Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVENDO A QUÍMICA NO CURSO DE EDIFICAÇÕES

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Essa pesquisa tem como objetivo identificar a visão e dificuldades dos alunos de 2º ano do nível médio integrado e relacionar a química com o cotidiano dos alunos de forma simples utilizando a tecnologia para auxiliar o ensino da química. Fundamenta-se nos autores Freire (1968) e Teixeira (2006). Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, a partir de um projeto de intervenção com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. A pesquisa utilizou um questionário diagnóstico, com questões abertas e fechadas, para sondar o interesse dos alunos pela química, os conhecimentos que possuíam e como eles aproximavam esses conhecimentos químicos com os conhecimentos específicos da profissão. Com a aplicação do questionário, verificou-se que a maioria da turma sentia dificuldade nos conteúdos de química e gostariam que os assuntos fossem ensinados de forma menos tradicional e que as aulas fossem mais didática. Após a tabulação dos dados obtidos nas respostas dos alunos, notamos que eles, de modo geral, gostam da disciplina de química, porém conseguimos identificar algumas dessas dificuldades que os alunos apresentam ter no estudo da química e em especifico no estudo de separação de misturas e polímeros, e como o estudo destes conteúdos são de grande importância no ensino da química, por isso, como projeto de intervenção, fizemos uma aula diferenciada, a ideia é mostrar à importância dos polímeros e separação de misturas no curso de edificações de uma forma simples e interativa fazendo com que eles possam compreender melhor o assunto e consiga associar ao curso de edificações. Diante disto, fizemos um projeto de intervenção na turma onde utilizamos o método de ensino denominado Rotação por Estações onde em cada uma das estações foi proposta uma atividade diferente sobre o mesmo tema central sendo que todas as atividades são independente umas das outras, cada atividade precisa ter começo, meio e fim, sem exigir um exercício prévio para sua compreensão, esse método faz uso da tecnologia em uma das estações envolvidas para auxiliar o ensino, então desenvolvemos uma aula sobre o estudo de separação de misturas e polímeros. Foram montadas três estações e dividimos a turma em alguns (três grupos, cada um composto por cinco alunos) grupos, cada grupo teve 15 minutos para permanecer na estação desenvolvendo a atividade proposta, ao decorrer do tempo se deslocou-se para a estação seguinte, até que todos os grupos percorram todas as estações. Após a aplicação do projeto na turma, é a hora dos alunos demonstrar o que se aprendeu durante a interversão. Foi proposto para a turma como culminância do projeto a construção de um aplicativo sobre os assuntos abordado no decorrer do projeto que foram separação de misturas e polímeros. Como os avanços das tecnologias vem ganhando espaço no mundo e podemos notar isto em sala de aula onde os alunos estão sempre conectando, então resolvemos diante disso fazer com que todos participasse na construção de um aplicativo de modo coletivo onde cada grupo ficou responsável pela montagem de uma parte, como eles estão sempre conectado, o aplicativo funciona como uma ferramenta para o seu aprendizado e para consultá-lo sempre que for preciso, que irá servir tanto pra tirar suas dúvidas quanto para estudar, demos um prazo para que eles elaborassem esse aplicativo e após sua construção foi mostrado na sala de aula com intuito de todos socializarem e concluir a participação deles como sujeitos principais desse projeto. Ao final foi feito um feedback com a turma para constatar se o método foi eficiente, tanto para facilitar a aprendizagem como para incentivar o interesse dos alunos pela disciplina de química. A experiência foi de grande relevância para o melhoramento do aprendizado tanto dos alunos do curso de edificações como do grupo que desenvolveu este projeto. A turma foi bem compreensiva e disposta a contribuir para a realização de tudo que foi proposto demonstrando bastante interesse na forma de ensino que foi utilizada como ferramenta de aprendizagem. Por fim o projeto consegui ser finalizado e sem dúvida também conseguiu seu propósito que era acrescentar mais conhecimento tanto para os alunos do curso de edificações como para os alunos do curso de química do Instituto Federal de Alagoas. Palavras-chave: Ensino, química, estações, tecnologia. Referências Disponível em>http://educacao.globo.com/artigo/quimica-no-cotidiano.html. Acesso em 20 de maio de 2018 as 13:41. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

