Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A RESPONSIVIDADE ATIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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Considerando que a linguagem está situada politicamente e historicamente nas situações que partem do convívio da sala de aula para o que está fora dela e vice e versa, é impossível viver desvinculado das suas diversas multimodalidades de produção e leitura. A incorporação dessas novas técnicas aliadas ao ensino de língua portuguesa exigem um trabalho de cunho analítico, compreensivo, reflexivo e ativo, buscando potencializar no docente e no discente, práticas que possibilitem a apropriação desses recursos para o exercício do aprender a aprender, mediante o auxílio dos dispositivos tecnológicos como: celulares, tablets, notebook, ipads, computadores, entre outros meios acessíveis ao educando. Para efetivação do presente estudo, foi necessário realizar o levantamento de dados, na Escola Estadual Antônia Macedo do município de Palmeira dos Índios - AL, com professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental, visando conhecer a forma como a tecnologia era introduzida em sala de aula. Para este procedimento foi necessário adotar questionários e realizar entrevistas. Após a coleta das informações foi possível verificar algumas situações. Quanto aos docentes percebemos a dificuldade de usar as TICS vinculadas ao ensino, devido à ausência de formação continuada nesta área. Em relação aos alunos percebemos a dificuldade de alguns em usar os meios tecnológicos para o exercício da aprendizagem, provavelmente por não serem trabalhados nesta perspectiva. Vimos alguns casos em que os alunos não possuíam dispositivos tecnológicos e apropriavam-se do aparelho de terceiros para executar as atividades. Este trabalho justifica-se pela necessidade de contribuir para uma reflexão- ação sobre as possibilidades oportunizadas pela utilização das TICS e da internet para o processo educacional, visando aproveitar os vários benefícios dessas tecnologias para o desenvolvimento, lógico, educacional e cognitivo do aluno. Com a inicialização da referida pesquisa, os professores se mostraram entusiasmados em conhecer mais uma forma de aplicabilidade do ensino. Os alunos se mostraram motivados, por saber que iriam trabalhar com algo tão próximo da realidade deles e, sobretudo por aprender de forma diferenciada, atrativa e criativa. Mediante as impossibilidades e das muitas probabilidades, despertou-nos a necessidade de trabalhar essa temática, uma vez que, a transmissão do ensino de Língua Portuguesa ainda não era realizada com suporte das TICS. Os gêneros multimodais foi o assunto escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desse estudo, sendo eles: tirinhas, charges e quadrinhos. Este conteúdo e a utilização da tecnologia já faziam parte do livro didático dos alunos dessa turma, sendo um momento favorável para a ampliação dos saberes. A criação de um ambiente virtual (Webquest) foi propício para mostrar aos alunos que no processo de aprendizagem não existem barreiras infraestruturais, ou seja, eles poderiam, também ter acesso ao conteúdo, as atividades, aos colegas e professores através do ambiente virtual mesmo estando fora da escola. Para a consecução dos objetivos buscaremos um estudo a partir das reflexões gerais de ensino-aprendizagem apreciando a compreensão responsiva ativa (BAKHTIN 1992, 1997) visando uma interdisciplinaridade com a Linguística aplicada (MOITA LOPES, 2009, 2010, 2014), advindos dos estudos dos letramentos digitais e sociais (KLEIMAN, 2006, 2008, 2014; ROJO, 2015; ROJO; BARBOSA, 2015). Para a realização desta pesquisa utilizaremos as definições de pesquisa qualitativa na categoria de pesquisa-ação. A definição de pesquisa-ação adotada para este projeto parte da compreensão de ZOOZOLI (2006). A autora define a utilização da pesquisa-ação como sendo uma prática de pesquisa científica e contínua. A partir da análise "trata-se de pesquisas nas quais há uma ação deliberada de transformação da realidade; pesquisas que têm um duplo objetivo: transformar a realidade e produzir conhecimentos relativos a essas transformações". A inserção deve corroborar para a transformação dos sujeitos. Essa transformação deve partir de uma necessidade individual que atende ao coletivo. Possibilitando aos envolvidos uma ressignificação para o uso e prática de TICS em Sala de aula de língua materna, tornando-se sujeitos responsivos ativos frente às diversas transformações sociais que transpassam a educação. Mediante o referido estudo aspiramos que a continuidade dessa prática tecnológica possa assessorar os professores para o desenvolvimento de seus planejamentos futuros, buscando, principalmente inserção dos gêneros multimodais na sala de aula, gerando um protagonismo social. Palavras- chave: TICS, gêneros multimoldais, webquest, sala de aula. Referências BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução editora Hucitec. