Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À BANCO DE DADOS E PROGRAMAÇÃO WEB

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Brito (2012) assegura que há escolas e alunos em regiões mais pobres que ainda não tiveram acesso a informática, o que dificulta o ECS para os LC, por lidar com a diferença e convergência de saberes dos públicos que possui conhecimento tecnológico e os que estão iniciando, torna-se um desafio para o ensino das disciplinas de informática. Dessa forma, justifica-se em relatar como o LC o foi inserido no ensino técnico de informática, nas disciplinas de Introdução à Banco de Dados (IBD) e Programação WEB (PW). O objetivo do presente artigo é relatar a experiência do ensino realizado durante o Estágio Supervisionado III, mostrando como as disciplinas técnicas do curso de Redes de Computadores foram trabalhadas de maneira motivadora e dinâmica, e identificar as metodologias de ensino que os alunos mais se identificam e aplica-las durante as aulas. O presente trabalho classifica-se como uma pesquisa experimental, uma vez que os alunos e os professores são objetos de estudo e fez-se uso de trabalhos em grupo, atividades impressas e práticas no laboratório de informática. O público alvo do Estágio Supervisionado III, são os alunos da 2º série e 3º série do curso técnico de Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins. Os métodos utilizados exploram o conteúdo de forma completa e prazerosa, buscando-se alcançar uma transformação nas metodologias de ensino aplicadas no Ensino Técnico. As disciplinas escolhidas foram IBD na 2º série e PW na 3º série. As aulas de PW ocorreram no laboratório de informática, adotando aulas expositivas, nas aulas práticas utilizou-se a ferramenta NetBeans e o servidor Web Apache. Em Introdução à Banco de Dados, utilizou-se a ferramenta Astah para modelagem de sistemas em UML (Unified Modeling Language). As aulas foram mediadas na resolução de problemas, ou seja, a modelagem de sistemas para lugares reais como uma biblioteca, academia.... Em primeiro momento realizou-se a observação das aulas ministradas pelos professores, para identificação das metodologias que os alunos tivessem mais afinidades. Assim, concluiu-se que durantes as aulas práticas o desenvolvimento, participação e atenção dos alunos era maior do que nas aulas apenas expositivas. Portanto, teve-se apenas 1(uma) aula expositiva em cada turma, apresentando os conceitos iniciais de cada disciplina. Dessa forma, as aulas práticas aconteceram com a realização da modelagem de banco de dados e programação de sites em HTML Hyper Text Markup Language) e CSS (Cascending Style Sheets). Por fim, executou-se trabalhos em grupos e apresentações em forma de seminário. Realizou-se 7(sete) aulas com duração de 2(duas) horas cada, trabalhando-se o modelo relacional de dados. Obteve-se aulas expositivas e práticas com a modelagem de diagramas. Durante as aulas, os alunos desenvolveram diagramas de Entidade e Relacionamento (ER), com os conceitos do modelo relacional de dados. As atividades realizadas, englobavam teoria e prática no decorrer de cada aula. Na primeira atividade, os alunos deveriam modelar um sistema de uma empresa veículos. Dessa forma, fixando o conteúdo explicado, de relacionamentos entre entidades e cardinalidade. As atividades foram entregues via Edmodo. O Edmodo é um meio educativo tecnológico, o qual gera um melhor e mais eficaz desenvolvimento do ensino-aprendizagem (SANTANA, R. O. 2017, p.3). Portanto, dos 28(vinte e sete) alunos frequentes, 18(dezoito) alunos entregaram a atividade via Edmodo. Essa atividade valia 1(um) ponto na média. A realização da segunda atividade identificou que 11(onze) alunos obtiveram 0.5(meio) ponto na atividade, considerada um bom desenvolvimento para o primeiro diagrama de ER desenvolvido. 