Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIENCIA DO PIBID UNEB (CAMPUS II- ALAGOINHAS)

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Ao mesmo tempo, entendemos que embora esta realidade seja comum em cursos de Licenciatura ligados as diversas universidades, estes são também reconhecidos como aqueles que conseguem dar aos futuros professores uma formação mais consistente (GATTI E BARRETO, 2009), principalmente, quando estes se beneficiam de projetos e/ou programas, que oportunizam aos mesmos uma formação mais próxima da educação básica, e dos conhecimentos necessários à atuação docente como é o caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (GATTI ET AL, 2014). Desse modo, entendemos, que a proposta do PIBID, parte da premissa de que a formação inicial de professores deve se consolidar o mais próxima possível da realidade da profissão, especialmente, do contexto escolar, aproximando os futuros professores da educação básica, das atividades docentes a serem realizadas em sua profissão (NOVOA, 2009). Assim, o texto em tela objetiva apresentar os resultados de um estudo de caso (YIN, 2010), realizado no período de 2014 a 2016, a partir da experiência do PIBID de Educação Física (UNEB-Campus II), em uma escola publica do ensino médio, e que investigou a mobilização de saberes docentes. Trata-se então, de um estudo de âmbito maior sobre a formação inicial de (10) dez futuros professores de EF, bolsistas de iniciação a docência (ID), tendo como instrumentos de recolha de informações a observação participante e a entrevista semiestruturada. Elegemos o estudo de caso, como abordagem metodológica, pois o mesmo possibilita ao pesquisador, investigar alguns fenômenos sociais pouco conhecidos (YIN, 2010). Contudo, foi necessário, para sua realização, uma maior imersão do(a) pesquisador(a) no contexto investigado, acompanhando os bolsistas de ID nas diversas atividades do subprojeto em questão, desde as reuniões, à inserção dos mesmos na escola parceira e no desenvolvimento das atividades destes na escola. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Tardif (2008), Tardif e Raymond (2000), Borges (1998; 2004), Gauthier et al (2013), Charlot (2013) e outros, corroborando com Tardif (2008) com a compreensão de que os saberes docentes são plurais, heterogêneos e temporais, ou seja, são adquiridos "[...] no contexto de uma história de vida e de uma carreira profissional" (TARDIF, 2008, p. 19), e entendendo também, que todo saber requer um processo de aprendizagem, que conforme o mesmo autor, anteriormente citado, necessita de tempo para ser elaborado (TARDIF, 2008; TARDIF E RAYMOND, 2000), sendo o espaço da escola e, mais especificamente, a experiência na sala de aula, o lócus privilegiado para a sua mobilização (BORGES, 2004). Assim sendo, a pesquisa revelou que à vivência dos futuros professores de EF no PIBID, possibilitou aos mesmos a aprendizagem e a mobilização de saberes docentes, entre eles aqueles importantes para a elaboração do planejamento das atividades docentes, sua materialização na sala de aula e sua reflexão crítica. Foram também identificados, no estudo em questão, a partir das práticas de iniciação a docência, dos futuros professores de EF, na escola parceira, a mobilização de diferentes saberes docentes entre eles: os saberes disciplinares, curriculares e também da ação pedagógica (GAUTHIET et al, 20013). Concluímos, apontando a importância dos programas de formação inicial de professores, entre eles o PIBID, pois o mesmo possibilitou aos futuros professores à vivência de iniciação a docência, o que favoreceu aos mesmos o reconhecimento do contexto escolar, estimulou o dialogo destes com os alunos da escola, e ainda oportunizou o aprendizado da docência na educação básica, a partir de uma formação partilhada, entre diferentes atores da universidade e da escola. Palavras-chave: Saberes docentes, Formação inicial, Educação física, PIBID. Referências BORGES, C. M.F. O professor da Educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004. _______, C. M. F. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas, SP: Papirus, 1998. CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2013. GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. ______, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação Sociedade, Campinas, v.31. n°113, p. 1355-1379, out-dez, 2010. ______, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n° 100. p. 33-47. dez/jan/fev. 2013-2014. _______, B. A.; BARRETO, E. S. DE S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. GAUTHIER, C. (Org.). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. NÓVOA, A. Para uma formação de professores dentro da profissão. Revista Educacion, Madrid, 2009b."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIENCIA DO PIBID UNEB (CAMPUS II- ALAGOINHAS) Diana Martins Tigre [1] Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: CAPES A formação inicial de professores no Brasil tem sido alvo de grandes debates, haja vista os estudos de Gatti (2010; 2013) e Lüdke e Boing (2012) que demonstram as fragilidades existentes nas práticas formativas dos diversos cursos de Licenciatura, que embora tenham se ampliado em número nos últimos anos, ainda deixam margens para serem questionados quanto a sua qualidade formativa (GATTI E BARRETO, 2009), sobretudo nas condições de formação pedagógica e de seus fundamentos (GATTI, 2013). 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Assim, o texto em tela objetiva apresentar os resultados de um estudo de caso (YIN, 2010), realizado no período de 2014 a 2016, a partir da experiência do PIBID de Educação Física (UNEB-Campus II), em uma escola publica do ensino médio, e que investigou a mobilização de saberes docentes. Trata-se então, de um estudo de âmbito maior sobre a formação inicial de (10) dez futuros professores de EF, bolsistas de iniciação a docência (ID), tendo como instrumentos de recolha de informações a observação participante e a entrevista semiestruturada. Elegemos o estudo de caso, como abordagem metodológica, pois o mesmo possibilita ao pesquisador, investigar alguns fenômenos sociais pouco conhecidos (YIN, 2010). 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Assim sendo, a pesquisa revelou que à vivência dos futuros professores de EF no PIBID, possibilitou aos mesmos a aprendizagem e a mobilização de saberes docentes, entre eles aqueles importantes para a elaboração do planejamento das atividades docentes, sua materialização na sala de aula e sua reflexão crítica. Foram também identificados, no estudo em questão, a partir das práticas de iniciação a docência, dos futuros professores de EF, na escola parceira, a mobilização de diferentes saberes docentes entre eles: os saberes disciplinares, curriculares e também da ação pedagógica (GAUTHIET et al, 20013). 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São Paulo: FCC/SEP, 2014. ______, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação Sociedade, Campinas, v.31. n°113, p. 1355-1379, out-dez, 2010. ______, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n° 100. p. 33-47. dez/jan/fev. 2013-2014. _______, B. A.; BARRETO, E. S. DE S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. GAUTHIER, C. (Org.). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. NÓVOA, A. Para uma formação de professores dentro da profissão. Revista Educacion, Madrid, 2009b.

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