DESENVOLVENDO A QUÍMICA NO CURSO DE EDIFICAÇÕES Aline Silva Rosendo/ alynne396@gmail.com/ Instituto Federal de Alagoas - IFAL Ana Paula da Silva Lima/ Instituto Federal de Alagoas - IFAL Julliany Correia de Oliveira/ Instituto Federal de Alagoas - IFAL Eixo Temático: Projeto de Intervenção Educacional Resumo É possível identificar nos alunos do ensino médio certa desmotivação quando se trata de estudar disciplinas da área das ciências exatas, como a química. Entende-se que a prática do ensino de química pode utilizar-se de ferramentas que facilite o aprendizado dos alunos, como aulas experimentas ou uso da tecnologia na sala de aula, aproximando os conceitos químicos com o cotidiano e com conteúdos específicos da formação profissional. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a visão e dificuldades dos alunos de 2º ano do nível médio integrado e relacionar a química com o cotidiano dos alunos de forma simples utilizando a tecnologia para auxiliar o ensino da química. Fundamenta-se nos autores Freire (1968) e Teixeira (2006). Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, a partir de um projeto de intervenção com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. A pesquisa utilizou um questionário diagnóstico, com questões abertas e fechadas, para sondar o interesse dos alunos pela química, os conhecimentos que possuíam e como eles aproximavam esses conhecimentos químicos com os conhecimentos específicos da profissão. Com a aplicação do questionário, verificou-se que a maioria da turma sentia dificuldade nos conteúdos de química e gostariam que os assuntos fossem ensinados de forma menos tradicional e que as aulas fossem mais didática. Após a tabulação dos dados obtidos nas respostas dos alunos, notamos que eles, de modo geral, gostam da disciplina de química, porém conseguimos identificar algumas dessas dificuldades que os alunos apresentam ter no estudo da química e em especifico no estudo de separação de misturas e polímeros, e como o estudo destes conteúdos são de grande importância no ensino da química, por isso, como projeto de intervenção, fizemos uma aula diferenciada, a ideia é mostrar à importância dos polímeros e separação de misturas no curso de edificações de uma forma simples e interativa fazendo com que eles possam compreender melhor o assunto e consiga associar ao curso de edificações. Diante disto, fizemos um projeto de intervenção na turma onde utilizamos o método de ensino denominado Rotação por Estações onde em cada uma das estações foi proposta uma atividade diferente sobre o mesmo tema central sendo que todas as atividades são independente umas das outras, cada atividade precisa ter começo, meio e fim, sem exigir um exercício prévio para sua compreensão, esse método faz uso da tecnologia em uma das estações envolvidas para auxiliar o ensino, então desenvolvemos uma aula sobre o estudo de separação de misturas e polímeros. Foram montadas três estações e dividimos a turma em alguns (três grupos, cada um composto por cinco alunos) grupos, cada grupo teve 15 minutos para permanecer na estação desenvolvendo a atividade proposta, ao decorrer do tempo se deslocou-se para a estação seguinte, até que todos os grupos percorram todas as estações. Após a aplicação do projeto na turma, é a hora dos alunos demonstrar o que se aprendeu durante a interversão. Foi proposto para a turma como culminância do projeto a construção de um aplicativo sobre os assuntos abordado no decorrer do projeto que foram separação de misturas e polímeros. Como os avanços das tecnologias vem ganhando espaço no mundo e podemos notar isto em sala de aula onde os alunos estão sempre conectando, então resolvemos diante disso fazer com que todos participasse na construção de um aplicativo de modo coletivo onde cada grupo ficou responsável pela montagem de uma parte, como eles estão sempre conectado, o aplicativo funciona como uma ferramenta para o seu aprendizado e para consultá-lo sempre que for preciso, que irá servir tanto pra tirar suas dúvidas quanto para estudar, demos um prazo para que eles elaborassem esse aplicativo e após sua construção foi mostrado na sala de aula com intuito de todos socializarem e concluir a participação deles como sujeitos principais desse projeto. 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