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. KLEIMAN, Ângela B. A formação do professor: Perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas, São Paulo: Mercado das letras, 2001. KLEIMAN, Ângela B. Agenda de pesquisa e ação em linguística aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística aplicada na modernidade recente: fetstschrift para Antonieta Celani. 2.ed. São Paulo: Parábola, 2013 ROJO, Roxane. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística aplicada na modernidade recente: fetstschrift para Antonieta Celani. 2.ed. São Paulo: Parábola, 2013. ROJO, R. BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A UTILIZAÇÃO DAS TICS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A RESPONSIVIDADE ATIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Joana Cristina Valério de Lima /cristynne195@gmail.com/ Instituto Federal de Alagoas- IFAL Eixo Temático: 1 Processo de Ensino e Aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo As inovações tecnológicas estão trazendo constantes contribuições para o contexto atual, sobretudo para a educação. Nesta perspectiva os educadores são desafiados pelas demandas do funcionamento social, sendo necessário uma reorganização e planejamento do ensino. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo, refletir sobre a inserção da tecnologia de informação e comunicação- TICS, bem como a aplicação desse recurso em sala de aula, vislumbrando contribuições para a promoção da responsividade ativa do professor da educação básica, frente às práticas de ensino-aprendizagem da língua materna. Considerando que a linguagem está situada politicamente e historicamente nas situações que partem do convívio da sala de aula para o que está fora dela e vice e versa, é impossível viver desvinculado das suas diversas multimodalidades de produção e leitura. A incorporação dessas novas técnicas aliadas ao ensino de língua portuguesa exigem um trabalho de cunho analítico, compreensivo, reflexivo e ativo, buscando potencializar no docente e no discente, práticas que possibilitem a apropriação desses recursos para o exercício do aprender a aprender, mediante o auxílio dos dispositivos tecnológicos como: celulares, tablets, notebook, ipads, computadores, entre outros meios acessíveis ao educando. Para efetivação do presente estudo, foi necessário realizar o levantamento de dados, na Escola Estadual Antônia Macedo do município de Palmeira dos Índios - AL, com professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental, visando conhecer a forma como a tecnologia era introduzida em sala de aula. Para este procedimento foi necessário adotar questionários e realizar entrevistas. Após a coleta das informações foi possível verificar algumas situações. Quanto aos docentes percebemos a dificuldade de usar as TICS vinculadas ao ensino, devido à ausência de formação continuada nesta área. Em relação aos alunos percebemos a dificuldade de alguns em usar os meios tecnológicos para o exercício da aprendizagem, provavelmente por não serem trabalhados nesta perspectiva. Vimos alguns casos em que os alunos não possuíam dispositivos tecnológicos e apropriavam-se do aparelho de terceiros para executar as atividades. Este trabalho justifica-se pela necessidade de contribuir para uma reflexão- ação sobre as possibilidades oportunizadas pela utilização das TICS e da internet para o processo educacional, visando aproveitar os vários benefícios dessas tecnologias para o desenvolvimento, lógico, educacional e cognitivo do aluno. Com a inicialização da referida pesquisa, os professores se mostraram entusiasmados em conhecer mais uma forma de aplicabilidade do ensino. Os alunos se mostraram motivados, por saber que iriam trabalhar com algo tão próximo da realidade deles e, sobretudo por aprender de forma diferenciada, atrativa e criativa. Mediante as impossibilidades e das muitas probabilidades, despertou-nos a necessidade de trabalhar essa temática, uma vez que, a transmissão do ensino de Língua Portuguesa ainda não era realizada com suporte das TICS. Os gêneros multimodais foi o assunto escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desse estudo, sendo eles: tirinhas, charges e quadrinhos. Este conteúdo e a utilização da tecnologia já faziam parte do livro didático dos alunos dessa turma, sendo um momento favorável para a ampliação dos saberes. A criação de um ambiente virtual (Webquest) foi propício para mostrar aos alunos que no processo de aprendizagem não existem barreiras infraestruturais, ou seja, eles poderiam, também ter acesso ao conteúdo, as atividades, aos colegas e professores através do ambiente virtual mesmo estando fora da escola. Para a consecução dos objetivos buscaremos um estudo a partir das reflexões gerais de ensino-aprendizagem apreciando a compreensão responsiva ativa (BAKHTIN 1992, 1997) visando uma interdisciplinaridade com a Linguística aplicada (MOITA LOPES, 2009, 2010, 2014), advindos dos estudos dos letramentos digitais e sociais (KLEIMAN, 2006, 2008, 2014; ROJO, 2015; ROJO; BARBOSA, 2015). Para a realização desta pesquisa utilizaremos as definições de pesquisa qualitativa na categoria de pesquisa-ação. A definição de pesquisa-ação adotada para este projeto parte da compreensão de ZOOZOLI (2006). 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