela permite mobilizar o espírito da pesquisa e desenvolver a compreensão das situações vivenciadas e observadas no campo escolar. A visão do estágio no seu entorno é muito ampla e através dele, permite os futuros professores/pesquisadores terem conhecimentos mais diversificados que ajudam no aperfeiçoamento profissional da técnica e da função da docência. Isto é, para entender como atuar num determinado espaço, num momento histórico, capaz de vislumbrar o caráter coletivo e social da profissão. Ao adquirir esses conhecimentos e saber aplicá-los transforma-se de certo modo num professor reflexivo. A concepção de professor reflexivo tornou-se foco no cenário educacional, que proporciona aos residentes o movimento teórico de compreensão do trabalho docente. Portanto, a formação dos professores pesquisadores na escola permite a valorização da formação profissional, de forma reflexiva com possibilidade de responder às novas situações e cultivar novas sabedorias. Para Coelho (2013), a experiência de cada estudante/formando da licenciatura em Sociologia, através das relações com a sua trajetória pessoal e com seu modo de atuar no mundo acadêmico, se encontra na busca do entendimento do caráter das suas práticas em sala de aula. Em nossa constatação, como residentes da escola José Ivanilton Nocrato, no que diz respeito a construção do saber docente, percebemos que as tendências e as preocupações constatadas na formação de professores acabam proporcionando diferentes métodos de atuação, baseadas na individualidade de cada profissional no exercício da sua função. Como por exemplo, distinguir o imperativo de superar as dualidades de pensamento, tentando formular sínteses que superem as divisões teoria/prática, reprodução/autoria, linguagem oral, hipermídia, competências técnicas/didática, sujeito aprendente/sujeito produtivo. O método para a realização deste trabalho está na base da revisão da literatura, e na experiência da residência por meio de observação participante. No nosso processo de ambientação na escola contou com: (1) conhecer estrutura física; (2) conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola; (3) reuniões de planejamento; e (4) participação em uma palestra realizada pelo grêmio escolar, como descrevemos a seguir. Em nossa primeira visita a escola tivemos a oportunidade de conhecê-la em sua estrutura física e organizacional como: salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra, anfiteatro, restaurante e seu espaço de convivência, seus turnos de trabalho, funcionários, professores e alunos/as. Para nos situar com as normas proposta da escola procuramos ler o Projeto Político Pedagógico - PPP. Após a leitura do documento da escola, percebe-se que o PPP desempenha um papel central na definição das atividades proposta para o funcionamento no ambiente escolar. No que diz respeito a nossa prática, logo na segunda semana, fomos convidados a participar na palestra do Grêmio cujo tema é "O papel e desafio da mulher na sociedade". Nesta ação, a nossa colega foi convidada para compor a mesa, abordando o papel e desafio das mulheres guineenses no mundo do trabalho e o espaço que ocupam na esfera política. Também tivemos a oportunidade de nos apresentarmos individualmente. Na terceira semana fomos apresentados nas turmas com o propósito de estabelecer relações mais próximas. Vale ressaltar que depois das nossas apresentações percebemos que os alunos não tinham conhecimento sobre a África, a partir daí procuramos interagir com eles para tentar perceber as suas maiores curiosidades sobre África, pois entendemos que são temáticas silenciadas no processo educativo. Desse modo, refletimos que a experiência como residentes (1) nos permite a compreensão da realidade escolar como sendo sujeitos no processo de formação inicial; (2) nos possibilita desenvolver a habilidade reflexiva necessária a atuação docente; e, (3) nos proporciona a ter novas formas de atuação no processo do ensino e aprendizagem. Consequentemente, nos convocam a pensar o jeito de fazer a educação acontecer, através da preocupação em delinear as relações entre os saberes e suas construções, com intuito de promover a inclusão dos estudantes de licenciatura na realidade escolar. Nessa demanda, percebemos a necessidade de haver um diálogo permanente entre a universidade e a escola de educação básica permitindo assim uma reflexão profunda sobre a relação entre a teoria e a prática, contribuindo para fortificar uma docência compartilhada. Enfim, a experiência no Programa Residência Pedagógica auxilia nossa formação como residentes, e nos serve como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos na unidade escolar relacionando a teoria com a prática, assim como, no desenvolvimento da capacidade da formação política e ética. Essa prática realizada na escola contribui metodologicamente pela ação preparatória do sujeito na forma de pensar e agir com o seu próprio conhecimento teórico sobre o mundo escolar. O PRP cria essa ligação entre a escola José Ivanilton Nocrato e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), através do planejamento e o desenvolvimento de planejamentos conjuntos e ações coletivas. Palavra-chaves: 1. Programa de Residência Pedagógica, 2. Escola 3. Formação de Professores de Sociologia. Referências bibliográficas: ALMEIDA, Maria Ivana Avila et. al. Refletindo sobre a experiência na docência compartilhada no subprojeto história-PIBID. Salão do conhecimento, UNIJUI, 2016. Disponível em: ? file:///C:/Users/Guilherme%20Rodrigues/ Downloads/7119-1-30782-1-10-20160922%20(2).pdf?. Acesso em: 03 out. 2018. COELHO, Roseane Martins. Formação de professores: narrativas de experiência. Roseane Martins Coelho. Impulso, Piracicaba • 23(58), 7-16, out. dez. 2013 • ISSN Impresso: 0103-7676 • ISSN Eletrônico: 2236-9767 9 DOI:

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.