Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES

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Deste modo, os alunos têm o conceito de que a leitura serve somente para a decodificação, pois a sociedade em que estão inseridos não possuí o costume de ler textos poéticos, dentro ou fora da sala de aula. São inúmeras as dificuldades que as escolas apresentam para efetivar o ensino sistemático do gênero textual pertinentes aos alunos das séries finais do Ensino Médio. É comum os alunos serem cobrados por aquilo que nunca lhes foi ensinado com maior aprofundamento. O simples ensino da organização global mais comum do gênero textual, não é suficiente para que o aluno chegue a uma boa produção. Assim como, o esforço e intuição, por si só, não contribuem para que os discentes dominem o gênero. Sendo assim, este projeto contribuirá para que os discentes compreendam o valor deste gênero textual, tornando-o um sujeito/leitor mais reflexivo e crítico, consciente do seu papel na sociedade em que vive e que saiba utilizar a linguagem de forma adequada em contextos diversos para se comunicar, uma vez que os autores deste gênero se comprometem a mostrar através da poesia seu pensamento sobre sua ideia de mundo, meio social e sentimentos. Em vista disso, os estudos dos educandos terão como base o poeta Marcos Vinícius de Moraes, o qual ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira com sua poesia límpida com linguagem fluída. O projeto é direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônia Macêdo a fim de promover um suporte à aprendizagem regular a qual estão submetidos. Tendo como objetivos gerais: oportunizar o acesso ao âmbito literário de Vinícius de Moraes impulsionando a poesia, estudos sobre versos longos e livres, músicas, declamações, analise de poesia, peças teatrais, etc... Contribuir no desenvolvimento da sociedade, construindo um vínculo que estabeleça troca de saberes; incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos. Portanto, os alunos estarão desenvolvendo uma relação com a linguagem, expandindo sua oralidade e produzindo a escrita com competência. Apresentando como objetivos específicos: Interagir com diferentes tipos de textos de modo lúdico, reflexivo e dinâmico; estimular a criatividade e sensibilidade; reavivar o gosto e o prazer pela leitura e escrita; conhecer a obra do autor; inserir a atividade de se trabalhar com a língua escrita através de músicas , despertar gosto pelos sonetos, textos literários e promover a oralidade. As obras de Vinicius são separadas em três momentos, sendo eles o poeta metafísico, com o amor em constantes conflitos entre a alma e a matéria; a poesia do cotidiano com o amor carnal, intimista, com uma escrita coloquial e a conotação política. A metodologia utilizada é por meio da explanação do gênero textual (poesia), que está organizada em três etapas: Na primeira, ocorreu uma sensibilização ao público alvo, os alunos conheceram a biografia e contexto histórico da obra e autor, características literárias 1ª e 2ª fase, analise de sonetos. Na segunda etapa, os discentes analisaram o "Poema dos olhos da amada", houve uma apresentação do poema como música e declamação do "Soneto de amor total" praticando assim a oralidade dos alunos e a escrita através da música; produção de um poema tendo como base os sonetos do poeta, assim o aluno conhecerá os procedimentos adequados para a produção de uma poesia. Na segunda etapa, os alunos estudarão a peça teatral escrita por Vinicius de Morais "Orfeu da Conceição", a qual é baseada em um drama da mitologia grega e assistirão ao filme "Orfeu da Conceição" e farão uma peça teatral com a mesma temática, promovendo ao aluno uma atividade lúdica. Deste modo, o projeto contribui para trabalharmos as habilidades de ler e escrever ao mesmo tempo, e ajudará o aluno a produzir poesia de modo prazeroso. Palavras-chave: Gênero textual, literatura, sonetos, oralidade. Referências MORAES, Vinicius de. Livro de Sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. MORAES, Vinicius de. Livro Poemas Sonetos e Baladas. São Paulo: Edição gavetas, 1946. MORAES, Vinicius de. Livro Todo amor. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (29 de maio de 2017). CASTELLO, José. Livro Vinicius de Moraes o poeta da paixão. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (21 de fevereiro de 1994). MORAES, Vinicius de. Peça teatral: Orfeu da Conceição Tragédia Brasileira. 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Sendo assim, este projeto contribuirá para que os discentes compreendam o valor deste gênero textual, tornando-o um sujeito/leitor mais reflexivo e crítico, consciente do seu papel na sociedade em que vive e que saiba utilizar a linguagem de forma adequada em contextos diversos para se comunicar, uma vez que os autores deste gênero se comprometem a mostrar através da poesia seu pensamento sobre sua ideia de mundo, meio social e sentimentos. Em vista disso, os estudos dos educandos terão como base o poeta Marcos Vinícius de Moraes, o qual ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira com sua poesia límpida com linguagem fluída. O projeto é direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônia Macêdo a fim de promover um suporte à aprendizagem regular a qual estão submetidos. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES Nayla R. Gomes da Silva/ naylaggomess20@gmail.com/ Universidade Aberta do Brasil (UAB) Eixo Temático: Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referencias, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Agência Financiadora: Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Resumo Atualmente a poesia é tratada como um gênero desvalorizado dentro do ambiente escolar. Sabe-se que a sociedade tem o hábito de não valorizar a leitura, e essa problemática advêm de fatores socioculturais e políticos. Conforme Octavio Paz "A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si a conhecer-se e reconhecer-se". Deste modo, os alunos têm o conceito de que a leitura serve somente para a decodificação, pois a sociedade em que estão inseridos não possuí o costume de ler textos poéticos, dentro ou fora da sala de aula. São inúmeras as dificuldades que as escolas apresentam para efetivar o ensino sistemático do gênero textual pertinentes aos alunos das séries finais do Ensino Médio. É comum os alunos serem cobrados por aquilo que nunca lhes foi ensinado com maior aprofundamento. O simples ensino da organização global mais comum do gênero textual, não é suficiente para que o aluno chegue a uma boa produção. Assim como, o esforço e intuição, por si só, não contribuem para que os discentes dominem o gênero. 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As obras de Vinicius são separadas em três momentos, sendo eles o poeta metafísico, com o amor em constantes conflitos entre a alma e a matéria; a poesia do cotidiano com o amor carnal, intimista, com uma escrita coloquial e a conotação política. A metodologia utilizada é por meio da explanação do gênero textual (poesia), que está organizada em três etapas: Na primeira, ocorreu uma sensibilização ao público alvo, os alunos conheceram a biografia e contexto histórico da obra e autor, características literárias 1ª e 2ª fase, analise de sonetos. Na segunda etapa, os discentes analisaram o "Poema dos olhos da amada", houve uma apresentação do poema como música e declamação do "Soneto de amor total" praticando assim a oralidade dos alunos e a escrita através da música; produção de um poema tendo como base os sonetos do poeta, assim o aluno conhecerá os procedimentos adequados para a produção de uma poesia. 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