Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

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Assim, a criação e o uso de modelos didáticos aparecem como uma importante ferramenta, que se soma às demais existentes na prática docente, podendo ser utilizada para aproximar o conteúdo a ser ensinado e aprendido da realidade vivenciada pelos alunos. Segundo Delors (1999), uma nova concepção ampliada de educação devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo, revelando o tesouro escondido guardado em cada um de nós, considerando a realização do ser humano em sua totalidade para que "aprenda a ser", pois, cabe à educação a missão de fazer com que todos, sem exceção, façam frutificar os seus talentos e potencialidades criativas. Nos Cursos de licenciatura, o docente deve estar atento a preparar os alunos em formação inicial para os desafios de ensinar na Educação Básica, motivando-os a pensar formas criativas e dinâmicas de abordagem de diferentes conteúdos. Fabrício e Martins (2017) consideram a formação docente uma área abrangente e relatam que muitos são os trabalhos publicados na categoria "formação inicial", abordando, entre várias análises, a da prática reflexiva de formandos e as estratégias de ensino. No contexto da Biologia, a Citologia é uma importante Área e, discuti-la, exige, além de domínio do conteúdo, o uso de uma estratégia didática que se apresente de forma eficaz, de modo que quem está construindo o seu próprio conhecimento perceba que a célula é parte constitutiva de seu próprio organismo, assim como dos demais organismos existentes. Assim, este trabalho apresenta uma experiência pedagógica na disciplina Biologia Celular e Molecular desenvolvida com alunos do 1º período (2018) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O percurso metodológico consistiu, inicialmente, na apresentação e discussão, com os licenciandos, do tema "Introdução à Célula". A seguir, propôs-se a construção e a apresentação de Modelos didáticos de Células Procariótica e Eucariótica pelos professores em formação inicial, seguida de uma escuta atenciosa da docente da disciplina em relação às sugestões e expectativas dos licenciandos, acerca da temática a ser trabalhada. A proposta de trabalho consistiu no planejamento de aulas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, onde os licenciandos ministrariam suas aulas aos seus colegas de turma, que representariam o público-alvo. Em seguida, foram definidos e apresentados os critérios avaliativos da atividade proposta, a saber: conteúdo, segurança, criatividade e recursos utilizados, estratégias de estímulo à participação e de avaliação e, por fim, a pontualidade e o aproveitamento correto do tempo. Os professores em formação inicial dividiram-se em seis grupos e, assim, as discussões coletivas foram iniciadas. No decorrer do planejamento da atividade, os alunos foram assessorados pela docente da disciplina Biologia Celular e Molecular. O assessoramento foi um importante momento de discussão sobre os materiais a serem utilizados na construção dos modelos didáticos, além das estratégias de abordagem do tema pelos licenciandos em suas futuras aulas. Em seguida, no decorrer de duas semanas, as apresentações foram realizadas. Ao final de cada uma das apresentações, cada grupo autoavaliou-se e foi avaliado pelos demais grupos e pela docente da disciplina, seguindo os critérios de avaliação anteriormente definidos e supracitados. Nesse momento, foi possível desenvolver a capacidade de pensar sobre suas próprias práticas, condição necessária e inerente ao professor, além de desenvolver a capacidade crítica daquilo que lhe foi apresentado pelos demais. Por fim, após a análise minuciosa das apresentações, cada grupo reuniu-se com a docente para as orientações pertinentes à sua formação, considerando-se também para isso as percepções do próprio grupo apresentador e de seus colegas. Conclui-se, assim, que o presente trabalho promoveu uma reflexão do uso de ferramentas educacionais no estudo de temas biológicos, como a Citologia, e, para além disso, o enriquecimento da formação dos licenciandos em Ciências Biológicas, onde foi possível experimentar práticas inovadoras, através de um trabalho coletivo que procurou dar significado real ao que é ensinado e aprendido, este sendo um desafio diário na importante tarefa de educar. Palavras-chave: Citologia, Formação inicial, Modelo didático, Planejamento Referências DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999. FABRÍCIO, L.; MARTINS, A. A. Formação de professores em Ciências e Biologia: uma análise das produções recentes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, XIII, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: CIERS-ed, 2017. 5808-5826. MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa na escola. Curitiba, PR: CRV, 2017. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de construção e uso de modelos didáticos na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas na disciplina Biologia Celular e Molecular. Mediar o conhecimento não é tarefa fácil. Aproximar o conteúdo que se deseja ensinar e aprender exige sensibilidade de quem planeja e análise dos conhecimentos prévios dos alunos, buscando relacionar com propriedade seus conhecimentos anteriores aos novos conhecimentos abordados. Segundo Masini e Moreira (2017, p. 19), "aprendizagem significativa é aquisição de novos conhecimentos com significado, compreensão, criticidade e possibilidade de aplicação desses conhecimentos". Além disso, na importante tarefa de educar, a capacidade criativa daquele que planeja suas aulas também é um fator relevante. 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A seguir, propôs-se a construção e a apresentação de Modelos didáticos de Células Procariótica e Eucariótica pelos professores em formação inicial, seguida de uma escuta atenciosa da docente da disciplina em relação às sugestões e expectativas dos licenciandos, acerca da temática a ser trabalhada. A proposta de trabalho consistiu no planejamento de aulas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, onde os licenciandos ministrariam suas aulas aos seus colegas de turma, que representariam o público-alvo. Em seguida, foram definidos e apresentados os critérios avaliativos da atividade proposta, a saber: conteúdo, segurança, criatividade e recursos utilizados, estratégias de estímulo à participação e de avaliação e, por fim, a pontualidade e o aproveitamento correto do tempo. Os professores em formação inicial dividiram-se em seis grupos e, assim, as discussões coletivas foram iniciadas. 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