3(três) alunos conseguiram 1(um) ponto na atividade. E apenas 1 aluno obteve nota inferior a 0.5(meio) ponto. Com o resultado obtido, buscou-se meios para sanar as dúvidas e as dificuldade dos alunos com o conteúdo abordado. Como modo para suprir as dificuldades encontradas, a modelagem do sistema para a empresa de veículos foi modelada novamente, mas dessa vez em sala de aula com o auxílio de todos os alunos. Assim, tornou-se possível corrigir a atividade, sanar as dúvidas dos alunos e a possibilidade de pôr em prática o conhecimento adquirido por ambos. Realizou-se 4(quatro) atividades práticas em que os alunos deveriam modelar diagramas de ER. Em PW realizou-se 6(seis) aulas com duração de 2(duas) horas cada, introduzindo o conteúdo de HTML e CSS. Na realização das aulas os alunos montaram páginas web, teve-se como objetivo estabelecer situações em que os alunos pudessem começar a desenvolver capacidades, portanto, eles deveriam desenvolver sites sobre problemas reais, ou seja, sites para biblioteca, loja.... Em todas as aulas como forma de fixação de conteúdo, os alunos deveriam entregar as páginas desenvolvidas nas aulas. Em seu decorrer, aprenderam sobre as tags e as sintaxes utilizadas no HTML. Utilizando a ferramenta Sublime para composição dos códigos-fonte, Sublime é um editor de códigos e texto. As atividades realizadas foram entregues via Edmodo. Desse modo, 3(três) atividades foram feitas pelos alunos. Na primeira, eles deveriam fazer uma página web com conceitos sobre tags de um HTML, poderia ser entregue via Edmodo ou manuscrita. Assim, 15(quinze) alunos fizeram páginas web, utilizando os conceitos pedidos na pesquisa, 3(três) alunos entregaram manuscrita. Na segunda atividade, eles deveriam desenvolver uma página web de um formulário de contato para uma academia. Com os conceitos iniciais de HTML explicados, seguiu-se com o conteúdo de CSS. CSS é uma linguagem de folha de estilos, que tem o papel de tornar uma página apresentável na web, relacionada diretamente com o design e aparência, ou seja, o CSS é uma camada que se usa para controlar o estilo da sua página da web. A 3º (terceira) e última atividade realizada com os alunos, consistia na entrega de uma página web mais elaborada, aplicando estilos e os conceitos vistos nas aulas anteriores. Na criação do site, deveria conter 3(três) páginas, que discorressem sobre a experiência deles no Campus Party Bahia 2018. Assim, os alunos sentiram-se motivados para a realizar o trabalho, por relatar a experiência em forma de páginas web. Conclui-se que ao trabalhar as disciplinas de Introdução à Banco de Dados e Programação WEB no Estágio Supervisionado III possibilita novas formas para o ensino dessas disciplinas, expondo formas para seu ensino que motiva e atraem os alunos, além de tornar o futuro licenciado, preparado para o mercado de trabalho. Logo, quando a informática é usada na produção do conhecimento, traz uma melhoria no processo de ensino. Palavras-chave: Estágio, Ensino, Tecnologias. Referências: BRITO, Creidiane Muniz Conceição. AS PRÁTICAS DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL EM SANTO-AMARO DA PURIFICAÇÃO -BA: O perfil docente e a importância do Curso de Licenciatura em Computação. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas - Tocantins. 2012. SANTANA, Ruana de Oliveira. A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELO EDMODO COMO APOIO AO ENSINO DE SEGURANÇA DE REDES. In: IV Congresso Internacional da Licenciaturas. 2017."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: um relato de experiência das disciplinas de Introdução à Banco de Dados e Programação Web Sábia Belle Conceição de Oliveira[1]/sabiabelle976@gmail.com/IFTO Laercio Pontin Junior[2]/IFTO Ramasio Ferreira Melo[3]/IFTO Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: CAPES/Residência Pedagógica Resumo O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é indispensável nos cursos de licenciatura, visto que proporciona aos Licenciandos em Computação (LC) a oportunidade de trabalhar com as disciplinas de Informática, e pôr em pratica a teoria que vem aprendendo ao longo da sua capacitação. Brito (2012) assegura que há escolas e alunos em regiões mais pobres que ainda não tiveram acesso a informática, o que dificulta o ECS para os LC, por lidar com a diferença e convergência de saberes dos públicos que possui conhecimento tecnológico e os que estão iniciando, torna-se um desafio para o ensino das disciplinas de informática. Dessa forma, justifica-se em relatar como o LC o foi inserido no ensino técnico de informática, nas disciplinas de Introdução à Banco de Dados (IBD) e Programação WEB (PW). O objetivo do presente artigo é relatar a experiência do ensino realizado durante o Estágio Supervisionado III, mostrando como as disciplinas técnicas do curso de Redes de Computadores foram trabalhadas de maneira motivadora e dinâmica, e identificar as metodologias de ensino que os alunos mais se identificam e aplica-las durante as aulas. 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