Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID E O ENSINO DA MATEMÁTICA – UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA ESCOLA PÚBLICA

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O projeto foi desenvolvido na escola municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi durante o ano letivo de 2017 sob a orientação do professor da universidade. A instituição acolheu 20 alunos bolsistas do PIBID Pedagogia que durante o ano letivo puderam participar do cotidiano das salas de aula de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e detectaram dificuldades no aprendizado da matemática. Com o intuito de auxiliar os professores da escola para evolução da inteligência matemática dos alunos, visando superar as dificuldades elencadas através de diagnóstico prévio o projeto foi desenvolvido na escola. A investigação apresentou como objetivo geral: contribuir de maneira lúdica para superação das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental I da escola em questão. Como objetivos específicos: incentivar o raciocínio lógico matemático; ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro; conhecer estratégias pertinentes às relações comerciais; estimular noções de compra e venda; administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro e reconhecer a importância da reciclagem para manutenção de um meio ambiente equilibrado. Para tal, foi criado uma ação que foi dividida em duas modalidades; um grupo de 10 licenciandos construiriam um SUPERMERCADO e os outros 10 um BAZAR. Vale ressaltar que o projeto contemplou os seguintes sujeitos: 1 professor universitário, 4 professoras supervisoras do PIBID, 20 bolsistas do PIBID Pedagogia, o núcleo gestor da escola com seus 42 professores e todos os alunos do Ensino Fundamental I. O referencial teórico utilizado baseou-se em Perrenoud (2000) levando em consideração as competências necessárias que o professor deve ter para ensinar e a transformação na maneira de ensinar matemática. O autor nos propõe dez novas competências para ensinar, para que o professor torne-se gestor da sua prática reflexiva. As competências necessárias são: organizar e dirigir situações de aprendizagem, administrar a progressão da aprendizagem, conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação, envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, trabalhar em equipe, participar da administração escolar, informar e envolver os pais, utilizar novas tecnologias, enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão e administrar sua própria formação contínua. Durante a construção do supermercado e do bazar os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar práticas das relações financeiras do comércio, vislumbrando assim, desenvolver as habilidades previstas na proposta curricular de matemática para o Ensino Fundamental I do Estado do Ceará (2013). Dentre elas, podemos destacar: observar, classificar, generalizar, comparar, utilizar estimativas, identificar cédulas e moedas do sistema monetário; questionar, aplicar, verificar e finalizar, além disso, trabalhar a questão da sustentabilidade. Preparar a estrutura dessas modalidades exigiu um planejamento que levou em consideração um mapeamento das condições previas do interesse de cada série pelos produtos ofertados. O processo aconteceu por turma, onde foi lançado inicialmente a realização de uma lista de compras para o supermercado e o bazar. O resultado foi surpreendente, pois à medida que mais turmas participavam novos conteúdos estavam sendo trabalhados, abrindo espaço para a interdisciplinaridade. Foi possível envolver não só as turmas atendidas pelo PIBID como toda a escola no desenvolvimento do projeto. Finalizadas as atividades envolvendo a aprendizagem da matemática, podemos afirmar que o projeto desenvolvido foi uma ação que proporcionou grandes aprendizados e interações, tanto para os alunos como para os professores que puderam perceber que é possível tornar aprendizagem da matemática prazerosa e tornar-se reflexivo da sua prática pedagógica de acordo com as competências estabelecidas por Perrenoud (2000). A escola foi além de seu conteúdo curricular, abriu oportunidades de trabalhar conteúdos até então desinteressantes para os alunos, tudo isso de maneira lúdica e dinâmica, favorecendo assim uma aprendizagem significativa. Para além dos objetivos alcançados ressaltamos a escola superou a meta estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o ano de 2017, a escola que tinha como meta a nota 4,9 conseguiu o resultado final de 5,7 superando assim a expectativa. Além disso, ficou em 7º lugar no Distrito de Educação 6 que contempla 35 escolas; esse resultado premiou a instituição com a quantia de 10 mil reais e três smartfones para distribuição entre os alunos que atingiram maiores notas nas avaliações externas. Ao final do projeto foi realizada doação das embalagens para uma ONG que trabalha com reciclagem e as roupas que sobraram do BAZAR foram doadas para alunos carentes da escola. Palavras-chave: PIBID, dificuldade de aprendizagem, matemática. Referências BRASIL. Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência. Subprojeto Pedagogia/CAPES/ UECE. Edital PIBID nº 061/2013. Coordenadores - Lia Machado Fiuza Fialho, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Antônio Luiz de Oliveira Barreto e Celia Maria Machado de Brito. CEARÁ, Secretaria da Educação. Proposta curricular de matemática para 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Estado Ceará. Fortaleza: SEDUC, 2013. PERRENOUD, Philippe. Dez novas Competências para Ensinar. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PIBID E O ENSINO DA MATEMÁTICA - UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA ESCOLA PÚBLICA ALVES, Roberlúcia Rodrigues[1]/roberluciar@yahoo.com.br/UECE SILVA, Allisson de Queiroz da[2]/ allissondequeiroz@gmail.com BARBOSA, Maria Auxiliadora Henrique[3]/cilinhahenrique@hotmail.com Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: CAPES Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em desenvolvimento na Universidade Estadual do Ceará - UECE, abriga subprojetos de cursos de licenciatura que visa à inserção dos licenciandos na escola pública sob a supervisão de um docente efetivo da educação básica, caracterizado - Professor Supervisor. O presente trabalho visa apresentar uma experiência exitosa sobre o ensino da matemática. O projeto foi desenvolvido na escola municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi durante o ano letivo de 2017 sob a orientação do professor da universidade. A instituição acolheu 20 alunos bolsistas do PIBID Pedagogia que durante o ano letivo puderam participar do cotidiano das salas de aula de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e detectaram dificuldades no aprendizado da matemática. Com o intuito de auxiliar os professores da escola para evolução da inteligência matemática dos alunos, visando superar as dificuldades elencadas através de diagnóstico prévio o projeto foi desenvolvido na escola. A investigação apresentou como objetivo geral: contribuir de maneira lúdica para superação das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental I da escola em questão. Como objetivos específicos: incentivar o raciocínio lógico matemático; ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro; conhecer estratégias pertinentes às relações comerciais; estimular noções de compra e venda; administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro e reconhecer a importância da reciclagem para manutenção de um meio ambiente equilibrado. Para tal, foi criado uma ação que foi dividida em duas modalidades; um grupo de 10 licenciandos construiriam um SUPERMERCADO e os outros 10 um BAZAR. Vale ressaltar que o projeto contemplou os seguintes sujeitos: 1 professor universitário, 4 professoras supervisoras do PIBID, 20 bolsistas do PIBID Pedagogia, o núcleo gestor da escola com seus 42 professores e todos os alunos do Ensino Fundamental I. O referencial teórico utilizado baseou-se em Perrenoud (2000) levando em consideração as competências necessárias que o professor deve ter para ensinar e a transformação na maneira de ensinar matemática. O autor nos propõe dez novas competências para ensinar, para que o professor torne-se gestor da sua prática reflexiva. As competências necessárias são: organizar e dirigir situações de aprendizagem, administrar a progressão da aprendizagem, conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação, envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, trabalhar em equipe, participar da administração escolar, informar e envolver os pais, utilizar novas tecnologias, enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão e administrar sua própria formação contínua. Durante a construção do supermercado e do bazar os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar práticas das relações financeiras do comércio, vislumbrando assim, desenvolver as habilidades previstas na proposta curricular de matemática para o Ensino Fundamental I do Estado do Ceará (2013). 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