Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DIVERSIFICADAS SOBRE O ENSINO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS-TO

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Tais métodos são estudados hoje como "tendências pedagógicas", que na verdade eram modismos de ensino que se destacaram em momentos de fatos ou eventos específicos da história, essas tendências são chamadas de tendências liberais e tendências progressistas (LIBÂNEO, 1989). Existem quatro tendências pedagógicas liberais que são: liberal tradicional, na qual o ensino é de forma vertical, sem a participação do aluno; liberal renovada progressivista, em que o ensino passa a ser de forma horizontal, e levando em conta as fases do desenvolvimento humano; liberal renovada não diretiva, que segue praticamente o mesmo ritmo de ensino da tendência liberal renovada, porém o professor e a escola aqui passam a ser facilitadores das aptidões do aluno; e a liberal tecnicista, que visa o capitalismo, ou seja, a formação de um ser não pensante e sim mecanizado pronto para o mercado de trabalho (SANTOS, 2012). Já as tendências pedagógicas progressistas, ainda de acordo com Santos (2012), são divididas em três que são: tendência progressista libertadora, na qual a relação entre professor e aluno é horizontal e o professor tem o papel de motivar o aluno a transformar a sociedade; a progressista libertária, em que o professor é apenas um facilitador e os alunos socializam o conteúdo entre si; e a progressista crítico-social dos conteúdos, em que o professor procura facilitar os conteúdos contextualizando os mesmos com coisas do cotidiano dos alunos. Apesar de serem tendências que ficaram no passado ainda são bastante utilizadas por professores na sala de aula em instituições de ensino. Portanto este trabalho tem como objetivo identificar as práticas de ensino de alguns professores, de forma a fazer um comparativo com as tendências pedagógicas mencionadas. Para alcançar os objetivos entrevistou-se um total de 12 participantes, professores e alunos das instituições: Colégio Estadual Augustinópolis; Escola Estadual Santa Genoveva e Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, da rede pública de ensino e a Faculdade do Bico do Papagaio, que faz parte da rede privada de ensino superior do município de Augustinópolis - TO. Os participantes foram subdivido em três grupos, contendo: dois professores das séries finais do ensino fundamental, dois professores do ensino Médio e dois professores do ensino superior. Quanto aos alunos, foram escolhidos dois de cada nível citado anteriormente, resultando em um total de seis estudantes. Para os alunos o roteiro de entrevista foi baseado nas perguntas: "para você, qual o perfil de um bom professor?", "qual o real perfil de seus professores?" e "quais as principais metodologias de ensino de seus professores?". Já para os professores o roteiro se baseou nas seguintes perguntas: "porque você escolheu esta profissão?", "quê importância teve a disciplina de didática para sua carreira profissional?", "quais suas metodologias de ensino dentro da sala de aula?" e "você se considera um bom professor? Justifique sua respostas". Os resultados foram tabulados levando em conta a expectativa e perspectiva dos alunos quanto ao perfil de seus professores e a perspectiva real dos professores, entrevistados, quanto aos seus perfis na sala de aula. Conforme as perspectivas dos alunos e professores percebe-se que há ideias antagônicas quanto ao ensino. Na entrevista os alunos caracterizam professores ideais, e relatam como são seus professores na realidade, explanando uma grande diversidade de perfis de professores em relação às metodologias de ensino em sala de aula, e assim pode-se considerar que cada professor tem seu próprio perfil e formas de dar aula, caracterizando assim, no âmbito escolar, a expressão de algumas tendências pedagógicas. Já os professores dizem adotar, em suas metodologias de ensino, formas que contribuirá para o bom desenvolvimento do aluno, citando até mesmo a grande relevância da didática. As tendências pedagógicas liberais foram as mais notadas neste trabalho. O tecnicismo, por exemplo, é característico na instituição de ensino superior, pois os alunos citam professores que só conseguem passar o conteúdo de forma pratica e não de forma teórica. Outra tendência visível na instituição de ensino superior é a tendência liberal renovada, pois estas investem no incentivo a pesquisas feitas por parte dos acadêmicos. E o ensino tradicional, evidenciado pelos relatos de vários alunos, dos diferentes níveis de ensino, ao citarem características de professores que fazem o uso da autoridade para esconder a insegurança e a falta de didática ao passar o conteúdo, mostrando assim a tendência liberal tradicional, que não deixa de prevalecer sobre as demais tendências. Já entre as tendências progressivistas, foi possível notar a tendência progressista libertadora, pois os alunos do ensino Médio relataram que um determinado professor possuía humildade de questionar e aprender o conteúdo juntamente com os alunos, realizando um feedback com o conteúdo e o aluno. Trabalhos posteriores seria uma boa alternativa para aprofundar os estudos quanto à educação vivenciada em sala de aula, abrangendo um maior número de participantes, permitindo assim, que se veja de maneira mais precisa os desafios observados no convívio escolar. Palavras-chave: alunos, professores, métodos de ensino Referências LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989. SANTOS, Roberto Ferreira dos. Tendências pedagógicas: o que são e para que servem. 7º Seminário de Práticas Educativas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16/06/2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DIVERSIFICADAS SOBRE O ENSINO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS-TO Félkerson Marinho Ferreira / felkersomaiss@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins [1] Juliana Barros Carvalho / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins [2] Kassio Matheus de Carvalho / Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins [3] Watyna Lopes de Sousa/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins [4] Eixo Temático: (Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes) Resumo No decorrer dos anos vários métodos de ensino, muitos deles até ditados ao professor pela escola, foram evidenciados. Tais métodos são estudados hoje como "tendências pedagógicas", que na verdade eram modismos de ensino que se destacaram em momentos de fatos ou eventos específicos da história, essas tendências são chamadas de tendências liberais e tendências progressistas (LIBÂNEO, 1989). Existem quatro tendências pedagógicas liberais que são: liberal tradicional, na qual o ensino é de forma vertical, sem a participação do aluno; liberal renovada progressivista, em que o ensino passa a ser de forma horizontal, e levando em conta as fases do desenvolvimento humano; liberal renovada não diretiva, que segue praticamente o mesmo ritmo de ensino da tendência liberal renovada, porém o professor e a escola aqui passam a ser facilitadores das aptidões do aluno; e a liberal tecnicista, que visa o capitalismo, ou seja, a formação de um ser não pensante e sim mecanizado pronto para o mercado de trabalho (SANTOS, 2012). 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Para alcançar os objetivos entrevistou-se um total de 12 participantes, professores e alunos das instituições: Colégio Estadual Augustinópolis; Escola Estadual Santa Genoveva e Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, da rede pública de ensino e a Faculdade do Bico do Papagaio, que faz parte da rede privada de ensino superior do município de Augustinópolis - TO. Os participantes foram subdivido em três grupos, contendo: dois professores das séries finais do ensino fundamental, dois professores do ensino Médio e dois professores do ensino superior. Quanto aos alunos, foram escolhidos dois de cada nível citado anteriormente, resultando em um total de seis estudantes. Para os alunos o roteiro de entrevista foi baseado nas perguntas: "para você, qual o perfil de um bom professor?", "qual o real perfil de seus professores?" e "quais as principais metodologias de ensino de seus professores?". 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