Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO

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Justifica-se que a partir dessa observação, analisar a influência do letramento e as metodologias de ensino no processo de alfabetização, contribuindo para esse processo. Antes de entender a importância do letramento para uma criança ou adulto no processo de alfabetização, precisamos entender o conceito de letramento e alfabetização. Para nos ajudar a compreender o conceito de letramento, buscamos apoio teórico em Kleiman (2005) que traz a seguinte definição: "Conjunto de atividades envolvendo a língua escrita para alcançar um determinado objetivo numa determinada situação, associadas aos saberes, às tecnologias e as competências necessárias para a sua realização. Para o entendimento do conceito de alfabetização, nosso apoio teórico configura-se conforme o postulado por Soares (1990).O autor afirma que Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo-criança ou adulto tenham acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidade de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Ainda segundo Soares (1998) "Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Diante desses conceitos entendemos que, alfabetização e letramento não são temas iguais, pois, um indivíduo alfabetizado é aquele que conhece as letras e sabe codificar e decodificar um determinado texto, porém não consegue entender a mensagem que é transmitida, já ser letrado significa entender e desenvolver sua opinião sobre o que está lendo. Segundo Ferreiro (2006), estar alfabetizado nos dias de hoje é" [...] poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. O letramento tem grande influência no processo de alfabetização, pois possibilita inserir o aluno no contexto social e cultural que está fundamentalmente relacionado à leitura. Diante desses conceitos faz-se necessário questionar os métodos de ensino usados pelo professor no processo de alfabetização. Segundo Albuquerque (2007). "[...] O ensino tradicional de alfabetização em que primeiro se aprende a "decifrar um código" a partir de uma sequência de passos/etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores/escritores. Para essas contestações foram considerados os estudos teóricos de Taska e Guedes (2013), Almeida (2014), FEREIRE (2000), Kleiman (1995), Rojo (1998), SOARES (2004), MARCUSCHI (2010) Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), BRITO (2007). A partir das análises mediante as aulas de observação e nas de regências foi possível identificar o nível de desenvolvimento de cada aluno, analisando as suas habilidades e dificuldades. Em relação a prática do professor foi observada e a utilização do método tradicionalista, em que eram feitas leituras através do livro didático sem associar os textos com a vida social e cultural do aluno. Diante dessa realidade de ensino e aprendizagem, é possível constatar que o processo de alfabetizar é complexo e engloba uma série de conceitos e neste contexto percebemos que para tornar-se um indivíduo letrado é preciso se apropriar do seu cotidiano, viabilizando diferentes tipos de textos para que os alunos possam sentir gosto pela leitura. Após a realização deste trabalho, chegamos à conclusão de que o letramento tem fundamental importância na vida do ser humano, pois tem por objetivo inserir o indivíduo no contexto social e cultural. Palavras-chaves: Letramento. Alfabetização. Metodologia. Prática. Referências: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia do ato de ler. Ed. Cortez, 47ª edição. São Paulo. SP. 2000. KLEIMAN, Ângela B. (org.) O significado do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Paraíba, 2010. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da Anped, 2004 ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: Perspectivas Lingüísticas. Mercado das letras. São Paulo. 1998 TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. A divulgação do conceito de letramento e o contexto da escola de nove anos: o que dizem as professoras alfabetizadoras?. Cad. CEDES vol.33 no.90 Campinas maio/ago. 2013. Disponível em: Acesso em: 01 de abr. 2017. MORAIS, Artur Gomes e ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e Letramento: O que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? In ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de e LEAL, Telma Ferraz (orgs.) 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO Maria Gracilene dos Santos Batista [1] Pabiane Dias Gomes [2] Contato:[1]mariagsantosb@gmail.com Eixo temático: 7 Alfabetização e letramentos com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico. Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar a importância do letramento no processo de alfabetização. Foi desenvolvido após uma observação durante o Estágio de Regência III do curso de Letras do Instituto Federal de Alagoas IFAL, em uma sala de aula de 6°ano de uma escola pública na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Durante o estágio de regência, observamos que muitos alunos estavam alfabetizados, porém poucos eram completamente letrados, gerando assim uma insegurança na hora de expor suas opiniões dos textos lidos durante as aulas. Justifica-se que a partir dessa observação, analisar a influência do letramento e as metodologias de ensino no processo de alfabetização, contribuindo para esse processo. Antes de entender a importância do letramento para uma criança ou adulto no processo de alfabetização, precisamos entender o conceito de letramento e alfabetização. Para nos ajudar a compreender o conceito de letramento, buscamos apoio teórico em Kleiman (2005) que traz a seguinte definição: "Conjunto de atividades envolvendo a língua escrita para alcançar um determinado objetivo numa determinada situação, associadas aos saberes, às tecnologias e as competências necessárias para a sua realização. Para o entendimento do conceito de alfabetização, nosso apoio teórico configura-se conforme o postulado por Soares (1990).O autor afirma que Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo-criança ou adulto tenham acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidade de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Ainda segundo Soares (1998) "Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Diante desses conceitos entendemos que, alfabetização e letramento não são temas iguais, pois, um indivíduo alfabetizado é aquele que conhece as letras e sabe codificar e decodificar um determinado texto, porém não consegue entender a mensagem que é transmitida, já ser letrado significa entender e desenvolver sua opinião sobre o que está lendo. Segundo Ferreiro (2006), estar alfabetizado nos dias de hoje é" [...] poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. O letramento tem grande influência no processo de alfabetização, pois possibilita inserir o aluno no contexto social e cultural que está fundamentalmente relacionado à leitura. Diante desses conceitos faz-se necessário questionar os métodos de ensino usados pelo professor no processo de alfabetização. Segundo Albuquerque (2007). "[...] O ensino tradicional de alfabetização em que primeiro se aprende a "decifrar um código" a partir de uma sequência de passos/etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores/escritores. Para essas contestações foram considerados os estudos teóricos de Taska e Guedes (2013), Almeida (2014), FEREIRE (2000), Kleiman (1995), Rojo (1998), SOARES (2004), MARCUSCHI (2010) Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), BRITO (2007). A partir das análises mediante as aulas de observação e nas de regências foi possível identificar o nível de desenvolvimento de cada aluno, analisando as suas habilidades e dificuldades. Em relação a prática do professor foi observada e a utilização do método tradicionalista, em que eram feitas leituras através do livro didático sem associar os textos com a vida social e cultural do aluno. 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In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Paraíba, 2010. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da Anped, 2004 ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: Perspectivas Lingüísticas. Mercado das letras. São Paulo. 1998 TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. A divulgação do conceito de letramento e o contexto da escola de nove anos: o que dizem as professoras alfabetizadoras?. Cad. CEDES vol.33 no.90 Campinas maio/ago. 2013. Disponível em: Acesso em: 01 de abr. 2017. MORAIS, Artur Gomes e ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e Letramento: O que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? In ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de e LEAL, Telma Ferraz (orgs.) 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