A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA O ENSINO BÁSICO
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Francisco Rafael Barbosa da Silva/barbosa.rafaelk49@gmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Márcia Barbosa de Sousa/marcia_bsousa@unilab.edu.br/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Regilany Paulo Colares/regilany@unilab.edu.br/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) Resumo Diante do cenário atual da educação básica brasileira, onde os recursos didáticos disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem são limitados, os livros didáticos assumem um papel fundamental nesse processo, sendo uma das únicas ferramentas para a prática pedagógica disponível para o professor e aluno no contexto metodológico de ensino aos conteúdos na sala de aula. O momento resultante dos conhecimentos no espaço escolar, se dá a partir das experiências e vivências que os professores e alunos passam no dia a dia distinguindo esse tipo de conhecimento por aqueles que é abordado nos livros didáticos. O livro didático é um importante instrumento no espaço escolar, visto como um objeto que proporciona uma visão didática e elaborada para o conhecimento integrado no ensino e na aprendizagem (FRISON, 2009). Os livros didáticos de Biologia e Química utilizados no ensino básico, têm em sua estrutura, um enfoque na contextualização disciplinar de conteúdos específicos. Analisar de forma contextualizada os livros didáticos de Biologia e Química, remota em uma investigação instruída sobre as suas estruturas e qualidade. Segundo Marisa Lajolo (1996), o livro didático demonstra uma valiosa ferramenta de ensino, mas não é apenas com o livro didático que se pode apresentar os conteúdos científicos, existem variadas metodologias que podem abranger um cenário inovador. Neste contexto, no presente trabalho objetivou-se investigar os critérios exigidos que compõem os livros didáticos de Biologia e Química do 3 ° ano de ensino médio e analisar a importância desse material para o ensino e aprendizagem, como forma de observar sua estrutura, formato e os conteúdos inseridos. O trabalho constituiu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). O desenvolvimento do trabalho ocorreu em uma escola de Ensino Médio, localizada no município de Redenção, no estado do Ceará. A metodologia se deu a partir de método plural com aplicação de um questionário qualitativo e quantitativo para três sujeitos diferentes, sendo direcionado aos professores de Biologia e Química com a finalidade de saber como eles avaliam a escolha dos livros didáticos e quais os principais critérios utilizados para seleção desses livros; outro para os alunos do 3º ano do ensino médio desta mesma escola, visando a concepção dos mesmos para os livros de Biologia e Química; por fim, um questionário respondido de acordo com a avaliação das autoras, levando em consideração as atribuições e critérios que devem conter nos livros didáticos segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os questionários foram estruturados em bases divididas contendo os seguintes critérios: conteúdos científicos, atividades, ilustrações, formato, linguagens e recursos complementares, sendo atribuído para cada critério uma nota com valor de um a dez adaptado de KRASILCHIK (2008). 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Ministério da Educação. Brasília, 1998. FRISON, M; et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Florianópolis, 2009. GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2009. KLIEMANN, Geovana Luiza; DULLIUS, Maria Madalena. Resolução de problemas como metodologia de ensino e sua abordagem nos livros didáticos. Bogotá. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED., 2014. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008." 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