Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESGATANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO PIBID PEDAGOGIA/UFC

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O PIBID destina-se à formação de professores, inserindo bolsistas de iniciação à docência no contexto de escolas públicas para que vivenciem o processo de ensino e aprendizagem das crianças, partilhem saberes com professores experientes em salas de aula, beneficiando-se assim de uma formação pautada na articulação entre teoria e prática, e na troca de conhecimentos de forma reflexiva. As ações foram realizadas durante o segundo semestre letivo de 2017, na Escola Municipal Alvorada, localizada em Fortaleza/Ce, atendendo todas as crianças da educação Infantil (III, IV e V) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), abrangendo um total de 450 (quatrocentas e cinquenta) alunos. O objetivo geral foi envolver as crianças na história do povo africano, identificando sua influência na construção da cultura brasileira, promovendo uma educação para a igualdade racial e o reconhecimento da diversidade cultural, a partir da articulação dos conteúdos a uma abordagem sobre valores humanos, inseridas no processo de letramento de forma lúdica e significativa. Mais especificamente, objetivamos reconhecer as heranças da cultura africana nos aspectos: culinário, artístico, religioso, geográfico, dentre outros; conhecer a biografia e as contribuições de cidadãos brasileiros atuantes na nossa história, os quais denominamos de "Heróis do Brasil"; valorizar o múltiplo, o plural, a mistura das diferenças na escola e fora dela; reconhecer o nossa identidade e lugar na sociedade; conhecer as lendas e histórias africanas; respeitar e valorizar a diversidade cultural africana na sala de aula e fora dela; oportunizar aos alunos vivências de respeito à diferença, tendo por meio reflexivo a construção simbólica mediada pelo processo de leitura e escrita; viabilizar por meio da arte africana confecção de artefatos culturais. Para isso, buscamos fundamentação na lei nº 10.693/03, que acrescenta o artigo 26-A, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), e torna obrigatório nas escolas o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira, no Kit a Cor da Cultura (MEC, 2006), e na psicogênese da língua escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999). A metodologia abrangeu inicialmente pesquisas e estudos teóricos sobre o tema, sendo posteriormente compartilhado entre o grupo PIBID, em forma de seminário. Na escola, a apresentação do projeto para os docentes e crianças ocorreu em forma de sensibilização, em que os bolsistas passaram nas salas convidando as turmas à participar da abertura do projeto, bem como das atividades a serem realizadas no decorrer do semestre letivo. Na ocasião, foi entregue como presente para a turma uma boneca chamada Abayomi, importante amuleto de origem africana que significa "encontro precioso". Na sequência, houve o evento de abertura do projeto, um momento importante, marcado por reunir toda a comunidade escolar, em cada turno, para tomarem ciência da temática e participarem da programação, que contou com muita empolgação nas brincadeiras e cirandas africanas, bem como a dramatização da história "Meninos de todas as cores", destacando a importância do respeito à diversidade cultural. Seguimos o projeto com atividades que valorizam questões sobre a identidade e a tradição negra na sociedade contemporânea, dentre elas, destacamos a realização de uma oficina de penteados afros. Também foram contempladas linguagens artísticas, tais como pinturas, desenhos, esculturas, peças teatrais, danças, brincadeiras, bem como estudos biográficos de personagens negras, a autobiografia e o conhecimento do continente africano, revelando suas características físicas, artísticas e culturais no que tange a musicalidade, culinária, religiosidade e seu legado histórico. Além disso, as crianças leram e conheceram alguns contos literários e lendas de origem africana: Cabelo de Lelê, As tranças de Bintou, Menina bonita do laço de fita, Minha família é colorida, Bruna e a galinha d'angola, O Casamento da princesa, dentre outras vivências. Para finalizar o projeto, realizamos uma culminância com a presença de toda a comunidade escolar iniciando com a apresentação em vídeo com fotos, relembrando todo o percurso do projeto; exposição dos trabalhos, apresentação musical e oficinas temáticas com danças africanas, pintura em máscaras, confecção de boneca Abayomi e a degustação de uma deliciosa feijoada. Os resultados revelaram uma participação efetiva da comunidade escolar durante todo o processo das atividades, apontando a relevância das ações do PIBID para a melhoria do ensino na escola pública, para a formação das crianças, dos professores e professoras participantes e para a formação do pedagogo, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Concluímos que o projeto obteve êxito em seus objetivos, contribuindo para desconstruir antigos preconceitos etnicorraciais e promover ações fundadas no respeito à diversidade cultural, além do empoderamento das crianças sobre sua cultura e identidade, agregando valor no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Letramento e alfabetização, Culturas afro-brasileiras, Diversidade cultural. Referências: ALMEIDA, Gercilga de. Bruna e a galinha d'Angola. Rio de Janeiro: EDC e Pallas Editora, 2009. BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. BRASIL. História e Cultura Afro-Brasileira. Lei Federal nº 10.639/2003. Disponível em: . Acesso em: 22/09/2018. _______. Ministério da Educação. A Cor da Cultura - Saberes e Fazeres - Modos de Ver. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. DIOUF, S. A. As tranças de Bintou. São Paulo: Cosac & Naif, 2004. FERREIRO, Emília; TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

RESGATANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO PIBID PEDAGOGIA/UFC Antônia Fernandes Ferreira [1]antoniaferr72@gmail.com/FTDR Gessica Nunes Noronha [2]/UFC Thábata Saunders Uchôa Craveiro [3]/UFC Orientadora: Maria José Albuquerque da Silva [4]/UFC Eixo Temático: Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho relata ações educativas, artísticas e culturais desenvolvidas por meio do projeto "A alvorada afro brasileira: a África vive em nós", consistindo em uma abordagem sobre o patrimônio e a memória construída pelos africanos e descendentes no Brasil. O projeto foi elaborado e executado pelo grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o grupo docente de uma das escolas participante do Programa. O PIBID destina-se à formação de professores, inserindo bolsistas de iniciação à docência no contexto de escolas públicas para que vivenciem o processo de ensino e aprendizagem das crianças, partilhem saberes com professores experientes em salas de aula, beneficiando-se assim de uma formação pautada na articulação entre teoria e prática, e na troca de conhecimentos de forma reflexiva. As ações foram realizadas durante o segundo semestre letivo de 2017, na Escola Municipal Alvorada, localizada em Fortaleza/Ce, atendendo todas as crianças da educação Infantil (III, IV e V) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), abrangendo um total de 450 (quatrocentas e cinquenta) alunos. O objetivo geral foi envolver as crianças na história do povo africano, identificando sua influência na construção da cultura brasileira, promovendo uma educação para a igualdade racial e o reconhecimento da diversidade cultural, a partir da articulação dos conteúdos a uma abordagem sobre valores humanos, inseridas no processo de letramento de forma lúdica e significativa. Mais especificamente, objetivamos reconhecer as heranças da cultura africana nos aspectos: culinário, artístico, religioso, geográfico, dentre outros; conhecer a biografia e as contribuições de cidadãos brasileiros atuantes na nossa história, os quais denominamos de "Heróis do Brasil"; valorizar o múltiplo, o plural, a mistura das diferenças na escola e fora dela; reconhecer o nossa identidade e lugar na sociedade; conhecer as lendas e histórias africanas; respeitar e valorizar a diversidade cultural africana na sala de aula e fora dela; oportunizar aos alunos vivências de respeito à diferença, tendo por meio reflexivo a construção simbólica mediada pelo processo de leitura e escrita; viabilizar por meio da arte africana confecção de artefatos culturais. 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